Controladores de tráfego aéreo asseguram espaço nacional

     Transporte           
  • Luanda     Quarta, 20 Outubro De 2021    00h04  
 
  
Torre de controlo de tráfego aéreo
Torre de controlo de tráfego aéreo
Cedida

Luanda – A gestão do espaço aéreo nacional é efectuada ainda por um sistema de controlo analógico, mas que garante a integridade do tráfego de aeronaves no ar e em terra, afirmou, terça-feira, a chefe da Torre de Controlo de Luanda, Heraclides dos Santos.

Em declarações à ANGOP, em alusão ao Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, que se assinala hoje (dia 20 de Outubro), a gestora fez uma avaliação positiva do controlo de tráfego aéreo em Angola, apesar dos condicionalismos que o sector enfrenta.

Segundo a responsável, o controlo de tráfego aéreo em Angola é convencional, isto é, sem um radar, mas de forma coordenada, segura e expedita das aeronaves. “É dos sistemas mais antigos em uso. O país nunca operou a migração para o sistema digital por causa de um radar” - lamentou.

Para a controladora de tráfego aéreo, o trabalho é desempenhado com normalidade e segurança, mas existem vários constrangimentos no dia-dia, sobretudo, na qualidade e velocidade da informação entre a torre e os pilotos.

 Ainda assim, disse a fonte, conseguimos cumprir com os objectivos da nossa missão, que passa por, fundamentalmente, evitar as colisões entre aeronaves e fazer a gestão do tráfego de forma coordenada, segura e expedita.

Relativamente ao sistema de vigilância pelo radar, a chefe da torre disse que transmite mais segurança, pois permite projecções em 3D sobre tela, que nos dias de hoje se afigura como primordial para o exercício no sector.

“O Radar é um controlo evoluído que permite monitorar melhor o fluxo de aeronave dentro da frequência e com mais informações espaciais”, explicou, realçando ainda que a maioria dos países já usa o radar, em participar os da África Austral, onde já não se utiliza a componente convencional.

Em relação a horizonte para a aplicação de um radar, a interlocutora disse não existir para breve.

Em Angola, referiu, o serviço de controlo de tráfego aéreo, através de uma torre de controlo é efectuado apenas em três províncias, Luanda, Benguela (Catumbela), Huíla (Lubango) e em Cabinda. As demais reportam as informações dos voos e recebem autorização a partir de Luanda - capital do país.

A Empresa Nacional de Navegação Áerea (ENNA), a nível nacional, tem sob controo 94 controladores de Tráfego Aéreo, dos quais 76 em Luanda, dentre estes 22 são mulheres.

De acordo com a especialista, o programa de actividade para saudar a data, iniciou segunda-feira, com palestras, dentre outros, reserva um almoço de confraternização entre os membros da classe.

Angola iniciou, desde 2013, o Programa de Gestão e Controlo do Espaço Aéreo Civil (PGCEAC), que tem como objectivo a modernização, segurança operacional na navegação aérea bem como uma melhor qualidade dos serviços de controlo de tráfego aéreo na região.

O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo foi instituído em 1960 para homenagear o profissional responsável pela gestão, organização e monitorização do tráfego de aeronaves no espaço aéreo, a fim de prevenir colisões.

Nesse evento, na Grécia, houve a criação da Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo (IFATCA, em inglês, International Federation of Air Traffic Controllers Associations).

Regulamentação e complexidade do serviço

Aos países signatários da Convenção de Chicago (também conhecida como Convenção sobre Aviação Civil Internacional), a actuação do controlador de tráfego aéreo é reconhecida como profissão.

Esta actividade torna-se cada vez mais complexa, devido ao crescente número de aeronaves que cruzam o espaço aéreo e ao surgimento de aeronaves cada vez mais modernas e rápidas, as quais voam conjuntamente com outras mais antigas e lentas.

Os controladores de tráfego aéreo necessitam de diversas habilidades para exercer, de maneira eficiente, o seu trabalho.

