Nhârea e Chinguar completam anos com desenvolvimento considerável

     Sociedade           
  • Bié     Terça, 15 Agosto De 2023    12h23  
Vista parcial do município do Chinguar
Vista parcial do município do Chinguar
Bié: Vista parcial do município do Chinguar

Cuito - Os municípios de Nhârea e Chinguar, província do Bié, completam hoje, terça-feira, 15 de Agosto, 58 e 51 anos de existência, respectivamente, desde que passaram à categoria de cidade, com um registo considerável em termos de desenvolvimento socioeconómico.

Localizado a 175 quilómetros a Norte da ciidade do Cuito, Nhârea foi elevada em 1965 à categoria de conselho administrativo, e a sua sede à categoria de vila, através da Reforma Administrativa Ultramarina do então regime colonial.

Reza a história que os primeiros europeus a estabelecerem-se no território foram os comerciantes holandeses em meados do século XIX. Na altura, Nhârea já era uma povoação comercial pertencente ao posto administrativo do Andulo.

Os primeiros portugueses que se interessaram com Nhârea instalaram-se na embala Candembe, em 1893.

O primeiro contingente aumentou com a chegada dos portugueses Garcia, Zeferino, Madureira, que fundaram o primeiro Posto Administrativo, actual comuna da Gamba.

Este município, que ficou completamente destruído em função da guerra que o país viveu, começou a renascer das cinzas tão logo que se alcançou a paz efectiva, em 2022, principalmente na última década.

Só nos últimos cinco anos, por exemplo, foram inaugurados 12 quilómetros de estradas asfaltadas, que ligam a sede de Nhârea com 29 ruas principais da municipalidade.

Com nova imagem, esta região, que é rica em recursos minerais, sobretudo diamantes, constitui um encanto para quem a visita hoje, na medida em que ainda se verifica, além do tapete asfáltico, sinalização vertical e horizontal, a rede de esgoto, lancis, passeios laterais, entre outros.

Há ainda nesta municipalidade um grupo gerador de 128 KVA, que tem vindo a contribuir na iluminação pública com 265 postes, colocados num eixo de 12 quilómetros da sede municipal.

O Ministério da Energia e Água entregou ainda, em 2022, um grupo gerador de mais de mil KVA, com vista a aumentar a oferta.

A ideia do Governo é alterar o actual cenário da Nhârea, onde, dos 10 mil consumidores cadastrados, apenas 5 por cento beneficiava desse bem.

Por outro lado, as entidades governamentais já retomaram o programa de expansão e ampliação de média tensão, com previsão de entrar em funcionamento este ano, com maior número de famílias abrangidas, incluindo dos bairros e da sede municipal.

Na mesma senda, segundo o Ministério vai reforçar com mais de 30 candeeiros públicos, bem como será reabilitada a rede danificada.

Nesta altura, a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade efectuou já um diagnóstico dos grupos gerados das comunas da Lúbia, Gamba, Caieie e Dando, para possível recuperação, caso necessário.

Este município conta também com um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, que entrou em funcionamento em Março de 2019, com capacidade de bombear 220 metros cúbicos por hora. Possui ainda 186 ligações domiciliares, dos mais de 90 mil habitantes.

As autoridades governamentais projectam mais ligações domiciliares nos demais bairros do casco urbano, reduzindo, assim, a dificuldade que as famílias enfrentam.

Já nas comunas como Dando, Caieie, Gamba e Lúbia, as autoridades instalaram pequenos sistemas que em média abastecem perto de 800 ligações domiciliares, erguidos no âmbito Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

Ainda nestas comunas, os pequenos sistemas de água potável estão assegurados com chafarizes públicos, bem como furos de água potável para as aldeias mais longínquas.

Na saúde, esta região ganhou em 2022 um hospital reabilitado e ampliado com capacidade de 120 camas, contra as 80 que existiam, orçado em mais de trezentos milhões de kwanzas, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Com a reabilitação e ampliação, o Hospital Municipal de Nhârea tem agora bloco operatório, Raio X, estomatologia, pediatria, medicina, cirurgia, salas de consultas, observação, banco de urgência, hemoterapia e laboratórios, atende também populares do Andulo, Malange, Camacupa e outros.

A infra-estrutura conta ainda com serviços de optometria, planeamento familiar, salas de parto, maternidade, esterilização, morgue, farmácia, transfusões, salas de espera, sanatório, sistema de vídeo-vigilância.

Apesar disso, necessita de seis médicos especializados em cirurgia, para assegurar o funcionamento do bloco operatório.

Além de cirurgiões, esta unidade sanitária precisa igualmente de três médicos especializados para ecografia e igual número para oftalmologia, para acudir essencialmente as gestantes e pacientes com problemas de visão (olhos).

Na Educação, no ano lectivo findo, o sector matriculou 40 mil e 360 alunos, da iniciação até a 13ª classe, que foram assegurados por quatro mil e 213 professores em 168 escolas.

Para saudar os 58 anos de existência, que se comemora sob lema “Nhârea, Apostando na produção Local”, estão previstas várias inaugurações, actividades recreativas, desportivas, feira, músico-cultural, palestras, colóquios, entre outras.

