Cuito comemora 86 anos focado no desenvolvimento sustentável

     Sociedade           
  • Bié     Terça, 31 Agosto De 2021    09h40  
Ângulo da cidade do Cuito, província do Bié
Ângulo da cidade do Cuito, província do Bié
Bié

Cuito – Sob o lema “Cuito – rumo ao desenvolvimento sustentável”, a capital da província do Bié comemora hoje (terça-feira) 86 anos de existência, desde que ascendeu à categoria de cidade, a 31 de Agosto de 1935.

Longe da imagem triste do passado, em consequência da guerra pós-eleitoral de 1992, que deixou a cidade aos escombros, hoje o Cuito apresenta um novo “rosto”, com a recuperação de várias infra-estruturas e construção de outras a todos os níveis.  

Baptizado com o nome do comerciante e explorador português Silva Porto, o Cuito, com uma economia suportada pela agro-pecuária e impulsionada depois pelo Caminho de Ferro de Benguela, tornou-se num verdadeiro canteiro de obras, crescendo em dimensão e em fulgor, sobretudo depois da conquista da paz, em 2002.
 

Dois grandes empreendimentos foram erguidos de raiz no município, nos últimos quatros anos, concretamente a centralidade Horizonte do Cuito e o Hospital Walter Strangwai, que vieram dar outra imagem à cidade.

Com um total de 2.784 residências das seis mil previstas, a primeira fase da centralidade Horizonte do Cuito, inaugurada em 2017, foi erguida no âmbito do programa “Meu Sonho, Minha Casa”, uma parceria entre a Kora Angola e o Executivo, numa área de 300 hectares.  

Neste momento decorre a segunda fase, que vai contemplar 398 habitações da tipologia T3, entre apartamentos e moradias. As obras já estão acima dos 30 por cento.

Já o hospital Walter Strangwai, inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, a 12 de Setembro de 2020, é o maior de referência da província. Além do Bié, atende pacientes provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Cuando Cubango, sobretudo, na área de hemodiálise.

A unidade tem mais de 20 serviços, tais como pediatria, medicina, consulta externa, cardiologia, nefrologia, cirurgia geral e plástica, dermatologia, fisioterapia, estomatologia, gastrenterologia, ginecologia e obstetrícia, análises clínicas, ortopedia, hemodiálise, traumatologia, raio-X, urologia, anatomia patológica e outras.

Tem capacidade de internar 230 doentes e dispõe de mil e 507 funcionários, entre médicos, enfermeiros, administrativos e auxiliares de limpeza.

Outro dos empreendimentos mais notáveis é o Aeroporto Joaquim Kapango, reabilitado, modernização e reinaugurado em Setembro de 2009.

As obras, avaliadas em USD 18 milhões, abrangeram o alargamento da pista do aeroporto em mais 200 metros de comprimento e 45 metros de largura, que lhe permitem receber aviões Boeing 737-700.

Com essas mudanças, o aeroporto passou a receber aviões de pequeno, médio e grande porte, entre os quais os Boeing 777-700, dando novo impulso à vida produtiva do Bié.

Outro indicador de desenvolvimento do Cuito é o aumento da disponibilidade de energia eléctrica que chega à cifra de 46 megawatt (MW).

A capital do Bié beneficia de 40 megawatts (MW) de energia eléctrica proveniente da Barragem de Laúca (Malanje), potência que se junta a 14 outros produzidos nas centrais térmicas do Huambo e Cuito e duas outras de grupos geradores.

A interligação é suportada por uma linha de transporte de energia de alta tensão entre as regiões do Gove (Huambo) até atingir a cidade do Cuito.

Neste momento, decorre na cidade do Cuito a instalação de mais uma central térmica com capacidade de 20 MW, para servir de fonte alternativa à cidade.

Em declarações à imprensa, o administrador do Cuito, Abel Guerra Paulo, referiu que o sector eléctrico é dos melhores que a municipalidade tem, faltando apenas a expansão da rede.

