Huambo – A empresa Angola Telecom procedeu, em Junho deste ano, na província do Huambo, a remoção de três mil e 486 clientes da sua base de dados, por acumulação de dívidas, soube a ANGOP esta sexta-feira.
Ao confirmar o facto à imprensa, o director local da instituição, Adriano Muteka Muholo, fez saber que os mesmos clientes foram removidos no âmbito do processo de saneamento da base de dados, em curso desde o princípio do mês passado.
O responsável justificou que esta medida resultou dos avultados prejuízos financeiros que causavam à instituição, na ordem de 30 milhões de Kwanzas.
Por esta razão, conforme Adriano Muteka Muholo, a Angola Telecom vai continuar a remover os clientes devedores da sua base de dados, daí a necessidade de cumprirem com as obrigações contratuais.
Não obstante a essa situação, o responsável disse que a instituição registou, nos últimos dois anos, avanços significativos no funcionamento, com a superação de circunstâncias que obstruíam a fibra óptica, a exemplo das queimadas anárquicas e das escavações.
Segundo o responsável, estas acções reduziram significativamente, fruto das campanhas de sensibilização desenvolvidas a nível das comunidades, em colaboração com as autoridades tradicionais e policiais, com o objectivo de desencorajar os autores.
Adriano Muteka Muholo considerou ainda de positivo a aderência de clientes aos serviços prestados pela Angola Telecom, em que se destacam os de internet e comunicação de voz, sobretudo nesta época de isolamento social, em sede da pandemia da Covid-19.
Em termos de cobertura, fez saber que o sinal da Angola Telecom chega em oito dos 11 municípios da província, exceptuando as municipalidades do Ecunha, Londuimbali e Mungo.
A Angola Telecom é uma empresa pública de telecomunicações e multimédia de Angola, fundada em 1992, a partir da fusão das empresas estatais Empresa Nacional de Telecomunicações e Empresa Pública de Telecomunicações.