BPC perde monopólio sobre pensionistas

  • Bpc
Luanda – Os reformados poderão, nos próximos tempos, escolher bancos diferentes do BPC para receber suas pensões, anunciou, nesta sexta-feira, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

José de Lima Massano fez essas declarações quando prestava esclarecimentos aos deputados à Assembleia Nacional, sobre a proposta de Lei do Regime Geral das Actividades das Instituições Financeiras.

Segundo o gestor, está criada uma equipa de trabalho em conjunto com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), no sentido de haver a tal desconcentração tão logo haja condições operacionais.

“Não faz sentido termos os pagamentos das pensões num único banco, os pensionistas têm de ter o direito de escolher onde querem receber os seus valores”, referiu.

Neste sentido, os pensionistas terão de solicitar, junto do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), que suas contas de pensionista sejam domiciliadas em outros bancos.

As grandes dificuldades dos pensionistas têm a ver com as enchentes que se regista constantemente nas agências bancárias do BPC, bem como a falta de liquidez, sobretudo no último trimestre de cada ano.