Ondjiva – A necessidade da formação contínua dos gestores dos recursos humanos, para melhorarem a prestação de serviços, foi defendida hoje, quinta-feira, em Ondjiva, pelo delegado da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) do Cunene, Moisés Sovi.
Em declarações à ANGOP, Moisés Sovi, informou que têm verificado muitas dificuldades de gestão de quadros nos recursos humanos das empresas públicas, daí a necessidade de se implementar um programa formativo contínuo.
“Recebemos 20 queixas sobre questões ligadas a salários e de enquadramento dos funcionários num determinado órgão, sobre prestação de serviços, com maior frequência nos sectores da Saúde e Educação”, explicou.
Moisés Sovi referiu que são das muitas falhas que devem ser corrigidas, porque quando a situação do funcionário não é resolvida dentro do organismo público onde exerce a actividade, acaba por afectar também a própria família.
Durante o primeiro semestre deste ano, o IGAE registou 28 denúncias relacionadas com o mau atendimento e prestação de serviços de qualidade, em diferentes instituições, mais seis em relação a igual período anterior.
As denúncias registadas deram lugar a 28 processos, sendo 13 de averiguação e 15 de verificação, dos quais 21 foram concluídos e sete em tratamento.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é um órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública.