Menongue - As dez famílias, num total de 50 pessoas, em situação mais críticas das fortes chuvas que caíram nos dias 8 a 10 deste mês, residentes nos bairros 23 de Março e Castilhos, no município de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, receberam hoje, quinta-feira, apoios da Comissão Municipal de Protecção Civil.
Dos meios distribuídos, no quadro dos primeiros apoios, consta 10 chapas de zinco para cada família, arroz, fuba de milho, óleo vegetal e sabão.
O administrador municipal de Menongue, José Ernesto da Silva, explicou que nesta primeira fase receberam as 50 pessoas em situação mais crítica, mas que o objectivo é atingir mais de 650 pessoas.
O responsável admitiu a subida do número de famílias afectadas pelas chuvas, pelo que a Comissão Municipal de Protecção Civil continua a criar as condições para apoiar as famílias sinistradas, por enquanto as quedas pluviométricas continuam a cair em todo território.
De referir que as quedas pluviométricas, que se abateram sobre a cidade de Menongue e bairros periféricos, afectaram 325 residências, todas precárias (adobe) e construídas em zonas de riscos, com igual número de famílias, totalizando mil e 625 pessoas.
Das casas construídas nas zonas de riscos, mais de cinco mil contabilizados em Menongue, 73 destruíram totalmente e 252 ficaram inundadas, estão localizadas nos bairros Castilhos, Kamumbué, Saúde, 23 de Março, Vila Alice, Banda-Velha, Bela-Vista, Progresso, Chicomba, Sai Gás, Feira, Kunha, 24 Casas e aldeia do Ndumbo.
Os dados actualizados apontam que as últimas chuvas, acompanhadas de fortes ventos e trovoadas, provocaram ainda o surgimento de 18 ravinas que ameaçam 72 casas, a par de queda de 18 postos de Transformação (PT) de baixa tensão, afectos à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), o que originou restrições no fornecimento de energia. MSM/ALK/FF/PLB