Ondjiva- Cerca de quatro mil efectivos dos diferentes órgãos da delegação do Interior, da polícia militar, das empresas privadas de segurança e do sistema de auto proteção estão mobilizados para garantir a ordem e tranquilidade pública durante a quadra festiva na província do Cunene.
A informação foi avançada este sábado pelo Delegado do Interior e comandante da Polícia Nacional no Cunene, comissário António Ribeiro, na cerimónia de apresentação das forças e meios, na qual solicitou maior postura e actuação pedagógica e respeito pelos cidadãos.
Segundo o oficial comissário, o período festivo é caracterizado pelos exageros e muitos vão procurar interromper o sucesso de outras famílias, tendo exortado os efectivos a redobrar esforços com vista a repor a tranquilidade pública.
Referiu que as forças estão em prontidão para o asseguramento que se exige do natal e transição de ano, mediante ao patrulhamento apeado, motorizado, auto e, em alguns casos, a cavalo e cinotecnico para protecção das pessoas e seus bens.
Orientou os efectivos a não importunar os cidadãos sem razões plausíveis e, para o efeito, apelou a denúncia dos efectivos que agirem de forma contrária.
Lembrou que os serviços de acessórios jurídicos estão prontos para receberem queixas de mal actuação, comportamento e maus tratos protagonizados pelos órgãos de Defesa e Segurança.
Para as empresas de segurança, exortou maior vigilância para contrapor qualquer intento de assaltos ou agressões que muitas das vezes acabam em mortes.
Relativamente aos eventos de passagem de ano, disse que os promotores de festas de Réveillon com pirotecnia autorizadas não terão problemas porque passam por uma fiscalização atempada dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros de modo a evitar situações anómalas nesta época.
A actividade ficou marcada igualmente pela demonstração de forças e meio no centro urbano e bairros periféricos da cidade de Ondjiva, bem como a distribuição dos efectivos nos diversos territórios operacionais. FI/LHE/DC