World Vision assegura saneamento básico às escolas

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  • Cunene     Quarta, 08 Fevereiro De 2023    16h25  
Latrina comunitário na província do cunene
Latrina comunitário na província do cunene
José Cachiva-ANGOP

Ondjiva - Cinquenta latrinas estão a ser instaladas em cinco escolas do ensino primário do município de Ombadja, província do Cunene, com objectivo de combater as doenças tropicais e garantir a higiene nas instituições escolares.

A acção enquadrada no Projecto de Intervenção Comunitária de Água, Saneamento e Comunicação (Wash), está a ser implementada nas escolas primárias das comunidades de Okalongo, Tchawana, Tchilau , Kassandja e Ombala yo Mungo.

O facto foi informado está quarta-feira à ANGOP, pelo coordenador da World  Vision Armindo Sambambi, realçando que o projecto financiado pelo Fundo das nações unidas para Infância (UNICEF) teve iniciou em Novembro de 2022, visa  garantir espaço para higiene para acudir às necessidades básicas dos alunos e professores.

Esclareceu que a Organização das Nações Unidas aconselha que as meninas e rapazes devem ter latrinas separadas, uma vez que, estudos revelam que uma das causas de absentismo feminino é a falta de condições de higiene menstrual nas escolas.

Com o prazo de execução de seis meses, disse que a estratégia é apoiar o governo, no sentido de minimizar o problema de espaço para higienização íntima, onde foram importadas 50 latrinas pré-fabricadas provenientes da África do Sul.

Neste momento, disse que decorre o processo de montagem e instalação das latrinas que vão beneficiar aquelas escolas das comunidades que não dispõem destes serviços.

Armindo Sambambi disse que a par das latrinas o projecto permitiu a reabilitação de quatro furos de água subterrânea, dos cinco furos previstos, no intuito de garantir o abastecimento de água às escolas.

A estratégia, acrescentou dar acesso à água à escola e respectivas latrinas de maneira a ver melhorada o saneamento básico, pois o  deficiente saneamento do meio pode colocar em perigo a saúde pública.

Nesta senda, realçou que o projecto permitiu a formação de cinco grupos encarregues na gestão da água e saneamento, assim como de clubes escolares composto por alunos, professores e comunidade, de modo a velar pela manutenção dos furos e cuidar dos equipamentos montados.

 





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