Malanje-Um lote de cerca de uma tonelada de bens alimentares, roupas e calçados usados, água mineral, detergentes e bens higiénicos, foi entregue hoje, sábado, ao Lar dos idosos do bairro Cahala, nesta cidade, no âmbito do projecto “Abraço Solidário”.
Os meios ora doados foram recolhidos pelos órgãos públicos e privados de comunicação social de Malanje nos últimos três meses e inicialmente destinavam-se as províncias do sul do país afectadas pela seca, nomeadamente Huila, Cunene, Namibe e Cuando cubango.
De acordo com o coordenador da campanha em Malanje, Matos Alberto, em função das quantidades de produtos já enviados à essas províncias e das necessidades que as instituições de caridade locais também enfrenta, a coordenação do projecto decidiu que os bens fossem doados localmente.
Os meios foram entregues formalmente à direcção do Lar, mas a gestão será feita pelo Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Gênero, que fará a distribuição aos três lares de acolhimento de idosos, por si tutelados.
A responsável do Lar da Cahala, Valentina Justo Cambela considerou oportuna a oferta, realçando que apesar de que os idosos são assistidos pelo governo, mas toda a ajuda extra vem minimizar alguma dificuldade da instituição.
Realçou que as doenças com destaque para o paludismo e dores musculares e outras decorrentes da velhice, constituem as principais preocupações dos idosos, mas tudo tem sido feito no sentido de se continuar a garantir a sobrevivência dos mesmos.
Por sua vez, o representante do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Gênero, Aguiar Salvador, disse que a distribuição dos bens aos Lares obedecerá a uma planificação, com vista a alocação de acordo com as necessidades.
A instituição controla actualmente 39 idosos, nos três lares.
O projecto “Abraço Solidário”, iniciativa do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), foi aberto em Abril deste ano, visando a recolha de donativos para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade do sul do país.
Levada a cabo pelos órgãos de comunicação social, a campanha encerra este mês e visa para além de acudir as pessoas necessitadas, promover a cidadania por via da participação social e decorre sob o lema "Somos Angola".