Cidadãos buscam saúde e auto-estima através de exercícios físicos

     Sociedade           
  • Cuando Cubango     Quarta, 03 Abril De 2024    15h30  
Vista parcial da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango
Vista parcial da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango
Armando Morais -ANGOP

Menongue - A prática de exercícios físicos regista, nos últimos anos, grande adesão de jovens e adultos de ambos os sexos, na cidade Menongue, Capital do Cuando Cubango, visando garantir, sobretudo, a saúde física e mental.

Numa ronda efectuada pela ANGOP constatou-se, em vários pontos da cidade de Menongue munícipes a praticarem exercícios, alguns por gostarem de exercitar e outros para a manutenção da performance física e mental.

A par dos ginásios, essa prática ocorre também noutros locais públicos, como no Largo Dr. Agostinho Neto, Largo da Estação de Caminho de Ferro de Moçâmedes, rotundas do Mwene Vunongue e do aeroporto Comandante Kwenha, onde diariamente se regista fluxos de pessoas interessadas pela queima de calorias, com particular realce às madrugadas e no período nocturno.

Ao falar a respeito, Longue António Bongue, de 54 anos de idade, disse que a prática de exercícios físicos faz parte do seu quotidiano e tem gerado vários benefícios e motivação para com actividade na rotina diária.

Recorda que desde os seus 31 anos pratica exercícios físicos e de forma regular, por constituir, para si, um poderoso impulsionador de confiança e proporciona-lhe um senso de conquista pessoal.

Reconhece que actualmente as pessoas estão cada dia mais conscientes da necessidade de se buscar uma vida mais saudável e livre de factores que possam causar danos à vida.

"Os exercícios me ajudam a tirar o stress, porque volto para casa mais relaxado, o que pode garantir uma velhice mais saudável”, disse.

Outra jovem  Sónia Miclina, de 35 anos, que frequenta o ginásio há dez anos, dando como principal razão o aumento de peso pós parto, mas que, apesar de ter ganho bom aspecto, já não deseja parar com os exercícios.

Reconhece que nos dias actuais saber viver bem em sociedade é uma necessidade, tanto pessoal quanto profissional, pois fazer exercícios físicos rotineiramente contribui significativamente para melhorar as habilidades de socialização.

Para ela, participar de actividades em grupo, como aulas de dança, ciclismo colectivo ou ginásio, proporciona a oportunidade de interagir com outras pessoas que compartilham interesses semelhantes ou até mesmo diferentes.  

Indica que, com o fisiculturismo, consente o aumento da massa muscular e aconselha aos demais jovens a praticar exercícios físicos, porquanto o sedentarismo é prejudicial à saúde humana, numa fase em que se consome muita alimentação processada e com vários produtos químicos.  

Já a Henriqueta Marques, com seus 30 anos de idade, partilha que num passado recente pesava 59 quilos, mas que actualmente e com a ajuda de um nutricionista, a partir da internet e de um personal trainer, aumentou para 72 quilos.

Para além de fazer exercícios para o aumento da massa muscular, prosseguiu a jovem, também adoptou pela alimentação reforçada, principalmente com carboidratos e em intervalos muito curtos.  

“Com exercícios e muito descanso, pretendo chegar aos 75 quilos. Já comecei a notar esta realidade, porque pessoas que enaltecem o aspecto saudável que apresenta o meu corpo, o que está aumentar o auto-estima”, disse.  

Preocupação com bem-estar físico e mental dos clientes

Pedro Cassoma, ‘personal trainer’ e responsável de um dos ginásios da cidade de Menongue, explicou à ANGOP que, diante do surgimento de vários problemas de saúde, nos últimos tempos abriu o espaço para ajudar as pessoas que precisam de apoio.

Admite que a prática constante de actividade física é uma maneira eficaz de combater problemas estéticos e melhorar a aparência física, para quem realiza treinos o corpo queima calorias e reduz o acúmulo de gordura, garantindo composição corporal mais equilibrada e um peso saudável.  

Além disso, destaca, os exercícios promovem o fortalecimento muscular, através da tonificação e definição do corpo, resultando em uma aparência mais firme e esteticamente agradável.

"A maior parte das pessoas que vem parar no meu ginásio é por orientação médica. Há muitas pessoas com problemas de obesidade, níveis de tensão alta e outros com casos de AVC”, revelou, acrescentando que as pessoas orientadas por um médico têm um acompanhamento especial.

Desaconselha, por isso, o uso de anabolizantes e suplementos para aumentar a massa física do corpo, por ser uma prática muito nociva à saúde, uma vez que existem grupos sanguíneos não compatíveis.

Fez saber que actualmente conta, no seu ginásio, com mais de cem pessoas, na sua maioria mulheres.

Visão da Nutricionista

A nutricionista Marla Bernardo explicou que a prática de exercícios físicos, tanto para perder peso tanto para ganhar peso ou simplesmente sentir-se bem, é fundamental, mas que é importante ter em atenção o que se consome diariamente.

De acordo com a profissional, quem quer perder peso, para além de fazer exercícios, deve consumir alimentos mais leves e mais nutritivos, como sopas de legumes, de abóbora, batidos e sumos detox (sumos naturais para emagrecer).

Aconselha que as carnes e o peixe devem ser consumidos grelhados ou cozidos e não fritos e, algumas vezes, se pode fazer jejuns intermitentes, isto é, sem comer alimentos sólidos, mas apenas água.  

Já para quem quer ganhar peso, Marla Bernardo disse que o processo é inverso, porquanto a pessoa precisa utilizar alimentos que contêm carboidratos, vitaminas, fibras, proteínas, gordura vegetal, magnésio e cálcio, com quatro refeições/dia, dependendo da necessidade do corpo e da energia absorvida durante os treinos.  

Poder cerebral

 Por seu turno, o  director clínico do Hospital-Geral do Cuando Cubango, Edson Sambambi, afirma que as actividades físicas têm um impacto positivo no desenvolvimento cerebral dos praticantes.

Durante o exercício, detalha o médico, há um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que promove uma maior oxigenação e nutrição das células aéreas, estimulando, desta feita, a liberação de substâncias químicas, como factores que auxiliam no desenvolvimento e na protecção das células nervosas.

Além disso, aponta que a prática regular de exercícios físicos está associada às melhorias na função cognitiva, como aprimoramento da memória, concentração e habilidades de resolução de problemas.

Edson Sambambi informa que o exercício físico estimula, também, a produção de neurotransmissores, como a dopamina,  que actua directamente no sistema nervoso central, que influencia no humor, nas melhorias da mente e na motivação.  

De acordo com o médico, tais efeitos, inspirados no cérebro, são especialmente relevantes em crianças e adolescentes, pois a prática de actividades físicas nessa fase da vida está ligada a um melhor desempenho neural e ao desenvolvimento de habilidades sociais.

Lembrou igualmente que as actividades físicas desempenham um papel fundamental nas habilidades mentais, promovendo um funcionamento cognitivo mais eficiente e esperançoso ao potencializar as performances em diversas áreas da vida.

Apelou, na ocasião, a população no sentido de optar por tais práticas de maneira a manter a saúde em dia. LMZ/ALK/FF/PLB

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+