Projecto “Jovens Construindo o Futuro” gera 250 novos postos de trabalho

     Sociedade           
  • Bié     Quarta, 14 Fevereiro De 2024    15h35  
Secretário executivo do CPJ no Bié, Faustino Sassango
Secretário executivo do CPJ no Bié, Faustino Sassango
Jilmar Chitondua

Cuito – Duzentos e 50 novos postos de trabalho directo e indirecto foram criados na província do Bié, no quadro da implementação, desde 2022, do projecto denominado “Jovens construindo o Futuro, uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

Os dados foram prestados hoje, quarta-feira, pelo secretário Executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) do Bié, Faustino Ângelo Sassango, tendo explicado que os referidos postos de trabalho resultaram da distribuição de kits profissionais a 117 jovens.

Faustino Ângelo Sassango falava, em declarações à ANGOP, na antevisão da abertura do ano político associativo 2024 do CNJ, a realizar-se de 26 a 28 deste mês, na cidade do Cuito, cujo acto será presidido pelo seu líder, Isaías Calunga.

Conforme o responsável, antes da distribuição dos kits, entregues no quadro da política do auto-emprego e combate ao desemprego juvenil, os beneficiários foram capacitados, durante sete dias, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), em matéria de gestão de pequenos negócios, de modo a garantir a sustentabilidade dos seus projectos.

Na sua visão, o número de empregos criados demonstra o nível de eficiência e de eficácia do programa, de carácter sequencial, prevendo beneficiar outros jovens na província do Bié.

Ainda a par destes, fez saber que 30 jovens agricultores, organizados em três cooperativas agrícolas, com dez cada, estão a beneficiar de apoio técnico e imputes agrícolas, no âmbito da implementação, há dois anos, do Programa de Apoio à produção Nacional (PROJAPROM).

Dos mesmos, acrescentou, dez são da cooperativa Meta Jovem do município do Chinguar, igual número da ABC Jota do Cunhinga, e os restantes dez da Pro-horta do Cuito.

No total, disse estarem cadastradas 16 cooperativas, das quais nove já devidamente legalizadas.

A nível da província revelou prever-se a constituição de 300, que poderão se beneficiar de mil hectares de terras aráveis para a produção nos nove municípios, sendo que 600 já estão disponíveis.

Depois da conclusão do processo de constituição das mesmas organizações, referiu que o CPJ vai, igualmente, trabalhar na viabilização da remessa das cartas de solicitação ao financiamento junto do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).

Disse ainda estar a ser executado nesta província o projecto de avicultura, com o apoio do Gabinete da Agricultura e Pesca, bem como dos serviços locais de veterinária, que, entre os vários beneficiários, destaca-se três jovens avicultores, que têm registado um rendimento mensal de mais de um milhão de kwanzas.

Projecto de formação financeira e de cidadania

Na ocasião, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) do Bié, Faustino Ângelo Sassango, informou que se prevê lançar, este ano, um novo projecto virado para o reforço da educação cívica e literacia financeira da juventude.

Esclareceu que o mesmo será desenvolvido em vários eixos, como SOS cidadania, que augura mobilizar as instituições religiosas, a criação de incubadoras de empregos e a formação técnico profissional dos jovens, assim como do eixo do ambiente, de modo a convidar a juventude a contribuir na melhora do saneamento básico e a plantação de árvores na região.

Acrescentou que o mesmo terá a vertente da doação de sangue, designado salvar vidas, onde se prevê a criação, numa primeira fase, de 50 brigadas compostas por igual número de doadores, nos municípios do Cuito, Chinguar e Cunhinga.

No domínio da prevenção e combate à delinquência juvenil, bem como das consequências da sinistralidade rodoviária, informou que será criado o Jango de valores, com o objectivo de apelar essa franja da sociedade a se abster das más práticas, assim como ao lançamento da rede de combate à delinquência nas instituições escolares.

Questionado sobre o funcionamento do CPJ no Bié, Faustino Ângelo Sassango considerou satisfatório, salientando a boa relação existente entre as organizações filiadas, tendo, no entanto, apontado a falta de instalações para as sedes das mesmas como principal dificuldade.

Quanto à situação da juventude biena, referiu o índice elevado de desemprego, o difícil acesso à habitação e a pouca abrangência da formação técnico profissional em alguns municípios do interior da província como as que mais preocupam a sua organização.

Para se ultrapassar as mesmas situações, adiantou que a organização tem apresentado ao Governo da província várias propostas, como a entrega de lotes em zonas infra-estruturadas, para a auto-construção dirigida, bem como a criação de mais escolas e centros de formação técnico-profissional, para que os jovens possam enveredar ao empreendedorismo.

Sobre a abertura do ano político associativo, fez saber que a província se prepara da melhor forma possível, uma vez que será a primeira vez que o presidente Isaías Calunga cumprirá uma jornada de trabalho ao Bié, desde que assumiu o cargo.

Disse que o programa reserva várias actividades, como movimentos culturais, desportivos, solidariedade, assistência social, plantação de árvores visitas a locais turísticos e institucionais, entre outras.

O CPJ no Bié, com representantes nas sedes municipais, comunais e de bairros por se constituir, controla mais de 300 associações juvenis filiadas, entre políticas, desportivas, religiosas, culturais e filantrópicas.KKY/PLB





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+