Gestores escolares recomendados a dominar normativos

     Sociedade           
  • Malanje     Sexta, 20 Agosto De 2021    19h41  

Malanje- Os gestores escolares da província de Malanje foram aconselhados, esta sexta-feira, a conhecerem os normativos para a sua devida aplicação e consequentemente melhorar os programas de ensino e aprendizagem.

Os paticipantes ao primeiro colóquio sobre os Desafios de Transformar a Instituição de Ensino numa Escola de referência recomendaram, igualmente, a observância dos pressupostos do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018/2022, antes da criação de qualquer projecto educativo, com vista a se alinhar aos objectivos do Estado angolano.

Por outro lado, os participantes ao evento concluíram haver necessidades de uma gestão participativa das escolas, de forma a que haja eficiência e transparência nesse processo, rumo a garantia de formação de qualidade para as gerações vindouras.

Consta ainda das conclusões, a necessidade de reactivação do projecto Olimpíadas de Educação Ambiental lançada em 2019, de formas a se incutir uma cultura ambiental aos estudantes.

No acto de encerramento, o vice-governador de Malanje para o sector político, social e económico, Domingos Eduardo, considerou oportuno o colóquio face a inovação que traz para o domínio da educação, pelo que apelou aos gestores escolares a materializar os processos de gestão inovadores saídos do evento.

Para tal, o responsável apontou a necessidade uma reflexão profunda dos problemas de gestão das instituições de ensino, por, na sua óptica, só assim se poderá  actuar com afinco nos aspectos tendentes ao melhoramento do sector.

O colóquio visou discutir estratégias de desenvolvimento do sector educacional na província e abordou temas como a legislação educativa angolana, desafios da função docente na sociedade do século XXI, a educação e o seu papel para o desenvolvimento da sociedade, pressupostos para a materialização de uma escola de referência e importância da alimentação escolar no processo de ensino-aprendizagem.

Decorrido sob o lema “Desafios de transformar a instituição de ensino numa escola de referência” e nele participaram membros do governo da província de Malanje, magistrados judiciais, representantes da sociedade civil e de partidos políticos, professores, gestores escolares, estudantes do ensino superiores e do ensino médio, entre outros convidados.





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