CEFOJOR forma mais de um milhão de utentes em nove meses

     Sociedade           
  • Luanda     Domingo, 18 Setembro De 2022    15h18  

Luanda - Mais de um milhão de utentes foram formados no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) de Janeiro a Setembro deste ano, em Luanda.

A informação consta numa nota alusiva aos 20 anos de existência da instituição, assinalado sábado (17 de Setembro).

O Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) existe desde Setembro de 2002, tendo surgido como aposta do Governo angolano na formação de quadros na área de jornalismo.

No domínio da formação, foi adoptada uma estratégia de diversificação para conferir ao centro um novo estatuto, tendo alargado a carteira de formações, de 15 para mais de 57 cursos.  

A formação de jornalismo, que, de resto, é o cartão de visita do centro, foi reestruturada para atender às actuais exigências do mercado.

Desde Outubro de 2020, a direcção da instituição iniciou um trabalho de redimensionamento rumo à excelência. 

Assim, deu-se início a um programa de intervenção emergencial que teve como prioridade recuperar e apetrechar as infra-estruturas, com vista a proporcionar conforto aos utentes e um ambiente de trabalho condigno aos funcionários.

Até a presente data, 14 salas de aulas foram reabilitadas e apetrechadas com os mais modernos equipamentos para formações, das quais se destacam duas salas executivas e três salas de multimédia totalmente equipadas, e ainda três oficinas de Rádio, Televisão e Imprensa Escrita que têm estado a permitir materializar a máxima segundo a qual somos um centro de formação determinado em dotar os formandos de conhecimento através da prática diária.

Conhecido como a sala oficial dos jornalistas para seminários, palestras e workshops, o auditório beneficiou de uma reparação que consistiu em dar à infra-estrutura uma nova imagem, desde o tratamento de paredes, material acústico, chão, cobertura e portas, para proporcionar mais conforto aos utentes.

Como forma de valorização de espaços verdes, a Direcção desenvolveu um trabalho conjunto com a Comissão Administrativa da Cidade de Luanda que culminou com a poda de árvores velhas que deram lugar a jardins que conferem ao centro uma imagem sustentável do ponto de vista ambiental.

A Direcção, convicta de que não se pode cobrar resultados sem o essencial de condições de trabalho, reabilitou e apetrechou todos os Gabinetes, num total de 13, e ainda cinco salas de produção e criação de conteúdos em vídeo e design gráfico, bem como as casas de banho para o público e as de higiene para o colectivo de trabalhadores que também ganharam áreas de muda e uma copa totalmente equipada. 

Tendo sido recuperado e apetrechado o único estúdio de televisão que a instituição possuía, actualmente, estão em fase de finalização as obras de reabilitação e apetrechamento da Rádio Escola 88.5 FM e do segundo estúdio de televisão e fotografia, bem como a construção de raíz de mais dois estúdios de televisão que visam dinamizar as acções de treinamento por um lado e, por outro, facilitar o início de produção de conteúdos televisivos, com destaque para a área de cinema, em parceria com grupos teatrais e outros actores do mercado nacional.

Neste contexto, junto de implementação de áreas, dentro de um mês, serão ainda colocados à disposição dos trabalhadores áreas de trabalho que vão permitir a contínua humanização dos quadros e concomitantemente a melhoria da oferta de serviço para o público.

Outro desafio da instituição prende-se com o acompanhamento da fase final da obra do CEFOJOR-Huambo cujos trabalhos decorrem a bom ritmo e toda atenção está direccionada no apetrechamento das distintas áreas, um investimento que certamente elevará o nome de Angola na África Austral em matéria de formação e proficiência nos domínios do Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Marketing, Multimédia e Cinema. 

Na nota, a direcção refere a motivação em continuar a trabalhar incansavelmente para contribuir com o processo formativo reflexivo e crítico na capacitação técnica de bons profissionais, tendo adoptado a dedicação como um requisito mínimo para a oferta de um serviço de qualidade.

"Os nossos agradecimentos vão para a Direcção do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que não tem medido esforços no que toca aos apoios para que o CEFOJOR esteja cada vez mais bem preparado  para satisfazer as necessidades dos utentes e do público em geral, agradecemos de igual modo a todos os parceiros que directa ou indirectamente têm estado connosco nesta caminhada que continuaremos a levar a cabo”, refere a nota.

Finaliza parabenizado os formadores e formandos, e cada um dos membros da Direcção, ao colectivo de trabalhadores, sem esquecer os ex-directores da instituição, antigos trabalhadores e demais pessoas que fazem parte da história do CEFOJOR.

 

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+