Educação e empregabilidade no Cuando Cubango com indicadores positivos

     Sociedade           
  • Cuando Cubango     Quarta, 03 Abril De 2024    15h27  
Vista parcial da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango
Vista parcial da cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango
Armando Morais -ANGOP

Menongue - O sector da educação, na província do Cuando Cubango, ganhou, durante os 22 anos da paz definitiva, 119 novas escolas nos vários subsistemas de ensino, contra 67 infra-estruturas, facto que possibilitou a inserção paulatina de crianças no sistema de educativo.

Das escolas em referência, 100 são do ensino primário, quatro magistérios, nove colégios e 71 complexos escolares, onde estudam actualmente 169 mil 638 alunos, distribuídos em vários subsistemas de ensino, destes 81 mil 371 do sexo feminino.

A informação foi assegurada pelo director do Gabinete da Educação no Cuando Cubango, Inácio José Samba, quando falava dos ganhos da paz, concretamente os 22 anos efectivos da efeméride, que se assinalam, a nível do país, a 4 do mês em curso, sob lema: “ 4 de Abril, juntos pelo crescimento inclusivo do País”.

Reconheceu que, antes da conquista da paz, nessa região do país, muitas aldeias, comunas e municípios não tinham infra-estruturas escolares, lembrando, a título de exemplo, que existiam apenas duas escolas do II ciclo (Escola de formação de Professores, vulgo Magistério Mwene Vunongue, e a de Formação Geral, actual Liceu nº80).

O director precisou que o sector conta com 6.526 funcionários, destes 5.223 são professores e 391 técnicos administrativos da carreira geral e 912 na direcção e chefia, sendo que dos docentes 233 foram admitidos no recente concurso público.

Inácio José Samba advogou à necessidade de admissão de mais funcionários nas áreas de guarnição e auxiliar de limpeza, para a minimização da dificuldade de funcionamento de algumas escolas que não são orçamentadas, sobretudo na questão da vandalização.

Por outro lado, fruto do alcance da Paz efectiva, o sector da empregabilidade, por meio da formação técnico - profissional, através dos Serviços do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), tem registado avanços assinaláveis no Cuando Cubango.

Quem confirma é o chefe dos Serviços do INEFOP no Cuando Cubango, Xavier Chicuata, indicando que, antes da paz, a província não contava com nenhum centro de emprego nem pavilhões, mas que, fruto da paz, já em 2005 surgiu o primeiro centro em Menongue que, nos últimos anos, juntaram-se os do Cuito Cuanavale, Cuchi e muito recentemente no município do Cuangar.

Destacou a existência de três unidades móveis que já formaram, nos últimos anos, nos municípios do Calai, Cuangar, Menongue e no Cuchi, 10 mil 663 jovens, já lançados no mercado de emprego.

Estas cifras, conforme o responsável, satisfazem as políticas governamentais de proporcionar a formação técnica e profissional para assegurar o primeiro emprego, através do empreendedorismo.

Destacou as valências do surgimento, em 2019, do Plano de Acção para a Empregabilidade, porquanto permitiu a distribuição de mil e trezentos e catorze kits diversos, a garantia de créditos a mais de 500 jovens e, consequentemente, quatro mil outros ganharam primeiro emprego.

Xavier Chicuata anunciou, a partir deste ano, a expansão dos serviços de formação para os municípios de Mavinga, Nancova e Rivungo, bem como potenciar, com equipamentos técnicos, as oficinas do centro de formação do Cuangar, inaugurado em 2023.

Apontou, neste particular, a formação intercalar de 30 dias nas municipalidades de Mavinga e do Rivungo, nos cursos de montagem de geradores, antenas parabólicas, agricultura, entre outros, para assegurar, pela primeira vez, a formação requerida dos jovens locais.

 

Igrejas evangélicas destacam impacto da paz na expansão do evangelho

Os líderes religiosos das igrejas evangélicas residentes em Menongue, capital do Cuando Cubango, destacaram o impacto da paz na expansão da mensagem divina, que tem servido para a moralização da sociedade e pacificação dos espíritos.

Ouvidos pela ANGOP no quadro das comemorações dos 22 anos de Paz e Reconciliação Nacional, afirmaram que não obstante as longas distâncias intermunicipais que variam de 90 a 700 quilómetros, tem sido possível a implantação de mais igrejas e infra-estruturas sociais em toda a extensão territorial da província.

