Água potável chega a mais de 40 mil cidadãos de Menongue

     Sociedade           
  • Cuando Cubango     Quinta, 04 Abril De 2024    18h46  
Água potável chega a mais de 40 mil cidadãos residentes em Menongue
Água potável chega a mais de 40 mil cidadãos residentes em Menongue
Maurício Sequesseque

Menongue – Quarenta e um mil 991 cidadãos residentes em Menongue, sede capital do Cuando Cubango, passam a beneficiar, a partir de hoje, quinta-feira, de água potável, fruto da inauguração da rede de abastecimento e distribuição de água.

A infra-estrutura foi inaugurada pelo governador local, José Martins, no âmbito das celebrações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, assinalado nesta quinta-feira, dia 4.

A empreitada representa a concretização do projecto de reabilitação e extensão da rede, orçado em três mil milhões 384 milhões 250 mil 876 kwanzas e quatro cêntimos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Foram realizadas 720 novas ligações domiciliares, com os respectivos contadores.

Foram estendidos 32 mil metros de tubos, reabilitadas duas torres elevadas, aplicados sete pontos de hidrantes (bocas de incêndio), bem como executada uma conduta audutora para a futura expansão da rede.

De acordo com o engenheiro Benjamim Quissongo, representante da construtora, a empreitada conta igualmente com quatro pontos de consumo público (chafarizes), equipados com oito torneiras cada, sendo que a grande novidade do projecto é a incorporação das Zonas de Medição de Caudal, um mecanismo de controlo automático que informa o nível de caudal.

Por meio de um dispositivo, de acordo com o engenheiro, o gestor da empresa distribuidora de água conseguirá, a partir do telefone ou de um computador, controlar, verificar e monitorizar a pressão e o caudal da água.

Iniciada em Abril de 2022, a empreitada esteve a cargo da empresa PRELUND, S.A

Novos autocarros ao serviço da população

Em acto contínuo, o governador procedeu à entrega de 12 autocarros, que serão equitativamente geridos por quatro empresas, para facilitar a transportação de pessoas, quer nas mais diferentes artérias da cidade de Menongue, quer na ligação com os municípios do Cuchi e Cuito Cuanavale, únicos que possuem asfalto.

Na ocasião, o director provincial do gabinete dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Pio Teresa Francisco, disse que, com o presente incremento, o parque de transportes públicos no Cuando Cubango sobe para 32 autocarros.

Concretamente para o município de Menongue, serão reforçadas as rotas nos bairros Paz, Chivonde, Pandeira, Tomás, Popular e a comuna do Missombo.

Afirmou que, por conta das dificuldades de vias de acesso, os referidos autocarros não chegarão aos municípios do Cuangar, Calai, Dirico, Mavinga, Nancova e Rivungo, admitindo que com as estradas melhoradas e o acesso eficaz naquelas municipalidades, seriam necessários, pelo menos, 50 autocarros para cobrir a demanda.

Para o empresário Rufino António, responsável de uma das empresas beneficiárias, os autocarros chegam num bom momento, não só para o reforço do seu ramo de actuação, mas também para reforçar a capacidade de resposta de cidadãos na utilização de transportes para as mais variadas tarefas.

Por isso, manifestou a sua satisfação por ter sido contemplado, tendo aproveitado a ocasião para sugerir ao governo a reabilitação da estrada que liga Menongue/Caiundo/Cuangar, na fronteira com a Namíbia, que pode melhorar as trocas comerciais entre Angola e Namíbia e contribuir significativamente para o desenvolvimento da região e do país de forma geral.

Entende que com a estrada reabilitada haverá uma grande possibilidade de desenvolver os seus serviços de transporte para os municípios da orla fronteiriça e chegar até mesmo ao país vizinho.

Governador  destaca ganhos da paz 22 anos depois

Falando no acto provincial do Dia da Paz, o governador do Cuando Cubango, José Martins, destacou a existência de 180 unidades hospitalares em 22 anos de paz, registando-se assim melhorias significativas na assistência médica e medicamentosa, em relação a 2002, em que contava apenas com uma unidade.

