Jango de Valores atinge mais de 41 mil cidadãos

     Sociedade           
  • Cuanza Norte     Quarta, 20 Março De 2024    10h11  
Secretário de Estado para Acção Social, Lucio do Amaral
Secretário de Estado para Acção Social, Lucio do Amaral
Nilo Mateus-ANGOP

Ndalatando – O programa Acção Social e Valorização da Família, com incidência no projecto “Jango de Valores”, voltado para a edificação dos valores morais, cívicos, culturais e patrióticos, implementado pelo governo, desde 2021, realizou várias acções de sensibilização que alcançaram 41.811 cidadãos.

O projecto conta com a participação de actores sociais, técnicos, agentes cívicos, especialistas em vários domínios, que dissertam várias temáticas  sobre a sensibilização da família e da sociedade para a mudança de conduta.

Os dados foram prestados pelo secretário de Estado para Acção Social, Lúcio do Amaral, durante o acto central alusivo ao Dia dos Pais,  informou que o  programa visa a mudança de conduta, enaltecendo as atitudes positivas de cidadania integrativa e participativa.

Segundo o responsável,  o projecto Jango de Valores visa dar resposta às preocupações do Executivo em relação à gravidez precoce, fuga à paternidade e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas por parte dos adolescentes.

 Estes fenómenos sociais, pontualizou, concorrem para a exposição dos adolescentes à situação de risco e vulnerabilidade social,  “causados na maior parte das vezes pela ausência e fraca participação dos pais na vida dos filhos”.

No seu discurso, Lúcio do Amaral felicitou todos os pais, a quem pediu para continuarem a cumprir com zelo, dedicação amor, alegria e responsabilidade o seu papel.

Aos pais ausentes, com fraca participação na vida dos filhos  e que praticam a violência contra membros da sua família, solicitou a mudança de comportamento.

 Por outro lado, convidou aos filhos e  mães a oferecerem igual amor, carinho, respeito, compreensão, tolerância e perdão ao pai por ser também um ser humano “carente e frágil”, digno de gozar da máxima atenção e cuidados dos familiares.

O secretário de Estado aconselhou a sociedade  a vigilância permanente sobre os filhos e denúncia de todo o tipo de violência  contra as crianças, através das linhas SOS Crianças – 15015 e SOS Violência 15020 e por vias dos terminais de apoio 145 e 146,  disponíveis também para apoio psicológico e referenciação das famílias.

Entretanto, o governador da província, João Diogo Gaspar, também destacou o papel do pai na criação dos filhos, pois são os seus mentores para se tornarem bons cidadãos  e que contribuam  para o desenvolvimento do país.

No domínio social, continuou, o Governo Provincial está engajado na implementação de vários projectos habitacionais para garantir aos pais a realização do sonho  da casa própria.

No entanto,  João Diogo Gaspar solicitou a colaboração da sociedade  para a tarefa de promover pais responsáveis.

Para ilustrar a dimensão do pai na vida dos filhos, João Diogo Gaspar citou o orador inglês  George Herbert, afirmando que um “Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola”.

Por seu turno, as crianças pediram aos pais e encarregados de educação uma melhor gestão do tempo, de modo a não prejudicarem a família por causa do trabalho.

As crianças, presentes no acto central alusivo ao 19 de Março, reclamaram do facto de muitos  pais  terem pouco tempo para interagir com os filhos, devido a factores laborais, situação que tem contribuído para redução do afecto e atenção que merecem.

Chamadas a interagir com os adultos, durante a mesa redonda   “Paternidade responsável - um desafio da actualidade”, os meninos lamentaram ainda o comportamento de alguns pais e encarregados de educação que usam as crianças para a prática de comércio ambulante, compra de bebidas alcoólicas e se mostram pouco atenciosos em relação à educação e formação académica dos filhos.

Este ano a  efeméride dedicada aos pais decorreu sob o lema “ Paternidade responsável, um desafio da actualidade”, com o propósito de convidar os pais a exercerem com responsabilidade e de forma  exemplar  o seu papel enquanto líderes, provedores  e garantes do sustento, da estabilidade e da harmonia familiar.

Namibe

Na província do Namibe a data foi marcada por uma palestra sobre o tema “Papá modelo de inspiração para os seus filhos”.

Ao abordar o assunto, a docente universitária Laura Inácia apelou aos país a pautar por uma conduta responsável que visa manter a estruturação da família com valores éticos morais e cívico, contribuindo assim para o desenvolvimento sócio económico do país.

Sublinhou que, os desafios da paternidade responsável devem merecer a colaboração de toda a sociedade para que se tenha doravante famílias bem estruturadas e sólidas.

Fez saber que a palavra pai possui um poder no seio da família, com amplo significado como progenitor, inventor, chefe dos descendentes, protector divino, enquanto a palavra mãe o termo cuidar, surge como principal elemento da diferenciação entre ambos os géneros.

Lunda Sul

Na Lunda Sul, o psicólogo Vieira Mimbo apelou aos pais para apostarem na boa educação dos filhos, para afirmarem-se na sociedade.

Falando na palestra sobre “Paternidade responsável para estabilidade das famílias”, o responsável disse que os pais devem passar tempo com a família para transmitir os princípios de cidadania, assim como um acompanhamento adequado para serem bem sucedidos.

Vieira Mimbo afirmou que existem alguns homens que não acompanham os filhos e outros abandonam os lares, o que entende ser mau exemplo de pai, na qual a sociedade condena.

Disse que os pais devem colocar a criança no centro das prioridades para a construção de uma sociedade baseada no respeito dos valores morais e cívicos, bem como no combate às práticas que atentam para o bem-estar das famílias.

Acrescentou que, muito mais que um progenitor, um verdadeiro pai deve se fazer presente na vida da criança, ser paciente e carinhoso, criar, educar, alimentar, registar e transmitir aos filhos valores para a vida. IMA/FH/QB/ART

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+