Malanje- O reitor da Universidade Lusíada de Angola, Mário Pinto de Andrade, destacou hoje, quinta-feira em Malanje, o papel das Universidades na construção de conhecimentos e preparação dos humanos para fazer face ao desenvolvimento e crescimento económico do país.
De acordo com o académico, as referidas unidades orgânicas desempenham uma função preponderante na qualificação do capital humano, através da oferta de educação de qualidade e treinamento dos estudantes, aspectos que concorrem para a edificação de sociedades cada vez mais sólidas e desenvolvidas.
O reitor fez essa afirmação durante o I Colóquio do Instituto Politécnico de Malanje da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) sobre os “Desafios das políticas públicas para o desenvolvimento humano”, decorrido nesta cidade.
Ao dissertar o tema, Mário Pinto de Andrade reiterou que o recurso humano constitui o factor chave para o desenvolvimento e crescimento da economia nacional, daí que as Universidades devem continuar a investir em tecnologias que permitam a administração de cursos e formações de qualidade.
Realçou que o desenvolvimento de habilidades técnicas e de conhecimentos especializados, são uma das principais funções das Universidades e estes concorrem para a redução dos problemas sociais que o país enfrenta.
Frisou que Angola enfrenta uma série de factores que condicionam o desenvolvimento, como o alto nível de pobreza e de desemprego, bem como desigualdades sociais, problemas cuja solução passa também pelas Universidades.
Entretanto, apelou para atenção aos desafios das políticas públicas para o desenvolvimento humano.
Por sua vez, o reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM), Eduardo Ekundi, apontou a expansão de cursos formativos como sendo aposta da instituição para os próximos tempos, como forma de preparar cada vez mais jovens para os diferentes desafios de desenvolver o país nas várias vertentes.
Disse que os projectos estão inicialmente em fase de aprovação a nível do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, prevendo-se a concretização a partir do próximo ano académico.
O Colóquio com duração de apenas um dia, visou analisar a vida académica estudantil do Instituto Politécnico de Malanje e do país, entre outros aspectos e nele foram discutidos temas como o desenvolvimento humano em Malanje, perspectivas e fundamentos sociológicos e a diversidade cultural angolana-uma perspectiva futura do processo de ensino e aprendizagem no Instituto Politécnico.
A avaliação de políticas e programas públicos em Angola-um olhar ao programa de transferências sociais monetárias “Kwenda”, bem como o uso de plantas com fins medicinais no bairro Ritondo em Malanje e expectativas recíprocas entre professor e alunos na sala de aulas no ensino superior público e privado em Angola, constam igualmente dos temas.
O evento contou com a participação de académicos das unidades orgânicas afectas às URNM e Lusíada de Angola, membros do governo e intelectuais. NC/PBC