Huambo desperta para referência da formação profissional

     Sociedade           
  • Huambo     Quinta, 11 Janeiro De 2024    21h06  
1 / 2
Instalações do CEFOJOR no Huambo
Instalações do CEFOJOR no Huambo
Valentino Yequenha - ANGOP
2 / 2
Parte frontal do CINFOTEC-Huambo
Parte frontal do CINFOTEC-Huambo
Zeferino zinga-ANGOP

Huambo – A província do Huambo está a posicionar-se para se tornar, em 2024, numa referência nacional no domínio da formação técnico-profissional, com o objectivo de garantir o futuro de milhares de jovens angolanos.

Por Aurélio Janeiro, jornalista da ANGOP

O primeiro passo para estas aspirações foi dado com a construção, nos últimos sete anos, de quatro importantes infra-estruturas nesse domínio.

Trata-se, designadamente, do Centro de Formação Profissional do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFPCFB), da Cidadela Jovem de Sucesso (CJS), do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) e do Centro Integrado de Formação Técnico-profissional (CINFOTEC).

Estes empreendimentos, erguidos na antiga “Cidadela Académica de Angola”, têm permitido a “invasão” da província do Huambo, localizada no Planalto Central de Angola, por centenas de jovens de diversos pontos do país.

São jovens ávidos em obter formação técnico-profissional, nesta região, que quer ser, a partir de 2024, referência nacional e quiçá ao nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) neste domínio.

Com o mercado de trabalho um pouco mais exigente, o Executivo angolano tem apostado fortemente na formação de técnicos qualificados e capazes de ajudarem a suprir algumas lacunas em certos sectores e, ao mesmo tempo, dotá-los de capacidades para se auto-empregarem.

Cidadela Jovem de Sucesso

A Cidadela Jovem do Sucesso, inaugurada a 19 de Janeiro de 2022, no município do Bailundo (Huambo), afigura-se como a solução e o garante de um futuro promissor de centenas de jovens e adolescentes vulneráveis.

É um projecto do Executivo angolano focado na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor, através da promoção de jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho.

Sob a tutela do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), a CJS tem capacidade para 220 adolescentes e jovens, dos quais 120 internos e igual número de externos.

Oferece formação nas especialidades de Serralharia, Electricidade baixa tensão, Carpintaria e de Informática, para além de produzir alimentos para auto-sustento, principalmente, dos internos.

O empreendimento é uma estratégia do Executivo angolano, que visa a qualificação de adolescentes e jovens, sobretudo, de famílias carenciadas, para responderem à necessidade do auto-emprego nas comunidades longínquas do país.

Construído numa área de oito hectares, nos arredores da vila municipal do Bailundo, com um investimento de um milhão 500 mil dólares norte-americanos, o Centro possui 22 professores, dos quais 14 do ensino geral, quatro para aulas técnicas nos laboratórios e igual número da área agrícola.

Dispõe de uma zona escolar com três salas de aula, duas oficinas de carpintaria e serralharia e dois laboratórios de informática e electricidade, para além das áreas administrativas.

Tem ainda refeitórios, balneários, campo de futebol, residência para funcionários, dois autocarros e outros equipamentos essenciais, para o normal funcionamento.

Centro de Formação Profissional do CFB

Das infra-estruturas já em funcionamento consta também o Centro de Formação Profissional do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFPCFB), inaugurado há cinco anos, com capacidade para 600 alunos.

Construído numa área de cinco mil metros quadrados, em dois edifícios principais, o Centro tem oito laboratórios nas diversas especialidades ferroviárias, uma área técnica com um simulador de condução de locomotiva, num investimento de 17 milhões de dólares norte-americanos.

O Centro de Formação Profissional da mais extensa ferrovia de Angola, que liga a cidade portuária do Lobito à fronteira leste com a República Democrática do Congo (RDC), compreende, além de salas de aula, um edifício com 28 dormitórios, para albergar 120 alunos em regime de internato e oito dormitórios para professores.

Possui uma quadra polidesportiva, laboratórios de Química, de Telecomunicações com fio e sem fio, de Sinalização, de Electrotecnia, de Mecânica, de Construção, de Opto-eletrónica e de Electro-mecânica.

Tem ainda uma biblioteca, um arquivo bibliotecário, um posto médico, um auditório, quatro salas de apoio, uma sala de reuniões e oito gabinetes de direcção.

