Cuito Cuanavale celebra 57 anos com foco numa governação de proximidade

     Sociedade           
  • Cuando Cubango     Segunda, 18 Março De 2024    11h14  

Cuito Cuanavale - A histórica sede da vila do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, celebra hoje, segunda-feira, o seu 57º aniversário, desde que ascendeu a esta categoria, a 18 de Março de 1967, com foco virado para uma governação de proximidade.

Um dos nove municípios do Cuando Cubango, que dista a 189 quilómetros a leste da sede capital da província, Menongue, Cuito Cuanavale tem vantagens “soberbas” para, cada vez mais, alcançar esta visão objectiva e ambiciosa de estabelecer a governação de proximidade.

Apesar de a vila ter sido palco da Batalha do Cuito Cuanavale, decorrida entre 1987 a 1988, entre as forças governamentais e sul-africanas (então regime do Apartheid), os sinais de desenvolvimento são visíveis, numa conjugação de esforço político - administrativas.

Esses sinais estão direccionados no slogan “Trabalhar mais e comunicar Melhor”, em que a auscultação da população sobre as suas necessidades na execução de projectos sociais é tida em conta.

Ao falar à ANGOP, o administrador adjunto do Cuito Cuanavale para os serviços técnicos e infra-estruturas, Cláudiosvalvo Nunda, olha com muito desafio e esperança para que essa governação seja cada dia que passa uma realidade, apesar dos acessos para o interior das comunas do Baixo Longa e Lupiri serem um calcanhar de Aquiles, por conta da não existência de estradas, mas sim de picadas.

Optimista, o administrador adjunto assegurou que, hoje por hoje, ir de encontro à satisfação das reais necessidades da população, apesar do actual contexto económico ser difícil, é muito importante, no sentido da transmissão da esperança e segurança ao povo que olha para o governo como seu principal defensor.

Cláudiosvaldo Nunda esclareceu que o tema escolhido para esta edição das festas do Cuito Cuanavale “Terra de união e da Prosperidade” visa despertar a atenção dos munícipes e dos visitantes que aquele município, anteriormente terra de conflito armado, hoje une todos os angolanos e que precisa de mais atracção para o seu progresso multifacetado, dadas as suas potencialidades.

Apontou avanços alcançados, onde o sector eléctrico conta com uma central térmica com 3,6 megawatts, uma central de captação, tratamento e distribuição de água com uma capacidade de bombear três mil e 700 metros cúbicos por dia, serviços que têm satisfeito as necessidades os habitantes da vila do Cuito Cuanavale.

Apontou como desafios o fomento do turismo, tendo em conta o seu histórico militar, facto que tem despertado muito interesse dos turistas nacionais e estrangeiros, sobretudo no Memorial à Batalha do Cuito Cuanavale, uma realidade que merece mais divulgação ao mundo, para que a sua história seja ainda mais conhecida.

Conforme o administrador em exercício, o Cuito Cuanavale é um dos municípios do Cuando Cubango com mais recursos hídricos, que lhe dá maior facilidade de desenvolver a agricultura, onde se destaca a massificação do cultivo do arroz, com mais de 80 hectares.

Neste quesito, o Cuito Cuanavale tornou-se, nos últimos anos, pital da produção de cebola, fruto da sua qualidade e tamanho, cujo cultivo está a intensificar-se nos campos, anteriormente de confrontos de guerra.

O histórico município do Mwene (rei) Bingo Bingo experimenta na presente campanha agrícola, com sinais positivos, o cultivo do arroz por 70 mulheres agrupadas em cooperativas, através de um campo de 30 hectares de terras férteis, no âmbito da política do Executivo, virado para a agricultura familiar.  

Em relação à execução de projectos sociais, destaca-se a conclusão de cinco dos oito projectos no âmbito da implementação Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Neste particular, o Cuito Cuanavale, município fronteiriço com a província do Moxico, na faixa leste, é tido como o único, no Cuando Cubango, que conseguiu atingir a conclusão de cinco projectos, cujos restantes terão a sua finalização ao longo deste primeiro semestre.

No sector do ensino e aprendizagem, por conta da aposta na execução de acções no sector da educação, das menos 40 salas de aula antigas, hoje existem mais de 80 salas, que asseguram mais de 20 mil alunos do ensino primário até ao II ciclo do ensino secundário.

Por fazer parte do corredor dos municípios do Zona de Conservação Transfronteiriça Okavango-Zambeze, Cuito Cuanavale regista um corre-corre no que diz respeito ao sector turístico, juntando-se à existência do Memorial à Batalha do Cuito Cuanavale, que serve, para os turistas internos e estrangeiros, um ponto de atractividade natural.

Desminagem e estancamento das ravinas

Cláudiosvaldo Nunda informou que o município tem 60 por cento do seu território ainda minado, mas que um árduo trabalho está a ser desencadeado pelo Executivo, através de duas equipas de desminagem em serviço, concretamente a ONG britânica The Halo Trust e a brigada de Engenharia Militar.

Até ao momento, situou, mais de sete mil e 200 campos já foram desminados, o que permitiu a prática da agricultura nos referidos espaços.

Quanto às ravinas, esclareceu que trabalhos decorrem, a bom ritmo, para o estancamento de 14 ravinas, das quais oito já foram solucionadas, com destaque para as que estavam na cabeceira do aeroporto “23 de Março”, no bairro Cambamba, na Igreja Católica e no bairro Novo.

Nesta altura estão a ser intervencionadas quatro, com trabalhos avançados para a sua conclusão, no sentido dos espaços serem devidamente aproveitados pela administração municipal, através da criação de novas infra-estruturas, como campos multiusos.   

Conta com um centro médico, postos de saúde, seis pontes sobre o rio Cuito e duas sobre Luassingua e Sovi, 65 residências sociais do tipo T3, 30 casas para os idosos, uma agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), Balcão Único de Empreendedor (BUE) e da Unitel.

Fazem parte das estruturas que estão a fazer crescer o Cuito Cuanavale uma loja de registo civil, um pavilhão de artes e ofícios, um armazém comunitário, uma hospedaria, restaurante, estabelecimentos comerciais e a Fazenda Agro-Industrial do Longa, destinada à produção de arroz em grande escala.

O memorial foi construído numa área de 3,5 hectares, equivalente a três campos de futebol, e retrata os momentos da Batalha do Cuito Cuanavale, a par de reunir um conjunto escultórico na praça memorial.

Fazem parte do projecto o monumento dos soldados, monumento da bandeira e a parede dos heróis, edificada com o desígnio de perpetuar a grandeza e o sacrifício do povo angolano que combateu contra as tropas do regime do Apartheid que vigorava na África do Sul.

A conclusão de sete quilómetros de estradas no troço Menongue/Cuito Cuanavale, cujas obras de terraplanagem tiveram início recentemente, consta da estratégia do governo, para tornar a circulação de pessoas mais rápida e a protecção dos equipamentos sociais erguidos em prol do bem-estar dos seus habitantes. ALK/FF

 

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+