Assembleia de Deus Pentecostal

O reverendo Jacob João Cambala, pastor presidente do Ministério Emanuel, afecto à Igreja Assembleia de Deus Pentecostal (ADP), apontou que com a paz já é possível viajar facilmente aos municípios, não obstante as dificuldades inerentes da vias de acesso, o que permitiu a implantação da igreja em oito dos nove municípios, faltando apenas o Rivungo, que não tem estrutura física construída, mas um pequeno ponto de evangelização que permite os encontros entre os fiéis.

Afirmou que as mensagens para os cristãos e para a sociedade em geral estão versadas para a preservação da paz.

A igreja controla a nível da província 106 lugares de culto, dos quais 45 templos de construção definitiva e mais de 30 mil fiéis.

Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA)

Por seu turno, o secretário do Sínodo Provincial do Cuando Cubango da Igreja Evangélica Congregacional de Angola (IECA), sublinhou que os ventos da paz  contribuíram mais para a expansão e hoje, à semelhança das demais denominações, esta igreja está representada nas 18 províncias do país, com o foco nos processos de evangelização e o ensino.

Dos nove municípios da província, a igreja está oficialmente implantada em quase todos, com excepção do Nancova.

O pastor narrou que, fruto da paz, na área social, a IECA tem trabalhos virados à educação, com um total de quatro escolas comparticipadas, sendo que no campo da saúde desenvolve acções em parceria com a organização não governamental denominada Solidariedade Evangélica (SOLE), com trabalhos comunitários de oftalmologia, abrangendo não só a igreja, mas também todos os membros da comunidade.

Outra acção social digna de nota, segundo o pastor, é a parceria com médicos residentes em Angola que trabalham com a Aliança Evangélica de Angola, que por intermédio da IECA deslocam-se temporariamente ao Cuando Cubango para a assistência às pessoas nos municípios longínquos, como o Mavinga, Rivungo e Nancova.

No quadro da cooperação com a MOSAIKO, uma associação ligada à conservação e preservação do meio ambiente, a igreja trabalha em aspectos de cidadania e direitos humanos, factos que na sua visão reflectem os ganhos da paz para a igreja, assumindo que no tempo do conflito armado não era possível tratar de tais aspectos.

União de Igrejas Evangélicas de Angola (UIEA)

O presidente regional das igrejas pertencentes à UIEA no Cuando Cubango, Job Augusto, considerou a paz um grande ganho para os angolanos e tem permitido a chegada da igreja em todos os municípios e comunas da província.

Informou que a UEIA no Cuando Cubango conta com mais de 37 mil membros e 25 templos de carácter definitivo.

 

Rei de Menongue aponta livre circulação de pessoas e bens como parte dos principais ganhos da paz

O rei do município de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, Manuel Dala “Mwene Vunongue”, destacou a livre circulação de pessoas e bens como parte dos principais ganhos da paz, alcançada pelos angolanos a 4 de Abril de 2002.

Ao falar à ANGOP, no quadro das festividades alusivas aos 22 anos de Paz, Manuel Dala notou que os níveis de desenvolvimento são assinaláveis em todos os aspectos e, comparativamente ao passado, há uma enorme diferença.

Para a autoridade tradicional máxima do município, em tempo de guerra não se poderia falar de desenvolvimento, já que toda a atenção estava virada para a conquista da paz e por ela eram consumidos e aplicados todos os recursos, quer materiais, financeiros quer humanos.

Referiu que se regista o crescimento de infra-estruturas escolares, aeroporto, caminhos-de-ferro, bem como melhoria e ampliação no fornecimento de energia e água em Menongue.

“ São acções que o governo conseguiu porque temos paz. O Governo deve continuar com a dinâmica do desenvolvimento.

Por outro lado, aconselhou a juventude a aproveitar todas as oportunidades formativas oferecidas pelo governo, quer seja técnica/profissional ou académicas, para que obtenham competências para ajudar o governo na resolução dos mais variados problemas sociais.

Por isso, exigiu da juventude maior responsabilidade social, evitando o uso excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas, bem como manter maior cuidado e preservação dos bens públicos, para que o governo concentre os seus investimentos e projectos noutras áreas.

Condenou a má utilização das redes sociais por parte da juventude, porque muitas vezes fomentam atitudes contrárias às premissas da paz.

Salientou que o papel das autoridades tradicionais e a mensagem perante a sociedade tem sido, primeiramente, versada para o acompanhamento dos filhos à formação académica e a aposta na componente da produção agrícola, já que todos os campos outrora minados encontram-se livres de minas e prontos para produção. ALK/MSM//FF/PLB





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

PAN envia condolências ao parlamento cabo-verdiano

Segunda, 13 Maio De 2024   21h10

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+