Luena – O Governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, exigiu, esta segunda-feira, no Luena, aos profissionais da educação maior empenho e dedicação no exercício das funções, com vista ao alcance da qualidade de ensino e aprendizagem.
O governante fez este apelo durante o acto de abertura do X Conselho Consultivo alargado do sector, que decorre no Luena, tendo encorajados os profissionais do sector a apostar, continuamente, na formação, por serem factores determinantes para o alcance da almejada qualidade de ensino.
Na ocasião, Gonçalves Muandumba reconheceu que o sector enfrenta várias dificuldades, com destaque para a carência de salas de aula, falta de equipamentos técnicos nas escolas e laboratórios, garantindo que a resolução dos referidos problemas faz parte da agenda do governo.
O governante apelou à população a denunciar os autores da vandalização das escolas, bem como conservar as infra-estruturas existentes, para se travar a maximização dos problemas.
Durante dois dias, os participantes ao conselho, que decorre sob “A educação que temos e a educação que queremos", vão reflectir sobre a qualidade da educação, o sucesso e insucesso escolar, responsabilidade e responsabilização dos agentes de educação.
Os agentes de educação vão, igualmente, reflectir sobre a alfabetização dos jovens e adultos, a importância dos dados estatísticos, bem como os desafios do sector da inspecção da educação da província.
Dados avançam que o número de crianças fora do sistema de ensino ronda os 56 mil, situação que poderá agravar dada a quantidade de petizes que não foram matriculados com vista ao próximo ano lectivo, por insuficiência de escolas.
A ANGOP apurou que o sector carece de mais investimentos, com destaque para a construção de 808 salas de aula e recrutamento de mais professores, para permitir a matrícula de milhares de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.
Actualmente, a província conta com um total de dois mil e 200 salas de aulas, dividida em 344 escolas e mais de seis mil 221 professores, três mil 600 dos quais no ensino primário.