Cuemba celebra 60 anos focado nas oportunidades de negócios

     Sociedade           
  • Bié     Quinta, 18 Janeiro De 2024    02h50  
Município do Cuemba, província do Bié com novo sistema de electrificação
Município do Cuemba, província do Bié com novo sistema de electrificação
Cedida

Cuemba – Com lema “Oportunidades de Negócios”, o município do Cuemba, província do Bié, celebra hoje, 18 de Janeiro, 60 anos de existência, com uma imagem completamente melhorada, fruto da construção de várias infra-estruturas, para o bem das populações.

Situada a 164 quilómetros a Leste da cidade do Cuito, capital provincial, esta região tem crescido a cada dia, fruto dos investimentos feito pelo Executivo, sobretudo nos domínios da educação, saúde, pontes, reabilitação de estradas secundárias, agricultura, entre outras.

Fundado a 18 de Janeiro de 1964, o Cuemba é um dos nove municípios da província do Bié, constituído pelas comunas do Luando, Sachinemuna e Munhango, agrupados em quatro tribos, nomeadamente Luimbi, Nganguela, Kiocos e Songos, na sua maioria camponeses.

Esta municipalidade começou a dar os primeiros sinais de desenvolvimento nos últimos cinco anos, altura em que o Presidente da República, João Lourenço, visitou, pela primeira vez, esta região, no dia 19 de Outubro de 2019.

Na altura, o Chefe de Estado inaugurou o hospital municipal, com capacidade de cem camas, unidade que atende igualmente pacientes das províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda Norte e Lunda Sul e Malange, nos serviços de cirurgia, pediatria, maternidade, raio X, oftalmologia entre outras.

Após a inauguração da referida infra-estrutura, o Cuemba entrou “na rota” do desenvolvimento, através do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com uma carteira de 14 projectos e acções, executada neste momento em quase cem por cento, que estão a beneficiar as populações quer da sede quer das comunas do Luando, Munhango e Sachinemuna.

Destes projectos concluídos, destaca-se a asfaltagem dos primeiros seis quilómetros de estrada da sede municipal, dos 10 previstos, empreitada entregue, de forma oficial, em 2022. Neste momento, está em curso os outros quatro quilómetros, estando em fase conclusiva.

Com uma superfície de 13.250 quilómetros quadrados, os mais de 70 mil habitantes desta municipalidade ganharam ainda, em Fevereiro do ano passado (2023), a maior ponte de betão erguida no âmbito PIIM no país, que vai dinamizar as trocas comerciais entre o Bié e o Moxico, especialmente.

Com 48 metros de comprimento e cinco de largura, a ponte foi construída sobre o rio Cuemba, substituindo a antiga, destruída durante o conflito armado, e tem capacidade de suportar até 60 toneladas.

Energia e Água registam melhorias

Actualmente, a sede do município conta com um sistema de água potável, que assiste mais mil e 800 famílias, enquanto nas comunas as autoridades instalaram pequenos sistemas e pontos de água, abrangendo algumas aldeias e embalas.

Este ano, mais de oito mil habitantes da comuna de Sachinemuna e do Centro Administrativo do Chindumba voltaram a consumir água potável, após recuperação de dois sistemas.

Os equipamentos estavam paralisados desde 2014 e foram agora reabilitados e ampliados no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Quanto à energia, o Cuemba conta com uma central térmica, com 1,6 megawatts, que beneficia, numa primeira fase, perto de mil residências e 600 postos de iluminação pública.

Kwenda já assiste famílias no Cuemba

O Programa de Fortalecimento de Protecção Social “Kwenda” já assiste doze mil 948 agregados familiares do município do Cuemba, com as Transferências Sociais Monetárias, desde o final do último trimestre do ano passado, que está a contribuir na melhoria de condições de vida das comunidades.

Cada família está a receber 66 mil kwanzas, correspondente a seis meses.

Educação cresce consideravelmente

O sector da Educação é também um dos que mais cresceu, nos últimos tempo, com mais de 280 salas de aula, fruto da aposta que o Governo fez através do PIIM e do Programa de Combate à Pobreza, contra pouco mais 50 salas que havia até 2019.

Para este ano lectivo estão matriculados acima de 25 mil alunos, da iniciação até a 13ª classe, assegurados por 704 professores.

Município espera reparação da Estrada Cuito/Luena

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou já no final de Dezembro do ano passado a reabilitação do troço que liga as localidades do Cunje, Catabola e Camacupa, numa extensão de 71,80 quilómetros da Estrada Nacional 250, na província do Bié.

Para esta empreitada foi autorizado um o valor de 91 milhões 678 mil 578 dólares e 16 cêntimos. Para a fiscalização das obras, foi autorizada a despesa de mil 902 milhões 330 mil 496 kwanzas e 74 cêntimos.

Na verdade o projecto abrange a recuperação de toda a estrada nacional 250, do Cuito até Moxico, num percurso de aproximadamente 800 quilómetros, por ser de grande importância para o corredor sul e leste do país, por constituir a principal ligação com a República da Zâmbia.

Com a conclusão das obras, espera-se a expansão socioeconómica daquela região, permitindo o acesso a escolas, postos de saúde e outros serviços da Administração Local do Estado e o desenvolvimento da indústria mineira e madeireira.

Durante as festividades dos 60 anos, as autoridades governamentais estão a promover actividades culturais, cívicas, desportivas, recreativas, entre outras, contando com a participação activa dos seus habitantes. JEC/PLB





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+