Angola – Percurso cronológico no domínio das telecomunicações

     Tecnologia           
  • Luanda     Domingo, 16 Maio De 2021    13h07  
Instalações dos Correios de Angola
Instalações dos Correios de Angola
António Escrivão

Luanda – A República de Angola regista, desde o longínquo ano de 1798, serviços integrados de telecomunicações, sector estratégico, que, como tantos outros, tem registado notoriedade e se afirmado no período pós-independência.

Por Leopoldino Pertence

Reza a história que o principal marco deste sector, no período colonial, foi o da encomenda dos primeiros 50 telefones públicos, no decorrer do ano de 1885.

Conforme estudos, a história das comunicações em Angola começou em 1798, na era do governador-geral da então colónia, António de Melo, com a emissão, pelo reino de Portugal, do alvará para o estabelecimento dos Correios e a publicação do seu regulamento.

Depois de mais de um século e meio (177 anos) de efectivação, no meio de avanços e inovações, o sector iniciou, em 1975, “profunda revolução e modernização”, com a conquista da independência nacional de Angola, a 11 de Novembro do mesmo ano.

Desde então, as autoridades angolanas assumiram as “rédeas do jogo”, criaram, em 1999, o Instituto Angolano das Telecomunicações (INACOM) e introduziram, de forma  gradativa, técnicas e tecnologias de ponta.

Fruto desses investimentos, Angola dispõe hoje de equipamentos, serviços e soluções que viabilizam as telecomunicações, a partir de cabos de fibra óptica, via satélite, internet e outros sistemas, como ilustra a cronologia que se segue:

1874 – No dia 16 de Abril, registam-se as ligações telegráficas com Portugal, tendo sido o regulamento do Serviço Telegráfico publicado em Novembro de 1877.

Em 1885, são encomendados os primeiros 50 telefones para uso público e, a partir daí, a evolução das telecomunicações em Angola passa a acompanhar o ritmo mundial.

1933 – Angola experimenta a primeira emissão de radiodifusão de uso público, a partir da cidade de Benguela, cerca de uma década após a pioneira BBC, de Londres, ter inaugurado o seu serviço (em 1922).

A partir de 1975, Angola passa a ter uma das redes de telecomunicações mais modernas da região austral de África. Até então, a definição das regras e exploração dos serviços eram assegurados pelos Correios, Telégrafos e Telefones do Ultramar (CTTU).

Ainda nos anos 70, a exploração dos serviços de correios foi separada das telecomunicações, passando a definição de políticas e estabelecimento de normas e regulamentos a ser competência do então Ministério dos Transportes e Comunicações.

Naquela época, foram criadas a Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola (ENCTA), Empresa Nacional de Telecomunicações (ENATEL), responsável pela rede doméstica, e a Empresa Pública de Telecomunicações (EPTEL), a última voltada, exclusivamente, às ligações internacionais.

Depois da independência nacional, em Novembro de 1975, Angola aderiu, neste mesmo decénio, a uma série de organizações intergovernamentais, com destaque para a União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Ainda em 1975, inicia-se, oficialmente, a transmissão televisiva em Angola, depois de algumas transmissões experimentais na década de 1960.

Actualmente, existem no território nacional dois canais a emitirem em sinal aberto, concretamente os públicos TPA1 e TPA2, além de muitos canais que emitem via satélite, entre os quais a TV Zimbo, Banda TV e a Palanca TV.

1980 – Nesse ano é fundada a Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola, também conhecida como Correios de Angola, responsável pelo sistema postal de Angola, cuja sede está situada na cidade de Luanda, capital do país.

1989 - O Instituto Nacional de Telecomunicações (ITEL) abre ao público e assume-se como formador dos primeiros técnicos angolanos nessa área, colmatando as carências de quadros existentes no sector.

1992 – É constituída a actual Angola-Telecom, empresa pública estatal surgida da fusão da EPTEL e da ENATEL, actualmente vocacionada, exclusivamente, aos serviços de telefonia fixo, depois de, até 2000, ter tido o monopólio das telecomunicações no país.

1999 - O Governo decide, no âmbito da delimitação das funções e competências políticas, da libertação e regulação do mercado, criar o Instituto Angolano  das  Telecomunicações (INACOM), resultante da antiga Direcção Nacional de Correios e Telecomunicações.

Trata-se do órgão regulador do sector, actualmente adstrito ao  Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

2001 - No final da guerra, o governo começa a adoptar regulamentos para liberalizar o sector das telecomunicações, o que permitiu aos investidores  privados revitalizar a infra-estrutura de telecomunicações, severamente prejudicada pelo conflito de décadas.

Esse passo marca o início do uso da internet no país e, no ano seguinte, Angola tinha um dos maiores mercados de telecomunicações móveis na África Subsahariana. O acesso à internet estava a crescer de forma veloz.

2001 – No mês de Abril, entra em cena o primeiro operador privado de telefonia móvel, a Unitel, dispondo, actualmente, de uma gama de serviços e planos. Trata-se de uma empresa de direito angolano que está presente nas 18 províncias de Angola, com cerca de 11 milhões de clientes.

Apesar de operar no mercado angolano desde 2001, com a tecnologia GSM 900, a mesma foi constituída em 1998. Actualmente opera em GSM 1800.

2002 - A TVCABO inicia a construção da sua rede em Angola, que veio a ser inaugurada a 10 de Março de 2006, sendo neste momento detentora de uma moderna infra-estrutura de rede e operadora de televisão, internet e voz por cabo.

