Luena – Cidadãos de vários extratos na província do Moxico queixam-se da morosidade no processo de emissão dos Bilhetes de Identidade (BI) tratados há quatro meses, provocando inúmeros constrangimentos soube, esta sexta-feira, à ANGOP, no Luena.
Em declarações à ANGOP, a cidadã Rita da Conceição disse que tratou o documento, pela primeira vez, em Julho último, com a informação de que faria o levantamento no mês seguinte (Agosto), facto que ainda não ocorreu, por razões que ela desconhece.
“Todas as semanas passo por aqui mas não me dizem nada. Quero viajar para realizar consultas e não consigo por falta do BI”, lamentou.
Por sua vez, o cidadão António Rodrigues, de 35 anos, disse que aguarda a recepção do documento desde Agosto, altura que efectuou a renovação.
Disse que esta situação tem provocado vários constrangimentos na sua rotina, principalmente, na prestação de alimentos da sua família, estando impossibilitado de movimentar a conta bancária, pela falta desta documentação.
As dificuldades também são vividas pelo cidadão Armando Joaquim, 22 anos, que disse à ANGOP que a situação está impedi-lo de tratar seu certificado do ensino médio para se candidatar à vaga de emprego.
Entretanto, a chefe de repartição do posto de identificação civil e criminal localizado no Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), Arlete Mucana, confirmou a demora no processo de entrega dos bilhetes aos cidadãos.
Segundo a responsável, essa dificuldade está a ser proporcionada a partir dos serviços centrais, sedeados na capital do país (Luanda), que não estão a fazer envio dos documentos no tempo regulamentado.
Disse que em situações normais, após tratarem a documentação, os utentes levantam os bilhetes num prazo de 15 dias, facto que não está a ser observado, provocando dificuldades aos utentes.
A mesma dificuldade foi registada na Repartição de Identificação do Luena, onde a ANGOP soube de uma fonte, que está há quatro meses sem receber os bilhetes de identidade.