Caála – Uma delegação do sector da educação da província do Cunene encontra-se desde hoje, quinta-feira, no município da Caála (Huambo), para uma visita de troca de experiência com os quadros locais.
A comitiva composta por quadros das direcções municípiais da educação do Ombadja, Cahama e Curoca vai, durante dois dias, manter encontro com responsáveis e agentes do sector da Caála e visitar alguns estabelecimento de ensino.
De acordo com o coordenador da comitiva do Cunene, João Luís, a partilha de visões temáticas sobre o funcionamento das Zonas de Influencia Pedagógicas (ZIP), administração de aulas no ensino primário, I e II ciclos para a formatação de resultados positivos vão marcar os encontros com a delegação local.
O responsável, que falava à imprensa no final do encontro de cortesia com o administrador da Caála, Ruben Isaias Etome, informou que o programa reserva ainda visitas a uma escola na comunidade urbana e noutra na zona rural naquele município.
Fez saber a expedição, que termina na Caála, teve início no município do Lobito (Benguela), com a intenção de consolidar as técnicas de ensino e colher experiências no sector.
Referiu que os resultados académicos satisfatórios e os níveis de organização nas áreas administrativas, que permitem a consolidação do sector pedagógico nesses municípios, com realce para o da Caaála, constituiram as principais razões na escolha para a realização das visitas.
Por sua vez, o administrador municipal da Caála recomendou aos directores da educação dos municípios das duas províncias a concentrar esforços e estratégias de desenvolvimento do ensino primário, visando a promoção da qualidade educativa e académica nas unidades escolares.
O município da Caála controla 127 e 756 alunos instruídos por dois mil e 127 professores distribuídos nas comunas da Catata, Cuima, Calenga e comuna sede, ao passo que o Ombandja, um dos municípios do Cunene, tem 48 mil e 380 alunos.
O processo de ensino é assegurado por mil e 219 professores colocados em toda extensão territorial desta região.