Já o município do Chinguar completa hoje 51 anos de fundação, desde que foi elevado à categoria de cidade, em 1972.

Situado a 75 quilómetros a sudoeste do Cuito, capital do Bié, esta região tem uma extensão de 3.054 quilómetros quadrados.

Anteriormente era denominado Nguali (perdiz), nome de uma aldeia e do antigo soba e caçador da área.

A localidade foi fundada em 1810, quando da chegada dos primeiros portugueses, provenientes da Embala Chyundu, área adstrita ao actual município de Cachiungo (ex-Bela Vista), administrativamente pertencente à província do Huambo.

O município conta com uma população estimada em mais 130 mil habitantes, que se dedicam essencialmente à actividade agrícola, distribuídos, além da sua sede, pelas comunas do Cutato e de Cangote.

Administrativamente, faz fronteira a sul com o município do Chitembo, a sudoeste com o Cuito, a oeste com o Cachiungo (Huambo) e a norte com o Cunhinga.

O Chinguar também verifica um crescimento nos últimos dez anos, com a implementação dos Programas de Investimentos Públicos (PIP), Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e o Combate à Pobreza (PIDLCP).

A nível do PIIM, por exemplo, ao município foi alocado um valor de um mil milhão, 775 milhões 423 mil 640 kwanzas e 16 cêntimos, para dez projectos.

Entre as obras acabadas destaque para a construção de infra-estruturas integradas na sede municipal, terraplanagem de 26 quilómetros da sede municipal à comuna do Cutato, mesmo trabalho feito na localidade de Cangala até à comuna de Cangote e a construção de escolas de 12 salas.

Quanto ao PIDLCP, foram aprovados 50 em 2022, projectos, avaliados em 356 milhões, 467 mil e 791 kwanzas.

A execução desses programas tem proporcionado à população maior assistência medicamentosa pelas 17 unidades sanitárias do município, sobretudo no combate e prevenção de doenças como a malária, febre tifóide, campanhas de vacinação de rotina, visando a imunização e redução de doenças infecciosas.

Actualmente, o município controla 160 escolas e mil 470 professores.

Já no sector da saúde, o município do Chinguar ganhou no final do ano passado um hospital municipal reabilitado e ampliado, orçado em mais de 90 milhões.

O hospital municipal do Chinguar, erguido em 1963, foi ampliado para 75 camas de internamento, contra as cinquenta anteriormente existentes, propiciando serviços dignos à população dos municípios do Chinguar e Cachiungo, da vizinha província do Huambo.

A unidade, totalmente apetrechada com equipamentos de ponta, garante serviços de bloco operatório, Raio X, estomatologia, laboratório, radiologia, sanatório e um edifício administrativo.

Os trabalhos são assegurados por dois médicos e 32 enfermeiros.

Apesar dos avanços, são necessários pelo menos mais 600 profissionais, entre médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, para responder à demanda na circunscrição, onde as doenças mais frequentes são a malária, diarreicas aguda, respiratórias baixas e altas, diabete e hipertensão arterial.

Neste momento são controladas 17 unidades sanitárias, das quais um hospital, dois centros de saúde, 13 postos de saúde, um centro materno infantil, asseguradas por 172 trabalhadores, entre médicos, enfermeiros e administrativos.

Quanto ao turismo, as oito ombalas existentes no município têm potencial turístico, com maior destaque para a do Chimbango, onde se encontra o morro Chimbango, por sinal o ponto mais alto do Bié.

Para celebrar esta data, que decorre sob lema “Chinguar, Vida e Força, Rumo à Prosperidade, estão preparadas várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, de entre as quais a Feira Municipal da batata rena e do milho.JEC/PLB





Fotos em destaque

Parque fotovoltaico do Luena entra em funcionamento com potência de 25.3 megawatts

Parque fotovoltaico do Luena entra em funcionamento com potência de 25.3 megawatts

Sexta, 24 Maio De 2024   09h16

Polícia destrói no Luvo jangadas utilizadas para contrabando de combustível

Polícia destrói no Luvo jangadas utilizadas para contrabando de combustível

Sexta, 24 Maio De 2024   08h57

Segurança Social das Forças Armadas investe na criação de gado

Segurança Social das Forças Armadas investe na criação de gado

Sexta, 24 Maio De 2024   08h36

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

ECOAngola lança projecto ambiental “60min ECO”

Domingo, 19 Maio De 2024   08h05

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Telemedicina reduz evacuações no hospital do Cuvango

Domingo, 19 Maio De 2024   07h57

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Huíla declara fim da peste suína e levanta cerca sanitária à Humpata

Domingo, 19 Maio De 2024   07h53

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Estudantes da UJES do Huambo inventam dispositivo de segurança de recém-nascidos

Domingo, 19 Maio De 2024   07h50

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Mais de cem alunos do Liceu Eiffel beneficiam de bolsas externas no Cunene

Domingo, 19 Maio De 2024   07h47

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Sector da Saúde vai admitir mais de 900 profissionais no Cuanza-Sul

Domingo, 19 Maio De 2024   07h43

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Vila do Calai (Cuando Cubango) celebra 62 anos com foco no turismo transfronteiriço

Domingo, 19 Maio De 2024   07h38


+