Angola inscreve 15 projectos na feira internacional de invenções

     Tecnologia           
  • Luanda     Terça, 12 Outubro De 2021    19h45  
Imagem ilustrativa do vírus sar cov-2
Imagem ilustrativa do vírus sar cov-2
Divulgação

Luanda - Angola inscreveu 15 projectos na 72ª edição da Feira de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA) 2021, a decorrer em Nuremberga, cidade do Estado alemão da Baviera, de 4 a 7 de Novembro deste ano.

O evento privilegiará as criações sobre o combate e prevenção à Covid-19.

Os projectos inscritos, na sua maioria, são da Universidade Agostinho Neto (UAN) e da Universidade Metodista de Angola (UMA). Há também projectos da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, SEAKA – Casa de Caminho Andre Luiz e do Colégio Eliada, entre eles existem projectos compartilhados.

Eis os projectos inscritos na IENA 2021:

O SIRAC, da Uninet -UAN, retrata a dificuldade para o controlo e a contenção da propagação da Covid-19 no mundo, que trouxe à tona a fragilidade dos sistemas de saúde e da capacidade de resposta a esta pandemia.

A concepção e implementação de um Sistema Integrado de Rastreio e Assistência da Covid-19 (SIRAC), baseado no conhecimento científico actual na área da saúde sobre os sintomas mais frequentes e tratamento da Covid-19, é fortemente justificado como meio de prevenção e controlo da propagação do vírus (SARS- COV-2), aliviando assim a sobrecarga das instituições sanitárias.

KUBAHNA – é um projecto de doação online. É do Investigação & Inovação Tecnológica (I&IT) e o Departamento de Ciências da Computação da UAN. A criação fala da situação prolongada da pandemia Covid-19, que o deixou muitas pessoas na pobreza.

A plataforma Kubahna visa ligar as pessoas e instituições que querem fazer as doações a pessoas necessitadas de bens em espécies.

 Por outro lado, a plataforma destina-se construir rede de apoio e aproximar geograficamente as pessoas e as instituições necessitadas com os doadores.

COMUN (Minha comunidade) iniciativa da UAN - a imigração é um grande problema hoje, muitas pessoas saem de uma comunidade para outra sem saberem aonde vão, como vão e quem pode encontrar para ser seu suporte.

COMUN é uma aplicação para a criação de comunidades. As comunidades podem ser baseadas em países, cultura, interesses partilhados, religião, ideologia e entre outros. Estas podem ser grandes ou pequenas.

A aplicação COMUN apresenta como impactos sociais relevantes: Facilidade de acesso ao emprego, Processo de integração mais célere, Apoio permanente da comunidade.

Acervo seguro -  um aplicativo da Investigação & Inovação Tecnológica (I&IT) e Departamento de Ciências da Computação da UAN, visa prevenir violência doméstica e facilita a denúncia.

No acervo seguro, as pessoas criam uma conta, onde podem definir o agressor e carregar online as imagens, vídeos de alguma acção deste ou áudio.

Uvengukwa (prevenção de Covid-19),  da UAN - ajuda na identificação de zonas de riscos, podendo minimizar o contágio, com base no local que se indica avisa se há algum tipo de surto de qualquer doença.

Ukeba (a nossa saúde mental), UAN - visa identificar transtornos psíquicos, doenças que afectem inúmeras pessoas e tem um impacto negativo na qualidade de vida e no bem-estar dos visados.

Teclado para Deficientes Visuais (UAN) visa auxiliar pessoas portadoras de deficiência visual (cegas ou com baixa visão). Utilizam a máquina de escrever braille e tornar mais fácil a sua aprendizagem e o acesso ao conhecimento sistematizado.

Alert Covid-X (UAN) - é uma solução tecnológica que surge para tentar responder minimizando o contágio do SARS-Cov2 que tem como principais sinais e sintomas a febre, tosse seca e cansaço.

A solução desenvolvida tem componentes electrónicos incorporados numa máscara ou pulseira capaz de medir a temperatura corporal, controlar o distanciamento social obrigatório e, caso ocorra alguma irregularidade, é accionado um alarme.

EFUNDJA (UAN) visa o “Controlo de Inundações’’, derivadas do termo técnico em Cuanhama, que remete à enchentes, cheias ou inundações sazonais. Consiste numa plataforma digital vocacionada ao monitoramento, gestão e alerta de inundações, servindo de solução preventiva para os efeitos adversos provocados por este desastre natural.

A Criança e a Água, (UAN) é um projecto inserido nas actividades de extensão universitária do Grupo de Águas do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto. Integra parceiros como a SEAKA-Casa de Caminho André Luiz com a Escola João Henriques Pestalozzi, Química Verde Lab com o projecto Biofiltro e o Secretariado Permanente da Comissão Nacional de Angola para a UNESCO.

Special Social Network - Chat inclusivo (UAN), o mundo das tecnologias evoluiu muito e as pessoas com necessidades especiais, especificamente no caso de portadores de deficiência auditiva e mudos, não devem ficar de fora.

Este tipo de necessidades estão conectadas também nas plataformas das redes sociais e sobretudo nos serviços de mensagens instantâneas na Internet.

Programa de Extensão Rural e Assistência Técnica, da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, na região do Cunene - a agricultura é o sector mais afectado, já que depende altamente das condições climáticas, daí é importante criar alternativas para diminuir a dependência da agricultura ao clima, e apostar na “irrigação”, feita de forma sustentável.

Uma das melhores alternativas para se atingir este objectivo, com medidas de extensão rural e assistência técnica aos agricultores familiares.

Aproveitamento de Lixo Electrónico na perspectiva dos 3Rs (reduzir, reutilização, reciclagem), Universidades Metodista de Angola e Agostinho Neto, esse projecto, além de estar em consonância com a necessidade de melhorar a sustentabilidade, possibilita que Angola comece a marcar passos firmes e seguros na consciencialização para o tratamento e a reciclagem do lixo electrónico.

Literacia e inclusão digital nas comunidades carenciadas, Universidades Metodista de Angola e Agostinho Neto - a distribuição da informação permite não somente a inserção do indivíduo na sociedade do conhecimento, como melhora suas relações sociais e comunitárias.

Projecto de Combate à Pobreza nas Comunidades (CPPPGL), UAN - visa criar mecanismos congregadores entre as populações vulneráveis por intermédio de projectos de prevenção social.

 

LikelembaLine App (Colegio Eliada) - é um aplicativo mobile que funciona como uma rede social de natureza financeira permitindo que usuários cadastrados joguem Kixikila em modo online, tendo como suporte uma instituição financeira.

Sistema Automático de Renovação de Bilhete de Identidade (Colégio Eliada) “SAR - BI” é um protótipo que simula um sistema inteligente “roboo” criado com objectivo de proporcionar maior eficiência no processo de renovação de Bilhete de Identidade (segunda via), baseando-se em dados biométricos (impressão digital e retina dos olhos) do utente solicitante, funcionando em tempo real como um terminal ATM.





Fotos em destaque

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Terça, 09 Abril De 2024   12h56

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Terça, 09 Abril De 2024   12h52

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Terça, 09 Abril De 2024   12h48

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Terça, 09 Abril De 2024   12h43

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Terça, 09 Abril De 2024   12h33

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Terça, 09 Abril De 2024   11h54

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Terça, 09 Abril De 2024   11h50

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Terça, 09 Abril De 2024   11h45

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Terça, 09 Abril De 2024   11h43

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Terça, 09 Abril De 2024   11h39


+