Especialista defende formação nas novas tecnologias

     Sociedade           
  • Huambo     Sexta, 08 Março De 2024    22h39  
Especialista em Estratégia Política e Assessoria de Imagem, João Pedro
Especialista em Estratégia Política e Assessoria de Imagem, João Pedro
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O especialista em Estratégia Política e Assessoria de Imagem, João Pedro, defendeu, esta sexta-feira, no Huambo, a formação qualificada dos cidadãos no domínio das novas tecnologias, para detectarem falsas informações difundidas.

João Pedro fez este pronunciamento durante a Aula Magna sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania” foco do II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que tem como palco o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) do Huambo, sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”.

Segundo João Pedro, para se acompanhar a dinâmica das tecnologias de informação e comunicação, é necessário maior educação das pessoas, pois as falsas notícias têm influências negativas na opinião pública e contribui na maneira como são percebidos os eventos do dia-a-dia.

Trata-se de conteúdos projectados para provocar reacções emocionais nas pessoas, gerando diversas manipulações, que, se o cidadão não for educado, poderá ser induzido a julgar o facto de forma errada.

“Quanto menor for a qualidade da educação e formação dos cidadãos, maior será a possibilidade de se ter uma sociedade desestruturada, desinformada e sem crença nas instituições” sublinhou.

Referiu que a perda da confiança nas instituições, provocada por falsas notícias, constitui o maior perigo da sociedade contemporânea e que pode levar à degradação social.

Para tal, João Pedro disse ser um desafio para o MINTTICS conseguir regular e punir os praticantes destas falsas notícias nas plataformas digitais, sem ferir o direito à informação.

Apelou para um jornalismo mais responsável, com a capacidade de verificação dos factos, dado o papel fundamental desempenhado pela comunicação social em combater as “Fake News”, através de um sistema robusto, veloz e altamente profissional.

Disse que, entre 2022 e 2023, Angola deu passos significativos no domínio da utilização das tecnologias de informação e comunicação social, dos quais 30 por cento estão na rede social facebook.

O II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) foi antecedido de reuniões metodológicas dos directores dos gabinetes e gestores das empresas públicas de Comunicação Social, orientadas pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.

Durante as actividades foram abordados entre outros sobre a “Comunicação estratégica e comunicação de crise”, “Manual dos gabinetes de comunicação”, “A estratégia de comunicação institucional do Executivo na variante interna” “Acções de comunicação digital”, “O portal Angola Hoje e TV Angola-Institucional” Censo Geral da População e Habitação” e “50 anos de Independência Nacional”.

Paralelamente, decorreram, também, reuniões metodológicas com os adidos de imprensa das Missões Diplomáticas no exterior e do sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, esta última, orientada pelo secretário de Estado deste subsector, Pascoal Borges Alé Fernandes. 

Para o segundo e último dia (sábado) prevê-se, entre outras sessões, a abordagem em torno do programa de reestruturação, modernização e os desafios das empresas públicas.

Seguidamente, decorrerá a realização de reuniões temáticas com os directores dos gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa e da Comunicação Social dos governos provinciais, com os adidos de imprensa das Missões Diplomáticas no exterior, com os directores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, bem como com os responsáveis dos Registos e Modernização da Administração local.

O encontro conta com a presença dos secretários de Estado do MINTTICS, conselhos de Administração das empresas públicas, dos directores nacionais e directores gerais de instituições tuteladas, consultores, directores dos gabinetes de Comunicação Institucional, adidos de imprensa, responsáveis dos gabinetes provinciais da Comunicação Social e parceiros. ZZN/JSV/ALH





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