Cinco empresas disputam gestão do Corredor do Lobito

     Transporte           
  • Luanda     Quarta, 20 Outubro De 2021    15h32  
Corredor do Lobito pode contribuir no desenvolvimento económico do país
Corredor do Lobito pode contribuir no desenvolvimento económico do país
Clemente dos santos

Luanda - As empresas Mota Engil, de Portugal, CITIC e CR20 (China), Trafigura (Suíça) e DP World (EAU) disputam a gestão e manutenção do Corredor do Porto do Lobito, colocada em concurso público desde o dia oito de Setembro.

Até ao momento, as referidas multinacionais são as únicas candidatas ao concurso internacional para a gestão e manutenção das infra-estruturas desse “activo económico”, de acordo com uma nota do Ministério dos Transportes a que ANGOP teve acesso hoje.

As cinco empresas deram início, segunda-feira (18 de Outubro), a uma série de visitas técnicas para constatar o seu estado actual e sua operacionalidade.

“Por agora, as Empresas Mota Engil, CITIC, CR20, Trafigura e DP World, cujos representantes visitaram as Oficinas Gerais do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e o local onde será instalado o Terminal de Trânsito de Mercadorias, no Compão, são as únicas a disputar interesse no Corredor do Lobito”, refere a nota.

No quadro da visita, as mesmas deslocaram-se ao Terminal Mineraleiro do Porto do Lobito, outra infra-estrutura também integrada no Concurso internacional de Concessão.

Posteriormente, a delegação vai partir também para o município do Luau, com o objectivo de visitar as principais infra-estruturas localizadas ao longo da linha férrea, passando pelas províncias do Huambo, Bié e pela cidade do Luena, esta última no Moxico.

As visitas estão a ser acompanhadas por uma delegação conjunta que integra representantes dos Caminhos de Ferro de Benguela e da Empresa Portuária do Lobito.

Sobre o Corredor do Porto do Lobito

Segundo apurou a ANGOP, o prazo de submissão de propostas ao concurso vai até ao dia sete de Dezembro, tendo a concessão um prazo de 30 anos, período em que o concessionário (SPE) vai assumir o transporte de grandes cargas com predominância para minérios e combustíveis.

Enquanto isso, o serviço público de transporte de passageiros e de pequena carga permanecerá sob gestão do CFB.

Com isso, o Executivo angolano pretende garantir a maximização e potenciação económica da infra-estrutura ferroviária do Corredor do Lobito, dinamizar as economias provinciais, para permitir gerar novos postos de trabalhos directos e indirectos para os cidadãos nacionais.

O concurso internacional para a gestão e manutenção das infra-estruturas do Corredor do Lobito visa promover o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades locais, de forma a incentivar a produção nacional, ao longo de todo o perímetro da concessão.

A reactivação do Corredor do Lobito insere-se nos esforços do Executivo de reforçar a integração regional e materializar os compromissos da sub-região, tendo em conta a possibilidade de interligação dos oceanos Atlântico e Índico, com a conexão da via férrea ao Porto de Dar-es-Salaam, na Tanzânia.

A operação do Corredor do Lobito envolve investimentos adicionais ao longo do percurso férreo Lobito/Benguela/Luau, incluindo a integração da via férrea contígua do outro lado da fronteira na República Democrática do Congo, assim como a construção de um ramal para a Zâmbia.

O mesmo foi alvo de investimentos na ordem de 1,9 mil milhões de dólares americanos.





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