Bié projecta-se para o progresso

     Sociedade           
  • Bié     Sábado, 24 Julho De 2021    11h48  
Bié: Produtos expostos na feira alusiva aos 49 anos do município do Chinguar
Bié: Produtos expostos na feira alusiva aos 49 anos do município do Chinguar
Jilmar Chitondua

Cuito – Dois anos após o lançamento do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), os ganhos na província do Bié já são visíveis, com a construção de várias infra-estruturas, com maior incidência nos sectores da educação, saúde, obras públicas, saneamento básico, energia e águas e outras.

 Por Pascoal Bernardo

As transformações socioeconómicas são profundas:

Os impactos produzidos até agora pelo PIIM cingem-se na melhoria da circulação entre as sedes municipais e as comunas, como por exemplo nos troços Nharea-Caieje/Dando/Gamba, Chinguar-Cangote/Cutato, Cuito/Trumba/Cambândua, Cunhinga/Belo Horizonte entre outras localidades, com a execução de mais de 700 quilómetros de terraplanagem e pontes.

Foram concluídas várias escolas, para acomodar crianças que estão fora do sistema de ensino.

A nível da saúde, há a construção, reabilitação, ampliação e apetrechamento de 11 unidades sanitárias, que possibilitarão um incremento de mais de 500 camas, cujas obras estão para terminar ainda este ano.

Destaque ainda para a melhoria das condições de saneamento básico nas sedes municipais, com a aquisição de kits para o efeito, além de se terem criados dois mil e 973 empregos.

Só nos últimos seis meses foram inauguradas 28 infra-estruturas, com previsão de outras 50 no período subsequente.

Na capital provincial (Cuito), por exemplo, foram construídas e inauguradas três escolas de 12 salas de aula, duas de sete, mercado de duas mil bancadas, casa da agricultura, bem como já foram entregues um centro de saúde, a escola nº 39 e o centro de produção da TPA, essas últimas que sofreram obras de reabilitação.

A perspectiva é inaugurar-se, ainda este ano, 14 novas estruturas, entre escolas, pontes, unidades sanitárias, quadra polidesportiva, estradas, jardim, academia de música e um sistema de água.

No Andulo, concluiu-se a administração comunal de Calussinga e a escola de sete salas de aula, na aldeia de Bunja. Prevê-se para o próximo semestre, a conclusão de sete projectos, entre escolas, centro materno, bem como lancis e passeios.

Em Camacupa entregou-se uma escola de 12 salas de aula. Para breve estão por terminar as obras do comando municipal e a terraplanagem do troço Kwanza-sede municipal.

No município de Catabola inaugurou-se uma escola de 12 salas de aula, no bairro Londela.

Prevê-se concluir mais três escolas de 12 salas e uma de sete, um centro materno infantil, a escola de práticas agrárias, asfaltagem de 10 km de estrada da sede municipal e a construção de um centro de saúde na comuna da Chiúca, bem como a terraplanagem das vias que ligam as comunas da Chiúca, Sande e Caiuera.

A nível do Chitembo, há perspectiva de inauguração de duas escolas, uma de 16 e outra de sete salas de aula.

No Cuemba construiu-se uma ponte sobre o rio Liapela, assim como há a intenção de se entregar um clube comunitário, uma escola de sete salas, outras duas de 12 salas cada, bem como a asfaltagem de 4 km de estrada da sede municipal.

No município do Chinguar a perspectiva é de se inaugurar uma escola de dez salas de aula, na comuna do Cutato, o jardim 10 de Maio, passeios e a terraplanagem do troço Capeio-Cangoti.

No Cunhinga, apesar de não haver ainda obra concluída, estão para breve as entregas de duas escolas, com sete 12 salas cada, um centro materno infantil e o hospital do Vouga.

Já no município de Nharea está concluída a obra da escola de seis salas, na comuna da Gamba, assim como jardins e espaços verdes.

A previsão aponta para a entrada em funcionamento do hospital municipal, escola de 12 salas, bem como a conclusão da terraplanagem do troço sede-Gamba e sede-Dando.

A nível desta região do centro sul do país, foram inscritos 193 projectos e acções, sendo 180 de âmbito provincial e municipal e 13 ministeriais.

Actualmente estão em execução 143 projectos e acções, sendo 133 de âmbito provincial e 10 de nível central.

De realçar que 36 empreitadas já estão concluídas. Do total já foram desembolsados quinze mil milhões, 148 milhões, 340 mil, 706 kwanzas e 26 cêntimos.

O município do Andulo é o que mais tem tarefas concluídas, num total de nove, seguido do Cuito, com sete, Nharea, com seis, Cuemba (04), Catabola (03), Chinguar (02), Camacupa (01), Cunhinga (01), Chitembo (01).

População manifesta satisfação

De 20 anos de idade, Frederico Nguvengue é munícipe do Cuemba. Diz estar satisfeito com as obras de asfaltagem da sede municipal, já que vai propiciar o desenvolvimento da cidade.

“Os nossos pais sonharam com isso. Mas, infelizmente, muitos morreram sem ver o sonho concretizado”, referiu o jovem, acrescentando que tudo fará para contribuir no progresso do município.

Já o menino Caliqui Watunga, de oito anos, mostrou-se feliz por a sua localidade (Londela), no município de Catabola, ganhar, pela primeira vez, uma escola de raiz, o que vai permitir que muitos alunos deixam de estudar em sítios improvisados.

“Eu estudava numa escola de chapas, agora estamos melhor, com boas condições, por isso, agradeço o governo por construir essa escola no nosso bairro”, referiu.

Já a jovem Mami Nangoi, estudante no Cuito, diz ser uma mais-valia as obras de terraplanagem nas vias secundárias e terciárias da cidade, porque vai permitir uma melhor livre circulação de pessoas e bens.

Sublinhou que a implementação do PIIM demonstra a vontade do governo em ver melhorada a condição das populações.

“Os benefícios serão muitos. Os camponeses poderão escoar os seus produtos do campo para a sede”, realçou.

Graciano Camue, também munícipe do Cuito, é um dos jovens que conseguiu emprego nas obras de construção do hospital local.

Contou ser o seu primeiro trabalho, e com o salário que recebe já consegue ajudar a mulher a criar os filhos.





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+