2002 - A 12 de Setembro, seis meses após o advento da paz, Angola ganha a segunda operadora de telefonia. Trata-se da Movicel, uma empresa de telecomunicações móveis, sediada na cidade de Luanda. A sua designação oficial é Movicel Telecomunicações SA.

Conta com as tecnologias CDMA 1x, que é 3G (terceira geração), e GSM, umas das mais avançadas nos países da África Austral, e um mínimo de 3 milhões de clientes.

2005 – Fundação da ITA – Internet Technologies Angola, um operador de serviços de telecomunicações de alta qualidade – conectividade, data center e voz – a operar no país, com tecnologias de alto padrão.

2008 – Surge, no país, o Infrasat, uma Unidade de Negócios da Angola Telecom, criada para operar no segmento das comunicações via satélite.

2009 - A 12 de Maio é inaugurado o Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação, instituição de ensino superior pública, sediada no distrito do Rangel, município de Luanda, como resultado das reformas do ensino superior.

Neste mesmo ano, é fundada a Angola Cables, operadora multinacional de telecomunicações e de soluções digitais angolana de cabos de telecomunicações de fibra óptica, engajada na disponibilização de serviços de Internet Banda Larga de qualidade.

Esse provedor possui uma extensa rede, que conecta a América do Norte, América do Sul, África e Europa por meio de sua rede de cabos submarinos Monet, Sistema de Cabo do Atlântico Sul (SACS) e Sistema de Cabo da África Ocidental (WACS).

2010 - Surge no país a NET ONE, resultado da "joint venture" entre a empresa angolana MSTelcom e o grupo israelita Mitrelli. A mesma, presente em 13 províncias,  oferece serviços de internet e telefonia fixa, buscando inovadoras soluções tecnológicas.

2011 - O governo angolano inicia a transição para a TV digital, adotando o padrão SBTVD/ISDB-T.

2017 – É lançado em órbita o primeiro satélite angolano de comunicação geoestacionário, o AngoSat-1, construído pela empresa russa RSC Energia, que seria operado pela AngoSat. O satélite foi baseado na plataforma USP Bus e sua expetactiva de vida útil era de quinze anos.

A órbita tinha uma altura de 35 786 km, enquanto a velocidade do equipamento em órbita seria de 3,07 km/s, caso não se perdesse no espaço.

Em compensação, está a ser construído o Angosat-2, pela AirBus Defence and Space, podendo entrar em órbita em 2022.

2020 - A partir do dia 6 de Abril, uma segunda-feira, entra em vigor a fusão dos então Ministérios das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e o da Comunicação Social, com Manuel Homem a estrear-se como titular deste novo sector.

2020 – A 14 de Outubro, o Presidente da República, João Lourenço, inaugura a “Afrione”, fábrica de montagem de telemóveis, tabletes, computadores e acessórios electrónicos,  capaz de produzir, numa primeira fase, três mil telefones por ano.

2021 – No dia 3 de Fevereiro do presente ano, a Africell formalizou, junto do Governo angolano, a sua posição de terceira operadora de telefonia móvel privada em Angola e quarta, no geral, depois da Angola Telecom, da Unitel e da Movicel, seis meses depois de ter ganho o concurso público.

A Africell Global Holding Ltd, de origem libanesa, capitais norte-americanos e escritórios no Reino Unido, tem já presença forte em África, e deverá disputar os 20 milhões de clientes em Angola com as outras concorrentes. Neste país africano perspectiva criar 6.500 empregos.

Nesta altura em que o mundo celebra mais um Dia das Telecomunicações (17 de Maio), Angola conta já com centenas de quadros licenciados internamente no ramo das TICs, e com o serviço de dados, suportado pela tecnologia 3G, com uma cobertura de sinal avaliada em 98,9 e 99,8 por cento.

Enquanto isso, o serviço 4G da operadora de telefonia móvel Unitel está actualmente presente em 37 municípios, 56 comunas e quatro localidades de Angola, servindo cerca de 844.206 usuários, de acordo com dados referentes ao mês de Novembro de 2020.

Segundo a história, foi a 17 de Maio de 1865 que se criou a União Telegráfica Internacional e se assinou a primeira Convenção Telegráfica Internacional. A partir de 1932, a entidade passou a chamar-se União Internacional das Telecomunicações – UIT.





Fotos em destaque

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Ministro de Estado assegura conclusão da estrada Cuima/Cusse

Terça, 09 Abril De 2024   12h56

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Posto fluvial de Kimbumba (Zaire) será requalificado

Terça, 09 Abril De 2024   12h52

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Mais de 200 km de estradas em fase de reabilitação no Cuanza-Norte

Terça, 09 Abril De 2024   12h48

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Angolanos na diáspora apontam infra-estruturas como factor de desenvolvimento

Terça, 09 Abril De 2024   12h43

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Governo do Bié revitaliza Plano Provincial de Leitura

Terça, 09 Abril De 2024   12h33

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Rio Coporolo recebe diques para "travar" inundações recorrentes

Terça, 09 Abril De 2024   11h54

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Hospital Geral da Catumbela com 20 por cento de execução física

Terça, 09 Abril De 2024   11h50

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Administração do Dande proíbe negócio de venda de sucatas

Terça, 09 Abril De 2024   11h45

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Processo de desminagem no Cuando Cubango com indicativos positivos

Terça, 09 Abril De 2024   11h43

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Apreendidas embarcações com mais de três mil litros de combustível no Zaire

Terça, 09 Abril De 2024   11h39


+