Enquadrado no Programa de Reestruturação dos Caminhos-de-Ferro de Angola, o Centro foi igualmente concebido para receber alunos do corredor do Lobito, que compreende as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

O empreendimento de ensino técnico-profissional prevê, também, apoiar alguns países vizinhos, entre os quais a RDC e a Zâmbia, que serão capacitados nas áreas de Maquinagem, Electricidade, Comunicação, Transporte, Logística, Assentadores de vias e Condutores, com vista a assegurar o bom funcionamento dos caminhos-de-ferro.

CEFOJOR

Com uma superfície de 80 mil metros quadrados e 19 mil de área construída, o empreendimento vai assegurar a formação nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Multimédia, Cinema, Publicidade e Marketing a nível do país e da região da SADC.

É constituído por seis edifícios, um dos quais reservado ao serviço de restauração, duas quadras polidesportivas e seis residências de passagem, com as tipologias T4 e T3.

O centro está composto por 16 salas de aula, 87 dormitórios para o internamento de até 200 alunos, salas de professores, auditórios, estúdios de áudio de rádio, televisão e fotografia, biblioteca, enfermaria e digital.

Com a inauguração do centro e com a rádio local em funcionamento, em regime experimental, na frequência de 88.5 em FM, a construção do centro, considerado o maior do país e que servirá, também, para a região SADC, está orçada em 35 milhões 871 mil e 925 dólares americanos.

O centro foi erguido numa área de mais de 800 mil metros quadrados e tem capacidade para formar mais de mil quadros do sector da comunicação social por cada ciclo formativo.

As obras iniciaram-se, em Fevereiro de 2014, antes de serem interrompidas, em 2016 e  2019, por dificuldades financeiras.

CINFOTEC

O CINFOTEC, em construção num espaço  de seis mil 531, 17 metros quadrados, no quadro da cooperação bilateral entre Angola e a República da China, é o segundo do país, depois do de Luanda, com um investimento acima de 30 milhões de dólares norte-americanos.

Pertencente ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), o centro, cuja inauguração está para breve, terá uma capacidade para 710 formandos, por turno, nos cursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), Electricidade e Mecatrónica, Metrologia, Mecânica e Produção.

O Centro terá uma capacidade para 38 formadores, 35 administrativos e 34 auxiliares.

Numa primeira fase, o centro tem disponíveis 450 vagas, nos cursos de Higiene e Segurança no Trabalho, Controlo de Qualidade (na área de Metrologia), Data Cabling System, Informática na Óptica de Utilizador, Fotografia e Edição Multimédia (Tecnologia de Informação e Comunicação), Electricidade Básica, Automação de Linhas de Produção, Hidráulica e Electro-hidráulica (Electricidade, Energias Renováveis e Mecatrónica).

Fazem parte, de forma inicial, os cursos de Soldadura por Electrodo Revestido, Torneamento Mecânico Convencional e Mecânica para Motores Diesel (área de Mecânica e Produção).

Os cursos, a serem subvencionados pelo Estado, terão uma carga temporária variável, entre 40 e 520 horas, sendo que os formandos não bolseiros devem fazer uma comparticipação que pode variar entre 25 e 166 mil kwanzas.

Com essas infra-estruturas, a província do Huambo tem uma oferta formativa devidamente apetrechada de equipamentos para a formação teórica e prática.

O CINFOTEC do Huambo, o mais moderno no país, será o terceiro, depois do do Talatona, inaugurado em 2008, e do Rangel, em 2017, ambos na província de Luanda. 

O edifício integra três blocos, sendo dois para laboratórios e um administrativo, 36 oficinas, casa das máquinas e um campo multi-usos.

A construção destes centros visa permitir que os formandos demonstrem as suas habilidades e conquistem a confiança dos gestores das empresas, dando-lhes a oportunidade de conseguirem um posto de trabalho, para além de fomentar o auto-emprego.

A par destes, a província possui três pavilhões de artes e ofícios, quatro centros de formação técnico-profissional, cinco oficinas móveis, para além de salas anexas junto à Comarca do Cambiote, ao Centro Criança Feliz e à Aldeia de Crianças SOS.

Nestes locais, tutelados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) são ministrados, anualmente, os cursos de cozinha e pastelaria, corte  costura e canalização.

A electricidade de baixa tensão e auto, a mecânica alta, a gestão e execução de obras, as instalações prediais, a fotografia, a serralharia, a carpintaria, a informática, o inglês e o francês, com a duração de três a seis meses, completam a oferta. ALH/IZ





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+