“Temos geração suficiente. Dos 40 MW que recebemos de Laúca, somente 50 porcento  é distribuído, por falta da expansão da rede de baixa tensão”, realçou o dirigente.

Quando à água, ainda continua a ser um problema, sobretudo em alguns bairros periféricos da cidade, nomeadamente Piloto, Catemo, Azul I e II, Gele, Lissimo e Militar.

Segundo Abel Guerra Paulo, brevemente a situação da água deixará de ser um problema, em função das cinco mil ligações domiciliares previstas, num projecto do Ministério da Energia e Água.

Nesta altura, o município é abastecido por quatro sistemas de água, Cuquema I e II, Cussola e Cunje, que têm capacidade de bombear mil 421 metros cúbicos hora.

No que se refere à Educação, o Cuito ainda debate-se com o problema de crianças fora do sistema de ensino, estimadas em 35 mil.

Mas, com a implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e   do Programa de Combate à Pobreza (PIDLCP), esse número poderá reduzir já no próximo ano em cerca de 40 por cento, com as obras de 14 unidades escolares, com perto de 155 salas de aula.

Já a nível da saúde, o município dispõe de 38 unidades, entre hospitais, centros e postos de saúde. Ainda este ano, será inaugurado o hospital do Cunje, erguido no âmbito do PIIM.

Abel Guerra Paulo disse que o grande problema aqui prende-se com as doenças de fórum híbrido, já que 70 por cento das enfermidades são originados pelo deficit saneamento básico, consumo de água imprópria e falta de educação ambiental.

O gestor público realçou que muitos destes problemas terão o seu fim, já que o PIIM e o PIDLCP vieram trazer novas esperanças de uma vida melhor aos munícipes, com a construção e reconstrução de várias infra-estruturas.  

Por exemplo, com o PIIM, em que o município beneficiou perto de dez mil milhões de kwanzas, já foi possível inaugurar-se, nesta urbe, cinco empreitadas, nomeadamente duas escolas de 12 salas de aula cada, pontes sobre os rios Cuito e Catemo e obras de melhoramente nas sedes comunais Trumba e Chicala.

Estão ainda em carteira a asfaltagem de 16 quilómetros de estrada e a terraplanagem de  135 quilómetros.  

Foram ainda construídas e inauguradas um mercado de duas mil bancadas, casa da agricultura, bem como já foram entregues um centro de saúde e o centro de produção da TPA.

A perspectiva é inaugurar-se, ainda este ano, 14 novas estruturas, entre escolas, pontes, unidades sanitárias, quadra polidesportiva, estradas, jardim, academia de música e um sistema de água.

Já o Programa de Combate à Pobreza permitiu ajudar 18 mil famílias, na campanha agrícola.

Com 4.814 quilómetros quadrados, o município do Cuito tem uma população estimada em mais 500 mil habitantes.

É limitado a Norte pelos municípios do Cunhinga e Catabola, a Este por Camacupa, a Sul pelo Chitembo e a Oeste pelo Chinguar.
 

Além da sede municipal, a antiga cidade de Silva Porto conta com as comunas do Cunje, Trumba, Cambândua e Chicala.
 

Reza a história que o distrito do Bié foi fundado em 1922, século VXIII, por Vié, caçador de elefantes de origem Umbi, que depois de se instalar na região de Belmonte tornou-se o soberano da região.

Vié veio a chamar-se mais tarde de vila de Silva Porto, actual cidade do Cuito.

A Vila de Silva Porto, segundo fontes escritas, foi elevada à categoria de cidade pelo diploma legislativo nº 740 de 31 de Agosto de 1935, sob proposta dos habitantes, por ser uma região onde iniciaram as campanhas de penetração portuguesa com destino ao leste de Angola.





Fotos em destaque

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Domingo, 24 Março De 2024   17h22

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Domingo, 24 Março De 2024   17h17

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Domingo, 24 Março De 2024   17h12

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Domingo, 24 Março De 2024   17h04

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Domingo, 24 Março De 2024   16h52

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43


+