Programa de Tecnologia visa aumento da literacia digital

     Sociedade           
  • Luanda     Segunda, 18 Julho De 2022    08h26  
Instalações da Incubadora Tecnológica Digital
Instalações da Incubadora Tecnológica Digital
Francisco Miúdo

Luanda – O Programa da Inovação e Transferências de Tecnologia, lançado pelo Executivo, visa o aumento e banalidade da literacia digital e a promoção do desenvolvimento da economia real e do país de uma forma geral, de forma sustentável e moderna.

A ideia tem como foco o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e na transferência de tecnologia, mediante parcerias com diferentes instituições, públicas e privadas, destinado as instituições e aos milhares de angolanos de todas as idades, em todo o país.

O programa tem alcance nacional de modernização tecnológica e inovação e de inclusão digital e é coordenado pelo ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em colaboração com os ministérios da Economia e Planeamento e da Indústria e Comércio, no âmbito da estratégia de reforço e ampliação de inovação e desenvolvimento tecnológico.

A estratégia do Governo Angolano, com este programa, é o aumento e banalidade da literacia digital, bem como a promoção do desenvolvimento da economia real e do país de uma forma geral, de forma sustentável e moderna.

Um dos principais benefícios da inovação e transformação tecnológica, é a redução de gastos para a realização de certa tarefa, a melhor e maior utilização do tempo e a facilidade na realização das tarefas.

As novas tecnologias têm permitido que processos e formas de trabalho, estudo, e não só, sejam automatizados e feitos de forma mais eficiente, o que elimina erros manuais e diminui o tempo necessário para a execução de diversas actividades.

No geral, a inovação tecnológica tem permitido o aumento da produtividade com menos recursos, mas com resultados para todos e progressivos.
Aliado a programação de transformação tecnológica e inovação, o Executivo angolano, projectou a criação de infra-estruturas para o desenvolvimento científico e tecnológico e com isso, mas não só, estimular e promover a inovação e a criatividade nas Universidades.
 
No conjunto de projectos concluídos e em curso, realce para a construção de um Parque de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia de Luanda, que inclui especialidades diversas de engenharia e modelo de gestão.
  
À luz das metas do programa de transformação tecnológica e inovação, no período de 2018 - 2021, foram criados 45 projectos de inovação de start-ups/spin-off ou empresas em Instituições do Ensino Superior em todo o país.

Destaque para O Digital. AO e a incubadora tecnológica, que para além de facilitar a regularização de sites e de assegurar a existência de aplicativos informáticos, tem permitido reforçar as competências de start ups, através do seu mecanismo de incubação bem como de treinamento e acompanhamento de centenas de iniciativas empreendedoras.

As mediatecas constam das iniciativas, que conta com mais duas mediatecas fixas, Malanje e Bié, perfazendo 10 fixas e seis móveis, e tem permitido a inclusão digital de milhares de jovens.

Comunicação Social

Nos últimos cinco anos, Angola melhorou a sua posição no Ranking sobre a Liberdade de Imprensa do mundo, desenvolvido e promovido pela ONG “Repórter sem fronteiras”.

De um total de 180 países em todo o mundo, Angola ocupa a posição 99.
  
Neste quinquênio governativo, com esforço complementar,  o Executivo olhou para a RNA, a TPA, Edições Novembro e a Angop, como veículos públicos indispensáveis para a concretização da sua estratégia e programas de desenvolvimento.

O qualificador profissional, que vem dignificar a condição social e valorização da classe é hoje uma realidade em todo o país.

A intensidade em termos formativos operadas pelo Cefojor tem permitido o aumento e melhoria das competências dos jornalistas angolanos.

Brevemente o sector terá um fundo Social - o tempo de reforma poderá assim ser aproveitado de forma mais cómoda, tranquila e alegre por parte dos jornalistas.

De 2018 a 2022, 85% dos aglomerados populacionais do território nacional beneficiam de cobertura do sinal de rádio, assim como nas comunas e municípios.

No mesmo período, a percentagem de aglomerados populacionais do território nacional com cobertura do sinal de televisão, alcançou 78%.

A TPA, mais moderna, está a ir mais longe com os seus três canais: TPA1, TPA2 e, a partir de agora, a TPA Notícias.

Telecomunicações

Os investimentos na tecnologia 5G estão impulsionar o progresso, diversificação e modernização da indústria do  país.

A Televisão Pública de Angola, através do sinal em alta definição (HD), mas também a Rádio Nacional de Angola, através do streaming de todos os seus canais, resultam também, deste investimento na tecnologia 5G que o Governo de Angola fez e tem procurado reforçar de forma permanente.
 
O objectivo aqui é melhorar a situação de vida dos angolanos: facilitar e tornar acessível o acesso as comunicações, facilitar e normalizar o acesso aos serviços públicos em todos os sectores da vida, reduzir o tempo de espera e o número de documentos, ir eliminando factores promotores da corrupção, do suborno, e da garantia de vantagens.
   
 O panorama das comunicações electrónicas em Angola ganhou novo impulso com a extensão do cabo de fibra óptica em quase todo território nacional e com a entrada de um novo operador de telecomunicações, a Africell.

 O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social está amplamente envolvido na implementação, desenvolvimento e promoção do programa do Governo sobre a modernização e transformação tecnológica do país.
  
Com a instalação e funcionamento do cabo de fibra óptica, procura-se tornar os serviços de telefonia, de internet e não só, em todo o país, com mais qualidade, maior velocidade e mais barato.
 
Para o manuseamento destas tecnologias de ponta e algo complexa, ainda, o Executivo angolano leva a cabo um amplo programa de formação, capacitação, treinamento, actualização de quadros angolanos, no interior e exterior de Angola.
 
Formações estas ministradas algumas delas nos mais categorizados e prestigiados centros de tecnologias e treinamento no estrangeiro, como França, Inglaterra, Estados Unidos da América, entre outros, incluindo a formação e capacitação em tecnologia espacial.

Nos últimos cinco anos, o Gabinete de Gestão do Plano Espacial Nacional formou, na área de engenharia e tecnologia espacial, 67 especialistas, sendo cinco do nível de Doutoramento, 13 do nível de mestrado, 41 no nível de licenciado, três bacharéis e cinco de nível técnico, muitos deles com distinção, tornando Angola, hoje, uma referência na região ao nível de competências na área espacial.
 

 





Fotos em destaque

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Domingo, 24 Março De 2024   17h22

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Domingo, 24 Março De 2024   17h17

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Domingo, 24 Março De 2024   17h12

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Domingo, 24 Março De 2024   17h04

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Domingo, 24 Março De 2024   16h52

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43


+