Infra-estruturas de Viana com dias melhores

     Sociedade           
  • Luanda     Domingo, 11 Dezembro De 2022    13h54  
Obra do Projecto habitacional, Mizangala no Zango
Obra do Projecto habitacional, Mizangala no Zango
Domingos Cardoso

Viana - A Administração Municipal de Viana traçou um programa visando a melhoria das infra-estruturas integradas do distrito urbano da Estalagem, com os ‘’olhos’’ virados para a melhoria da situação sócio económica local.

A informação foi avançada em entrevista à ANGOP pelo administrador Demétrio de Sepúlveda, a próposito dos 57 anos desde que o Município de Viana foi elevado a categoria de vila, a 13 de Dezembro de 1965,  realçando que os bairros dos Kilometros 9 e 12, Camadeira, Mulenvos de Cima, Baixa de Cassanje, todos do distrito urbano da Estalagem, conhecerão dias melhores com implantação de vários serviços sociais.

 Apontou a existência de quatro centros de saúde que, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) serão recuperados.

Para além dos centros, existem igualmente três escolas já inscritas no projecto de reabilitação para os próximos dias.

O administrador informou, por seu lado, que estão a trabalhar para a asfaltagem das estradas das Madres, bem como a intervenção nas três outras, designadamente da Suave, Kimbango e a antiga de Catete.

 

A falta de água mereceu igualmente preocupação do gestor de Viana, realçando na necessidade de se fazer o lançamento de redes para proceder as ligações que se impõem.

Este plano, segundo o administrador, visa colmatar as grandes dificuldades que tem colocado em risco a vida das pessoas, sobretudo aos atropelamentos na travessia de um lado para o outro. 

 De salientar que o distrito urbano da Estalagem possui mais de 1 milhão de habitantes, distribuídos em oito bairros, subdivididos pelas zonas A e B.

A zona A do km 9 abrange o Grafanil Bar até ao Coelho, o Km12, Estalagem sede, o Km14-A e o bairro da Incutal, enquanto que a B integra também o Km 9, Ndombele, Mbanza, Mulenvos de Cima,Cambiri e Boa Fé.

 

Agricultura e o contributo na economia nacional

 

No ramo da agricultura, o administrador Demétrio de Sepúlveda apontou o distrito urbano do Kikuxi, como ter sido um dos principais potenciais, considerando-o actualmente como sendo apenas centro das atenções na disputa de terras para transformar em zonas urbanas para construção de residências.

 

Recordou também que o canal de Kikuxi tinha o perímetro irrigado e hoje o canal serve para outras coisas menos importante para a agricultura.

A nível do município, a comuna de Calumbo é a única localidade que pratica a agricultura. Reconhece, no entanto, a existência de grandes produtores no município para se desenvolver a agricultura familiar organizada.

O administrador referiu que o seu pelouro tem estado a apoiar o sector, com acções de Combate a Fome e a Pobreza, no qual os frutos têm sido visíveis com o abastecimento de produtos nos principais mercados do município.

"Os mercados são abastecidos por produtos produzidos no Calumbo e assim a agricultura continua a ter um grande peso em Viana" reconheceu.

Disse, por outro lado, que a agro-indústria também está a ganhar terreno em Viana, porquanto o município é detentor de um dos maiores centros de produção de ovos no país.

 

De acordo com o administrador, o município não está muito fora de ter peso na balança da economia nacional, anunciando que no quadro de um programa da administração, a comuna do Calumbo vai beneficiar de um projecto combinado de energia e água para a produção agrícola.

Neste projecto, realçou, será feito o uso de electro bombas ao invés de moto bombas para a transferência da água nos pontos dos campos irrigados, augurando que dentro de pouco tempo Viana terá bons resultados no domínio da agricultura.

 

Vias de acesso ao Zango serão melhoradas

 

As vias de acesso ao distrito urbano do Zango serão melhoradas com a identificação de possíveis zonas pelas autoridades administrativas locais, com o objectivo de se aliviar os constrangimentos que a população enfrenta.

 

Demétrio de Sepúlveda indicou os pontos de realce, como o Zango 5 até a Estrada Nacional 230, passando no limite para o perímetro do Novo Aeroporto, num percurso de 10 quilómetros.

Informou, igualmente, que será intervencionado o troço que liga Viana Parque/cemitério de Viana/Viana sede.

Ainda que no toca a solução das vias de acesso, o administrador disse terem sido identificados, pontos de referência do Zango 5 em direcção a Via Expressa, com três pontos possíveis.

Nestes três pontos, segundo o responsável, fruto de incompreensões de algumas pessoas que foram criando neste acesso.

 

Apontou igualmente a existência de uma outra via estruturante que sai do Zango a Vila Flor até ao Cabolombo, que disse ser também preocupação para solução imediata, passando pela terraplanagem para depois encontrar outras saídas definitivas para o efeito.

‘’É deste modo que nos próximos tempos os constrangimentos das entradas e saídas do Zango para outras partes serão ultrapassados, pelo facto de se encontrar nestes pontos, uma equipa de técnicos do INEA e das obras públicas a trabalhar para solucionar o problema’’ - rematou.

Tranquilizou, entretanto, os munícipes que o trabalho de identificação, acompanhamento e mobilização já está a ser feito, tendo reconhecido ser ‘’constrangedor" o momento que se vive no Zango.

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+