Unitel vai ressarcir clientes do plano mais 24 horas

     Tecnologia           
  • Luanda     Terça, 01 Março De 2022    15h39  
Logotipo da Unitel
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Clemente Santos

Luanda - A operadora de telecomunicações Unitel garantiu, esta terça-feira, em Luanda, que vai ressarcir os clientes do “plano mais 24 horas” pelas quebras de sinal durante a semana.

O director geral da Unitel, Miguel Geraldes, que falava à imprensa no final de um encontro com o Instituto Nacional das Telecomunicações (INACOM) para esclarecer as constante quebras de sinal, diz ter havido um problema nos softwares de gestão dos sistemas de voz e de internet.

Sem avançar as perdas financeiras, descartou a ocorrência de ciberataque nos dias 17, 26 e 27 de Fevereiro.

Miguel Geraldes adiantou que no dia 17 o  sistema foi afectado durante três horas, prejudicando os clientes de forma geral, enquanto nos dias 26 e 27 ocorreu um "bug" (problema) no sistema, mas diferente do primeiro.

O termo “Bug” é um jargão (gíria) usado no ambiente de desenvolvimento para identificar uma falha no sistema. Um problema a ser corrigido, as vezes simples que pode passar desapercebido ou mais que urgentes que podem causar enormes problemas aos usuários de um determinado sistema.

Até à presente data, adiantou, se conhece o impacto e a causa, mas não se sabe a origem, estando em curso um processo investigative. "Com este incidente, os clientes de voz só ficaram limitados em se comunicar, mas as suas recargas mantem-se válidas", salientou.

Esclareceu que os mais prejudicados foram os do “plano mais 24 horas”, pelo que, durante esta semana, serão recompensados com as devidas perdas, num processo que está em estudo.

A Unitel explica que faz investimento anuais acima de 150 bilhões de kwanzas para garantir o melhor serviço possível de dados e voz, melhor de há três anos, pelo que pede desculpa aos clientes.

Por seu turno, o PCA do INACOM, Ale Fernandes, disse estarem por dentro das transformações que a Unitel está a efetuar para a actualização da sua rede.

Tendo em conta os transtornos causados e particularmente naqueles serviços, a operadora garante ao INACOM que está fazer a avaliação de como vai ressarcir os clientes, ainda está semana.

O encontro de esclarecimento sobre as quebras de sinal foi orientado pelo secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologia de Informação, Mário Oliveira.





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