Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) lançou hoje, quarta-feira, o portal multimédia, exclusivamente, para a venda de produtos noticiosos especiais.
O novo serviço de sistema fechado visa assegurar a arrecadação de receitas, mediante a venda de conteúdos exclusivos. Numa primeira fase, para aceder ao portal, o internauta deverá abrir a página ‘media.angop.ao’.
Nas próximas horas, o acesso deverá ser feito por via de um link a ser disponibilizado no portal normal.
Com a iniciativa, a ANGOP compromete-se a vender textos, áudios, vídeos, infografias, fotografias, newslater e outros conteúdos jornalísticos.
A par dos conteúdos fechados, direccionados para a venda, a empresa pretende continuar a difundir, a título livre, conteúdos de carácter institucional ou público.
De acordo com o administrador-executivo para a Área Técnica da ANGOP, Amadeu Simão, este novo portal vai permitir a redução de custos que a empresa exerce na conta do Estado, bem como fornecer às agências e aos internautas a possibilidade de aquisição de conteúdos exclusivos.
Informou, igualmente, que as notícias não terão o mesmo custo de venda e que será lançada uma tabela de preços abrangentes.
“Este portal tem uma grande vantagem, porque é mais completo, mais virado para conteúdos exclusivos. É trabalhado tudo quanto está por detrás dos bastidores, possibilitando a introdução de conteúdos ligados a investidores e turismo”, reforçou.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). No início, os seus trabalhos eram distribuídos sob forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano (data adoptada para as celebrações do aniversário da empresa), lançou o seu primeiro despacho telegráfico.
No dia 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação - Agência Angola Press -, na sequência do lançamento do seu primeiro despacho, com o acrónimo ANGOP.
A 2 de Fevereiro de 1978, foi transformada em órgão estatal, através de um decreto presidencial. Do ponto de vista informativo, a ANGOP optou, em 1991, pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas.