Luanda – O livro “Diplomacia Digital - Uma solução para promoção da imagem de Angola”, foi apresentado esta sexta-feira, em Luanda, pelo jornalista António de Sousa.
O livro tem como objectivo promover as potencialidades de Angola no exterior e narra, numa primeira instância, os antecedentes da diplomacia angolana. Está dividido em três capítulos e possui 109 páginas.
Para o autor, o livro vai facilitar a captação de investimentos directos e de turistas, mostrando uma Angola que se está a desenvolver e com portas abertas para as pessoas de bem.
Para António de Sousa, o livro apresenta um desafio aos jovens, à comunicação social, aos diplomatas e académicos por trazer um subsídio muito importante da nova era que estamos a viver.
Governantes enaltecem a obra
O momento de vendas e sessão de autógrafo contou com a presença do governador de Luanda, Manuel Homem, do secretário do Estado para a Comunicação Social, Nuno Albinos Caldas, da embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, entre outras figuras.
Para Manuel Homem, este livro é de grande simbolismo e vem orientar a diplomacia digital angolana.
O governador salientou também que a obra irá inspirar a sociedade em geral a compreender a importância de uma governação mais digital que permite à aproximação com os cidadãos.
Por sua vez, o secretário de Estado para a Comunicação Social felicitou António de Sousa que esteve presente, durante quatro anos, no processo da construção da comunicação institucional e digital do governo na variante interna e externa.
Quanto ao livro, Nuno Caldas disse que é recomendável, sobretudo para quem está nas missões diplomáticas e estudantes, por conter noções e artigos sobre a diplomacia digital.
No seu entender, actualmente Angola está focada no novo paradigma das relações internacionais, ancorada sobretudo na diplomacia económica.
António de Sousa nasceu em Buco-Zau, província de Cabinda. Jornalista de profissão, ingressou nos quadros da Rádio Nacional de Angola em 1991 e desempenhou funções de editor, repórter, apresentador de programas, director-adjunto do Canal A, director-adjunto de Informação e assessor do Conselho de Administração.
É co-fundador da Rádio Comercial de Cabinda, repórter e apresentador de notícias na TPA em Cabinda, editor na Rádio 2000/Lubango e Rádio Huíla.
Licenciado em Relações Internacionais, António de Sousa foi também correspondente da RDP-África e Voz da América no Lubango, da BBC de Londres em Angola e da Rádio Khaya FM de Joanesburgo e director nacional de Informação. AMC/OHA