Lubango – A província da Huíla dispõe, desde hoje, de um centro de denúncias, queixas e reclamações da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), através de um call center.
Trata-se do segundo implantado no país, depois de Luanda, foi inaugurado no Lubango pelo inspetor-geral da IGAE, Sebastião Ngunza, que esteve ladeado pelo governador da província, Nuno Mahapi, para facilitar a interacção entre o cidadão e os agentes, sobre actos indecorosos na administração pública.
A instituição foi igualmente reforçada com duas viaturas para facilitar o trabalho inspectivo.
Falando à imprensa, Sebastião Ngunza afirmou que é um instrumento que surge de investimentos do governo, para que os cidadãos denunciem actos de improbidade praticados por agentes públicos, através do número 109.
Disse que numa primeira fase, o call center funcionará com quatro operadores, mas a previsão é de oito, revelando que as outras 16 províncias terão os mesmos serviços e bens ainda este ano.
O governador Nuno Mahapi vincou que com a inauguração desse sistema informático de comunicação, a governação será melhorada, mediante denúncias de actos de improbidade.
Disse tratar-se de um instrumento que vai facilitar, não só o trabalho da IGAE, mas também dos cidadãos que reclamam de serviços públicos mal prestados.
A IGAE é uma instituição aprovada pelo Decreto Presidencial Nº 242/20, de 28 de Setembro, com a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da Inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações.