Acidentes de Viação causam  441 mortes no primeiro semestre de 2023 em Luanda 

     Transporte           
  • Luanda     Quarta, 15 Novembro De 2023    06h24  
Acidente de viação (arquivo)
Acidente de viação (arquivo)
Alberto Julião - ANGOP

Talatona - A capital do país registou mil e 686 acidentes de viação, com 441 mortes e mil 873 feridos, durante o primeiro semestre de 2023, informou,  esta terça-feira, o Governador  Provincial de Luanda, Manuel Homem.

Os registos tiveram um aumento de 310 acidentes e 496 feridos, em relação ao mesmo período de 2022, enquanto as mortes mantiveram a mesma cifra do ano anterior.

Manuel Homem, que prestou esta informação quando falava no acto provincial de abertura da Consulta Pública sobre a Proposta de Lei de Revisão do Código de Estrada, disse haver uma média diária de nove acidentes que resultam em 2,4  vítimas mortais e 10,4 feridas.

O governante apontou como causas o excesso de velocidade, falta de precaução dos peões na travessia,  circulação em sentido contrário por parte dos motociclistas e automobilistas, a não cedência de prioridade de passagem, mau estado técnico dos veículos, condução em estado de embriaguez, deficiente iluminação pública e mau estado das vias.

Como meta, o Governo provincial de Luanda lançou recentemente o programa de ordenamento do trânsito que  visa  promover  melhorias  em  matérias de viação e ordenamento do trânsito, formação de condutores, fiscalização de  veículos, melhoria das vais, reforço da sinalização vertical e  horizontal, promoção  da segurança e culturas rodoviárias e outros.

Propostas das associações representadas 

 A Associação dos Taxistas (ANATA) trouxe  uma contraproposta relacionada ao nível académico dos associados interessados em exercer o trabalho de  mototáxi.

O presidente da ANATA, Rafael Inácio, em declarações à imprensa,  disse que a associação defende, como  obrigação académica para obtenção da carta, a 9º classe e não a 12º como propõe o  governo.

Segundo ele, o nível de escolaridade não é condição para o combate e redução da sinistralidade rodoviária” A prática leva-nos a crer que cidadãos com níveis académicos acima da média, estão envolvidos em acidentes inimaginários”, referiu.

Rafael Inácio reprova ainda o tempo de experiência estabelecido para o exercício da função, que vai de cinco a nove anos,  a luz da Lei, para os membros  da ANATA o período de  experiência deve ser de  dois anos  e afirma o governo deve investir na instrução, por ser uma das ferramentas que molda o indivíduo para prestar um serviço  cada  vez  melhor. 

Quanto à redução da sinistralidade rodoviária, disse ser uma questão que deve envolver toda a sociedade e não só a polícia e a associação dos taxistas. 

Já o presidente da Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola AMOTRANG, Bento Rafael, quer uma subdivisão dos mototaxistas em classes “A” “B” e “C” e que cada uma destas deve circular em áreas  próprias.

Por exemplo, explica, os  da classe “A” devem ser  contemplados a circular nas vias  primárias, a da  “B”  nas secundárias e a “C”  nas terciárias,  tendo  em conta o que o motoqueiro vai aprender durante a  formação, promovida pela associação.

Disse que a exigência académica que se prevê fazer é  um incentivo e que a classe encontre uma forma de evoluir de  maneira  a  melhorar a  condição académica e  profissional.

O Executivo, por via do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito (CNVOT), submeteu a consulta pública, o Projecto de Lei de Revisão do Código de Estrada, a nível dos nove municípios da província de Luanda.

Principais alterações

As principais alterações introduzidas têm a ver com as novas definições, de acordo com a legislação rodoviária internacional e regional, nomeadamente ciclovia, estrada, passagem de nível, peões vulneráveis e ruas. Estabeleceu-se, também, a previsão expressa e clara das sanções para os organizadores de manifestações desportivas envolvendo veículos, peões e animais, em desrespeito às regras do Código e matérias afins.

A redução do teor máximo de álcool no sangue, legalmente permitido aos condutores, agravamento das multas ou coimas aplicáveis aos infractores e a alteração do modelo da carta de condução, constam das alterações previstas ao novo Projecto do Código da Estrada.

Consta, ainda, a alteração das regras especiais para os condutores de transportes de mercadorias perigosas e de passageiros, justificando-se a mudança do modelo da carta de condução com a necessidade de separar a categoria de "transporte de mercadoria” a de "transporte de passageiros”, adaptando-a à realidade da SADC.

A revisão do documento, segundo um comunicado do CNVOT, deve-se, igualmente, ao facto de a mesma estar desajustada à actual realidade, e é motivada pela necessidade imperiosa de combater as altas taxas de sinistralidade rodoviária, a segunda maior causa de morte no país.

O CNVOT analisou, ainda, o memorando de implementação das acções de inspecção periódica obrigatória e a troca da chapa de matrícula, execução de obras de instalação e reabilitação da rede de iluminação pública e a execução de infra-estruturas rodoviárias dentro e fora das localidades, bem como questões sobre o estado técnico das pedonais, sinalização de passadeiras e aplicação de separadores centrais das vias (betão e metálicos).
A proposta de alteração ao Projecto de Código da Estrada visa alcançar objectivos estratégicos, como melhorar o processo de formação de condutores, expandir os serviços de socorro e apoio às vítimas, desenvolver uma cultura de educação rodoviária, garantir uma gestão eficiente da segurança rodoviária e harmonizar o sistema nacional de transporte e trânsito.Mag

 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+