Huambo - Duzentos e 55 milhões de Kwanzas é o valor da dívida dos clientes da Empresa de Águas e Saneamento do Huambo, o que inviabiliza a realização de novos investimentos, apurou a ANGOP esta sexta-feira.
Ao confirmar o facto, o administrador para área Financeira desta empresa, Henrique Mendes Teixeira, disse que dos 90 mil clientes cadastrados na cidade do Huambo, entre particulares e colectivos, apenas 30 por cento paga regularmente por aquilo que consome.
Tal situação, conforme o responsável, está a inviabilizar o pagamento de salários, a expansão da rede e a realização de trabalhos de manutenção do sistema de captação e distribuição de água.
Henrique Mendes Teixeira disse que entre Janeiro a Junho deste ano, fruto das campanhas de sensibilização dos consumidores, a instituição recuperou 156 milhões de Kwanzas, dos 411 milhões de dívida, estando agora prevista a aplicação de multas e cortes no fornecimento de água aos clientes que deixaram de cumprir as suas obrigações.
O responsável apelou os consumidores para a mudança de mentalidade, em relação ao pagamento dos serviços públicos, para a realização de outros projectos, começando mesmo pela qualidade do produto distribuído.
Apesar disso, o administrador financeiro da Empresa de Águas e Saneamento do Huambo disse que o abastecimento do produto tem sido regular, apesar das dificuldades de aquisição do cloro, com um custo mensal de três milhões de Kwanzas, além dos gastos com a energia eléctrica.
A cidade do Huambo é a capital da província com o mesmo nome, onde residem perto de 800 mil habitantes, dos dois milhões e 519 mil e 309 cidadãos que habitam no Planalto Central de Angola.