Negociação entre Governo e Centrais Sindicais constitui destaque da semana

     Sociedade           
  • Luanda     Sábado, 06 Abril De 2024    17h26  
MAPTSS reúne com Sindicatos
MAPTSS reúne com Sindicatos
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – O prosseguimento das negociações entre o Governo, representado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), e as centrais sindicais constituiu o destaque social da semana que hoje, sábado, termina.

Durante a negociação das exigências do caderno reinvindicativo, apresentado ao Executivo no ano passado, as partes manifestaram a disponibilidade em continuar a negociar, na busca de consensos.

O encontro, que contou com a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, terminou sem consenso entre as partes.

Em declarações à imprensa, o director nacional do Trabalho, António Estote, referiu que em fórum das negociações, o ministério manifesta as portas abertas para continuar a negociar em sede dos vários grupos de trabalho e que vai trabalhar todos os dias para evitar a greve, o último rácio das negociações laborais.

Nesta senda, reiterou que vão prosseguir as negociações com as três centrais sindicais do país, designadamente a Força Sindical, UNTA-Confederação Sindical e a Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSSILA).

Na ocasião, o porta-voz dos sindicatos, Teixeira Cândido, disse que as centrais sindicais estarão disponíveis para voltar a sentar com o governo quantas vezes forem necessárias, de modo a encontrar soluções sobre as questões que consideram de estruturantes.

Ainda nesta semana, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, disse que o país precisa de mais de mil e 800 unidades sanitárias para uma maior e melhor prestação dos serviços de saúde à população.

Ao falar na 13ª edição do Café CIPRA, que abordou a “problemática do atendimento humanizado no sector da saúde”, a governante ressaltou que deste número, 90 por cento está relacionado com os cuidados primários de saúde.

Referiu que só na província de Luanda, o sector da saúde precisa de 660 unidades sanitárias, das quais três da dimensão dos hospitais de Cacuaco e Viana, que se encontram em fase de conclusão, e as restantes para o nível primário.

O anúncio da 13ª edição do Festival do Dia Internacional do Jazz 2024, a decorrer de 30 de Abril a 1 de Maio deste ano, em Luanda, com cerca de 700 participantes, constituiu outro destaque.

Segundo o porta-voz do evento, Neto Júnior, quando apresentava a agenda do evento que vai decorrer sob o lema “amanhecer no mundo: juntos pelo crescimento inclusivo, educando pela arte”, entre os convidados destacam-se entidades públicas e privadas ligadas à cultura e arte angolana e internacional.

O festival terá a participação de 34 artistas de renome internacional, provenientes dos Estados Unidos da América, França, Israel, Portugal, Itália, Brasil, Gâmbia e Rússia, que vão actuar com artistas angolanos.

A 13ª edição visa comemorar as festividades do estilo musical, que se assinala mundialmente no dia 30 de Abril, e promover a cultura de paz. É uma realização do Projecto ResiliArt Angola e resulta da parceria entre a UNESCO, a American Schools of Angola (ASA) e o Governo de Angola, por meio da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência.

Nesta semana, uma delegação angolana participou, na cidade de Brasília (Brasil), da reunião técnica do G20 sobre o clima que abordou, entre outros temas, a mobilização de recursos e as mudanças climáticas.

Na reunião que apreciou ainda os planos de transição dos países, suas externalidades associadas, percepção de riscos e fluxos financeiros, a delegação angolana foi orientada pela secretária de Estado para Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Paula Francisco Coelho.

O plano de trabalho da força tarefa e o papel dos bancos de desenvolvimento foram também analisados no evento, que teve a duração de dois dias.

O G20 ou Grupo dos 20 é um fórum de cooperação económica internacional que surgiu em 1999 e reúne as principais economias desenvolvidas e subdesenvolvidas do mundo. O mesmo é formado por 19 países e pela União Europeia.

Na vertente cultural, a Banda Movimento foi homenageada, no palco do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, no quadro do Programa Muzongué da Tradição.

O evento contou com a participação dos músicos Dom Caetano, Augusto Chakaya, Fiel Didi, Clara Monteiro, Yuri da Cunha, Robertinho, Moniz de Almeida, Suzanito, António Paulito e Augusto Varela.

Na primeira edição da temporada 2024, realizada a 11 de Fevereiro último, os grupos musicais “Os Kiezos” e “Os Jovens do Prenda” foram os homenageados do programa que acontece mensalmente.

Já o músico angolano Eddy Tussa lançou, na Praça da Independência, em Luanda, o seu CD “Príncipe do Semba”, que conta com a participação da artista Madrelena.

De acordo com Eddy Tussa, o "Príncipe do Semba” serve para mostrar o trabalho que tem desenvolvido ao longo dos anos e comporta 15 faixas musicais. OHA





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


Notícias de Interesse

+