Malanje- Trezentos alunos do ensino primário das aldeias de Cangongo, Canda, Dala Dungue e Buaca, no município de Calandula, beneficiaram hoje de material didáctico diverso, uma oferta da operadora de telefonia móvel UNITEL.
O gesto enquadra-se no âmbito da responsabilidade social da empresa e visa minimizar as dificuldades que as crianças enfrentam e contribuir na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
A par disso, foi inaugurada uma sala de aula do I ciclo na aldeia de Buaca, que vai albergar 45 crianças, que doravante deixarão de percorrer 90 quilómetros a pé para estudar na aldeia de Cangongo.
Na ocasião, a responsável para área social da UNITEL, Cecília Fernandes, disse que a doação composta por livros, cadernos, lápis, pastas e borrachas, foi arrecadada durante uma campanha de beneficência protagonizada pelos colaboradores da UNITEL no período de Dezembro de 2019 a Janeiro de 2020.
Relativamente a sala de aula, disse ser a concretização de uma promessa feita pela operadora há alguns anos, acrescentando que têm sido ainda construídos imóveis sociais como centros de saúde e furos de água para ajudar a população dessas aldeias.
Anunciou que a UNITEL vem apoiando há algum tempo, 200 famílias camponesas com meios agrícolas para o fomento da agricultura familiar.
Por sua vez, o administrador municipal de Calandula, Mateus Vunje agradeceu o gesto da UNITEL e considerou que a sala de aula ora oferecida, para além de reduzir a distância dos petizes, vai permitir tirar outras crianças fora do sistema de ensino.
Enquanto isso, os beneficiários enalteceram as ofertas e se comprometeram em cuidar da sala de aula, com vista a servir para outros alunos no futuro. RM/NC/PBC