Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

     Sociedade           
  • Bié     Domingo, 14 Abril De 2024    10h29  
Vista parcial da vila de Camacupa
Vista parcial da vila de Camacupa
Leonardo Castro-ANGOP

Camacupa - Sob o lema na Vanguarda do desenvolvimento socioeconómico, o município de Camacupa, na província do Bié, celebra hoje, 14 de Abril, 55 anos de existência, desde que foi elevado à categoria de cidade, em 1969.

Esta região, onde se situa o centro geodésico de Angola, vai crescendo a cada dia que passa, apesar das dificuldades de vária ordem, sobretudo devido ao mau estado da estrada que liga a capital da província (Cuito) a esta localidade.

Este empecilho tem contribuído no atraso do desenvolvimento do município, por não atrair investidores, sobretudo do sector privado.

Contudo, a população local festeja a data com esperança em dias melhores, sobretudo depois da autorização, pelo Presidente da República, João Lourenço, da retomada, para breve, das obras de reabilitação da estrada Cuito/Catabola/Camacupa/Cuemba.

Só do Cuito até Camacupa, numa extensão de 71,80 quilómetros, foi autorizado, para esta empreitada, um valor de 91 milhões 678 mil 578 dólares e 16 cêntimos.

Para a fiscalização das obras, foi autorizada a despesa de mil 902 milhões 330 mil 496 kwanzas e 74 cêntimos.

A conclusão das obras de reabilitação da Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1 e a implementação de vários programas, com realce para o PIIM, vão, igualmente, dando outra caracterização a esta região, que possui 206 mil habitantes.

A Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1 já funciona em regime experimental,  beneficiando, numa primeira fase, mil e 500 consumidores, dos sete mil previstos.

Quanto ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, PRODESI e outros estão a fazer com que  população deixa de andar longas distâncias para se beneficiar de um serviço social, como escola, saúde e outros indispensáveis para o bem-estar de uma família.

Tem enormes recursos minerais e naturais. Possui diamantes, já com bastante exploração de forma ilegal, assim como rubi grosso, ouro, quartzo, tramarina preta e branca entre outros minerais por se explorar.

PIIM quase concluído

Dos oito projectos e duas acções inscritas no PIIM, falta apenas por entregar aos beneficiários 100 quilómetros de estrada terraplanada, que liga as comunas do Umpulo e do Ringoma.

De resto está todo concluído e inaugurado, que estão a impactar positivamente na vida dos munícipes, desde a melhoria do ensino, da saúde e das vias de comunicação, com destaque para a asfaltagem dos primeiros cinco quilómetros que cobriu de forma parcial a malha rodoviária da vila.

Educação satisfaz

 O município de Camacupa é dos poucos no Bié que detém quatro escolas do segundo ciclo, sendo por isso um indicador de desenvolvimento bastante grande.

Por exemplo, o Instituto Médio Politécnico é o principal fornecedor de quadros que estão a assegurar o funcionamento da Barragem Hidroeléctrica do Cunje 1.

Camacupa tem dado passos significativos comparado com os últimos cinco anos, onde aproximadamente se registava uma taxa de inscrição de 33 mil alunos matriculados, mas hoje há uma estatística de inserção que ronda os 57 mil alunos a estudarem.

No total existem 96 escolas, que são asseguradas por 1.437 professores que ministram aula da iniciação à 13ª classe, nas comunas Sede, Ringoma, Umpulo, Cuanza e São António da Muinha.

Ainda assim, o sector controla cerca de 14 mil crianças que ainda não estudam.

Merenda escolar trava fuga de alunos

A distribuição da merenda escolar, no quadro do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PDLCP), tem motivado sobremaneira as crianças a permanecer nas salas de aula e absorver de maneira satisfatória os conteúdos.

Até ao momento, a administração municipal assiste duas mil 593 crianças de quatro escolas, nas aldeias, e o grupo Carrinho 11 mil 894 crianças de 21 escolas, a nível do município.   

São perto de 25 escolas primárias a nível do município ligadas ao programa de distribuição de merenda escolar, que abrangeu no total 25 mil petizes.

Saúde trabalha na preventiva

O sector neste município tem dado destaque na saúde preventiva, para controlar as doenças, com a realização de várias acções, que passam pela sensibilização das pessoas aos aspectos higiénicos nas comunidades, ao reforço do saneamento básico, tratamento de água e fumigação.

A municipalidade conta com uma rede sanitária de 14 unidades, sendo um hospital, cinco centros comunais, um centro materno infantil e oito postos de saúde, que oferecem um total de 268 camas para internamento.

Segundo a administrado municipal, Deolinda Gonçalves, estes dados ainda não satisfazem a demanda, já que o município é o terceiro mais populoso da província, com 206 mil habitantes, distribuídos por 806 aldeias.

Há um total de 188 técnicos de saúde, destes sete são médicos.

Por fazer fronteira com as províncias do Moxico, Malange e Cuando Cubango, o número de Doenças Transmissíveis Sexualmente, com realce para a tuberculose e o HIV/sida, também cresce nesta região, apesar de não serem alarmantes.

Regista-se igualmente alguns casos de doenças negligenciadas, como a lepra, onde as autoridades sanitárias notificaram já mais de 10 casos e outros seis de oncocercose. 

Agricultura continua celeiro da província

Neste município existem duas grandes fazendas, nomeadamente a Arrozal, que produz grandes quantidades de arroz, e a Agro-industrial das FAA, que produz milho em grande escala e outros produtos.

Além disso, a agricultura familiar é responsável por 90 por cento da comida que chega às mesas das comunidades.

Abundante em terras aráveis e rios, com realce para o Cuanza e Cuquema, que favorecem a prática da agricultura e estimulam os camponeses associados a apostarem no sector, este município produz toneladas de produtos do campo, que são transportados para as províncias de Luanda e Moxico, através dos caminhos-de-ferro de Benguela.

Detentor do título da última edição da Feira Provincial da Batata e do Milho, realizada, em 2023, na cidade do Cuito, o município de Camacupa, para a presente campanha agrícola, preparou 200 hectares, com a previsão de colheita de duas toneladas por hectare, perfazendo, assim, 400 toneladas de diferentes produtos só nesta primeira época.

Nesta localidade existem cerca de 254 escolas de campo, sete cooperativas devidamente legalizadas e produtores individuais, cuja produção é digna de realce, atingindo mesmo os níveis de produção até 60 hectares, que estão com uma previsão de colher mais de 50 toneladas só de milho.

Cultiva-se ainda, em grande escala, o arroz, o feijão, a soja e o amendoim.

Esta região começou também com o relançamento do cultivo do trigo, com a preparação, este ano, de sete hectares.

O município de Camacupa situa-se a 82 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, capital da província do Bié. Tem nove mil e 469 quilómetros quadrados. É constituído pelas comunas Sede, Ringoma, Muinha, Umpulo e Cuanza.

Até 1975, designou-se General Machado.  É limitado a norte pelos municípios de Nharea e Luquembo; a leste pelos municípios do Cuemba, do Moxico e dos Luchazes; a sul pelo município de Chitembo e a oeste pelos municípios de Catabola e Cuito.PLB





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+