Luanda - A primeira edição do Prêmio Nacional da Juventude, uma realização do Ministério da Juventude e Desportos, acontecerá este ano, informou, nesta segunda-feira, o Director do Instituto Angolano da Juventude, Jofre dos Santos.
Sem revelar a data exacta, o responsável, que falava à ANGOP, disse que o concurso terá como concorrentes jovens angolanos com idade compreendidas entre 15 e os 35 anos de idade, cujas actividades sejam desenvolvidas no país.
As candidaturas, que poderão ser colectivas ou individuais, decorrerão até ao dia 31 de Janeiro, com o preenchimento de uma ficha de inscrição disponível nos gabinetes provinciais da Juventude e nas administrações de todo o país ou aceder ao website www. PNJ.GOV.ao.
São oito categorias que aglutinam as principais actividades desenvolvidas pelos jovens no pais, designadamente empreendedorismo juvenil, associativismo e voluntariado juvenil, ensino e investigação e extensão empresarial.
As outras sao superação, solidariedade na comunidade, cultura e arte, invenção e inovação e excelência no desporto, válidas desde que os concorrentes estejam legalizados na justiça e registados no Ministério da Juventude e Desportos.
O prêmio, segundo a fonte, consiste num troféu e certificado correspondentes à categoria e um apoio financeiro no valor de um milhão e quinhentos mil Kwanzas. Serão premiados os vencedores de cada uma das oito categorias, na Gala jovens de Mérito.
O Prémio será realizado anualmente.
A implementação do prémio resulta das recomendações do Fórum Nacional da Juventude, realizado em 2013 e é um dos instrumentos de materialização do Plano de Desenvolvimento da Juventude.