Os controladores de tráfego aéreo são aqueles que permanecem em torres de controlo, existentes em todos os aeroportos. Eles são responsáveis pela emissão de autorização de descolagens e aterragens das aeronaves, por isso, entram em contacto com os pilotos.

Assim, o controlador de tráfego aéreo é a pessoa que organiza e monitora o tráfego de aeronaves no espaço aéreo pertinente, para que não haja choques entre aeronaves. É também sua responsabilidade dar suporte aos pilotos em caso de problemas no voo.

O profissional deve possuir alguns requisitos para actuar como controlador de tráfego aéreo como concentração, responsabilidade, controle emocional, raciocínio rápido, bem como capacidade de actuar em variados turnos e rápida capacidade de adaptação de mudanças operacionais.

Para se tornar controlador de tráfego aéreo é necessário adquirir conhecimento, dentre outras, nas seguintes áreas: Meteorologia, navegação aérea, geografia (relevo e acidentes geográficos da região), língua inglesa, reconhecimento e desempenho de aeronaves, normas de tráfego aéreo.

Responsabilidade e áreas de actuação

O controlador de tráfego aéreo possui enorme grau de responsabilidade. Uma falha pode significar a perda simultânea de centenas de vidas. Dentre os serviços prestados por estes às aeronaves, o de Vetoração Radar é o que confere ao controlador o maior nível de responsabilidade.

No acto da prestação deste serviço, o controlador literalmente assume a navegação da aeronave transmitindo instruções de velocidade, proa e altitudes a serem executadas pelo piloto.

Além da segurança dos passageiros e tripulantes, a actuação do controlador, seja adequada ou inadequada, pode significar, respectivamente, economia ou prejuízo para as companhias aéreas e para a aviação geral.

Sabe-se hoje que as crises do sector aéreo podem afectar a vida política, comercial e social de um país. Pois, o avião deixou de ser um transporte somente de pessoas a passeio e transformou-se no mais importante meio de transporte.

Diferentemente de outros profissionais, o controlador de tráfego aéreo não pode ser facilmente deslocado de uma área de trabalho para outra. Para isso, são necessários meses de treinamento e adaptação a fim de obter o nível adequado de operacionalidade na nova localidade.

A actividade é tão complexa que é dividida em cinco áreas: Centro de Controle de Área, Controle de Aproximação, Torre de Controlo, Busca e Salvamento, e Defesa Aérea.

Mesmo após formado, o controlador que for transferido de uma aérea para outra ou de uma localidade para outra dentro da mesma área de actuação precisa passar por meses de estágio operacional a fim de tornar-se capaz de realizar o serviço.





Fotos em destaque

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Três pessoas morrem carbonizadas na EN-100

Domingo, 24 Março De 2024   17h22

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Circulação rodoviária entre Cuanza-Sul e Benguela condicionada

Domingo, 24 Março De 2024   17h17

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Mulheres pedem políticas mais equilibradas nas empresas mineiras

Domingo, 24 Março De 2024   17h12

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Durante visita a China, Presidente João Lourenço convida Xi Jinping a visitar Angola

Domingo, 24 Março De 2024   17h04

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Angola revalida título em andebol nos Jogos Africanos

Domingo, 24 Março De 2024   16h52

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Mais de três mil famílias na massificação da produção de trigo no Bié

Quinta, 14 Março De 2024   22h43

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Administração da Ganda (Benguela) entrega gado aos criadores afectados por descarga eléctrica

Quinta, 14 Março De 2024   22h35

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

INAC denuncia exploração de crianças em pedreiras do Lubango

Quinta, 14 Março De 2024   21h55

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Novas vias desafogam tráfego no Zango (Luanda)

Quinta, 14 Março De 2024   21h48

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Aumento de crimes provoca superlotação na cadeia de Cacanda na Lunda-Norte

Quinta, 14 Março De 2024   21h43


+