Gabela comemora 60 anos com foco no desenvolvimento social e económico

     Sociedade           
  • Cuanza Sul     Segunda, 06 Junho De 2022    14h40  
Eliseu Segunda Miranda, administrador municipal do Amboim
Eliseu Segunda Miranda, administrador municipal do Amboim
Joaquim Tomas

Gabela – A vila da Gabela, sede do município do Amboim (Cuanza Sul), assinala hoje, seis de Junho, o 60º aniversário desde que foi elevada à categoria de cidade, com sinais de desenvolvimento social e económico, o que permite aos munícipes manter a esperança de dias melhores.

Dados oficiais referem que os primeiros colonos portugueses se instalaram na região em 28 de Agosto de 1907 e atribuíram à vila o nome de N'Guebela.

Em 1917, a vila foi transformada em capital da "Capitania-mor do Amboim", não passando então de uma simples fortaleza, com razoáveis condições de defesa contra possíveis investidas das populações locais, habitada unicamente por forças militares e comerciantes com suas famílias.

Contudo, foi a seis de Junho de 1962, à luz da Portaria Nº3.254, ainda durante a vigência do sistema colonial, que a vila ascendeu à categoria de cidade.

Por outro lado, o conflito armado que assolou o país inviabilizou o desenvolvimento da cidade, devido à destruição das principais infra-estruturas, entre as quais as indústrias de plástico e de descasque de café, as fábricas de refrigerantes, entre outras unidades.

A destruição em 1983 da linha de alta tensão da Gabela, a partir da barragem de Cambambe, agravou ainda mais a situação da vila, que ficou privada do fornecimento de energia eléctrica durante anos.

Requalificação “a tábua” de salvação

Entretanto, nos últimos anos, a urbe tem conhecido um desenvolvimento em todos os sectores, fruto dos esforços implementados pelo Executivo, sobretudo no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, em prol do bem-estar das populações.

O administrador municipal do Amboim, Eliseu Segunda, encara o programa de requalificação da vila como um desafio para o nascimento de uma cidade moderna.

Em declarações à ANGOP, o responsável reconheceu que o sector socioeconómico ganhou um novo impulso com as obras de construção e reabilitação de escolas, centros de saúde, estradas, entre outras infra-estruturas.

Eliseu Segunda assegurou que as autoridades locais estão comprometidas em garantir o desenvolvimento da urbe e proporcionar aos seus habitantes um futuro melhor.

“Estamos a trabalhar no sentido da cidade voltar a ser um local aprazível para os habitantes e turistas e isso só é possível se todos participarem", salientou.

Realçou que a Gabela dispõe de dois hospitais de referência, sendo um na cidade e outro na localidade da Boa Entrada, assim como seis centros de saúde.

No sector da educação, a urbe conta com escolas do I e do II ciclos do ensino secundário, bem como um magistério primário.

Este ano foi instalado o núcleo do Instituto Superior Politécnico de Porto-Amboim, o que permite que os habitantes estudem sem terem de se deslocar a outros municípios.

Fez saber que a circunscrição está bem servida em relação à energia eléctrica, após a construção da subestação de transformação, a partir da Barragem de Cambambe.

Com o fornecimento de energia eléctrica estabilizado, acentuou, a cidade tem condições para relançar a indústria e outros sectores.

Tendo em conta a localização geográfica da Gabela, a administração municipal pretende relançar a rede hoteleira, por forma a alavancar a economia da região.

“Temos um défice de hotéis e a cidade precisa crescer neste domínio, pois as potencialidades turísticas que possui podem atrair muitos visitantes. Estamos abertos a todos que queiram investir, tendo em conta que muitas fazendas possuem sítios de lazer, com residências para acolher turistas que pretendem conhecer a região”, frisou.

Por outro lado, reconheceu que os habitantes do município ainda enfrentam muitas dificuldades no acesso à água potável.

Contudo, fez saber que a cidade vai registar, nos próximos dias, melhorias significativas no abastecimento do precioso líquido, com a substituição do actual sistema de captação, tratamento e distribuição, que foi concebido apenas para cinco mil habitantes.

“O novo sistema de distribuição de água, já aprovado, destina-se a 120 mil habitantes, portanto vamos ultrapassar este problema brevemente”, reforçou.

Esperança num futuro melhor

Habitantes da Gabela olham com optimismo o futuro da urbe, devido aos progressos registados nos últimos anos.

A munícipe Maria Augusto, residente na Gabela há mais de 40 anos, fala, com nostalgia, dos tempos áureos, mostrando-se esperançada em dias melhores.

“Temos esperança que dias melhores virão. Sou da Gabela, nasci e cresci aqui e estou em crer que com os esforços do nosso Executivo e com a nossa colaboração vamos desenvolver a nossa cidade”, referiu.

Para o funcionário público Mateus Luís, a vila será sempre lembrada pela população acolhedora que tem e pelos bons desportistas que o Clube Ara da Gabela já proporcionou ao futebol nacional e além fronteiras.

Em relação ao seu 60º aniversário, avançou que a história da circunscrição se circunscreve em dois momentos distintos, nomeadamente entre o período de guerra e os desafios da paz.

“Já estivemos no auge, mas infelizmente a guerra estragou tudo. Contudo, não cruzamos os braços e fruto disso estamos a nos erguer. Estou em crer que nos próximos cinco anos a Gabela já não será esta que temos hoje”, sublinhou.

Por sua vez, o ancião Juvenal Calandula enalteceu os esforços do Executivo em investir na localidade, projectos que têm permitido melhorar a qualidade de vida das populações.

Sob o lema “Amboim terra do café e do palmar, aberta ao investimento”, a efeméride está a ser marcada com a inauguração de infra-estruturas sociais, a realização da segunda edição da Feira do Café, actividades desportivas e espectáculos músico-culturais.





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+