Zaire tem reforço de novos autocarros

Mbanza Kongo – Onze novos autocarros com capacidade de transportar 62 passageiros cada começam a circular a partir do próximo mês de Dezembro deste ano, anunciou esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, o chefe de departamento do Gabinete Provincial do Zaire dos Transportes e Mobilidade Urbana, Francisco Isabel.

Adquiridos pelo Executivo angolano, no âmbito da normalização do sistema de transporte colectivo de passageiros, os meios rodoviários vão reforçar a primeira frota (um total de 11 autocarros) que operam na região, desde Março último.

A serem distribuídos por via de um concurso público, os novos autocarros têm um custo de 58 milhões, 354 mil e 933 Kwanzas cada, reembolsáveis em três anos, com uma prestação de 461 mil e 976 Kwanzas/mês, sendo dois milhões, 917 e 746 Kwanzas deverão ser pagos no acto do levantamento.

De acordo com o responsável, o processo encontra-se em fase de negociação entre o Gabinete Provincial dos Transportes e as Administrações Municipais para a mobilização dos interessados a participar no concurso público que inicia na próxima semana.

No entanto, a fonte desmentiu as informações postas a circular nas redes sociais, segundo as quais esses novos autocarros adquiridos já foram usados a partir do país de origem (Brasil).

Os novos autocarros estarão a fazer rotas urbanas, enquanto os primeiros fazem intermunicipais.

No primeiro concurso público realizado no princípio do presente ano para a atribuição dos primeiros autocarros em circulação, três dos quatro vencedores beneficiaram de três autocarros cada e outro recebeu dois veículos.

A província do Zaire tem uma população estimada em mais de 500 mil habitantes distribuídos pelos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Nóqui e Tomboco.

 

ANGOP/DA/JL

 

nnnnn