Das unidades sanitárias em referência, mencionou nove hospitais municipais, 21 centros de saúde, três centros materno-infantis e 89 postos de saúde, para quem é uma quantidade que representa o crescimento do sector da saúde no Cuando Cubango, fruto dos ganhos de paz efectiva em Angola.

Destacou, no campo da educação, a existência de 80 escola do I ciclo espalhadas a nível dos municípios da província, contra uma do I ciclo, então denominada Hoji-Ya-Henda, assim como o controlo, antes de 2002, de duas escolas do ensino médio, designadamente Escola de Formação de Professores e Escola de Formação Geral, contra oito instituições actuais de nível médio.

O governador ressaltou igualmente a conquista de duas instituições de ensino superior, com alcance da paz, nomeadamente a Universidade Cuito Cuanavale, estatal, e o Instituto Superior Politécnico Privado de Menongue (ISPPM), que estão a permitir que muitos jovens locais façam a sua formação na capital do Cuando Cubango, Menongue, sem necessidade de deslocarem-se para outras províncias, como sucedia anteriormente.

Frisou ainda que o comboio dos caminhos de Ferro de Moçâmedes está a servir de grande suporte na circulação de pessoas e bens com as regiões da Huíla e Namibe.

José Martins exortou todos os cidadãos do Cuando Cubango a juntarem-se para condenar e desencorajar as práticas de inveja, vandalização de bens públicos, desrespeito aos órgãos de soberania legitimamente eleitos, com ofensas morais e incitação de actos de violência que visam estabilizar o país.

Resultados do PIIM

José Martins, no quadro da implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), destacou, a entrega, à população, de 20 dos 68 projectos em execução, num total de 76 atribuídos a essa, avaliados em 36 mil milhões de kwanzas.

Anunciou o arranque, no fim do mês passado de Março, da conclusão das obras de quatro edifícios, num total de 64 apartamentos que irão servir os quadros do governo e jovens daquela província, avaliados em mais de 600 milhões de kwanzas.

Dos projectos já entregues à população, o governador destacou o pavilhão de artes e ofícios do Cuito Cuanavale, centro de formação técnico profissional do Cuangar, posto de saúde da comuna do Tchinguanja, município do Cuchi, escolas de sete salas de aula em Menongue, postos policiais em Menongue e Cuchi e mangas de vacinação de gado em Mavinga.

Apontou igualmente o centro materno infantil na comuna do Caiundo, em Menongue, escolas de sete salas de aula na comuna do Jamba Cueio, município de Menongue, uma morgue no Cuito Cuanavale, balneários e lavandarias, rede de distribuição de energia eléctrica nos bairros periféricos de Menongue, entre outros projectos.

Passos do Kwenda

Depois dos municípios do Cuito Cuanavale, Rivungo,  Calai, Cuchi e Cuangar, José Martins anunciou, para breve, o arranque do cadastramento, por técnicos do Fundo de Apoio Social, de agregados familiares dos municípios de Menongue, Mavinga e Nankova, visando elevar o programa numa cobertura provincial.

Processo de desminagem

José Martins recordou, na ocasião, que fruto do processo de desminagem em curso no Cuando Cubango, estão a ser clarificados os troços Cuito Cuanavale/Mavinga/Rivungo, para o arranque da sua reabilitação.

O governador recordou sobre a desminagem por conta de hoje se celebrar, igualmente, o Dia Internacional de Consciencialização Sobre os Perigos de Minas terrestres, tendo sido, para o efeito, promovido uma exposição com diversos engenhos explosivos, da qual visitou.

José Martins reconheceu que, fruto do referido processo, muitas zonas agrícolas estão a ser hoje aproveitadas para a produção de campo e a permitir a circulação de pessoas e bens a nível do Cuando Cubango.

Já o representante da Agência Nacional de Acção Contra Minas (ANAM) no Cuando Cubango, Marcial Kativa, informou, em declarações à ANGOP, que de 2002 até 2023 foram registados, nessa província, 112 acidentes com minas, destes 75 resultaram em mortes e 96 feridos. MSM/ALK/FF/PLB

 

 

 

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+