Assegurada mobilidade para acesso ao novo aeroporto internacional

     Transporte           
  • Luanda     Sexta, 03 Novembro De 2023    18h12  
Estação de comboio no bungo
Estação de comboio no bungo
Joaquina Bento - ANGOP

Luanda - O Instituto Nacional de Estradas (INEA) assegurou, esta sexta-feira, estarem criadas as condições para a mobilidade dos acessos ao novo Aeroporto Internacional de Luanda "Dr António Agostinho Neto", cuja inauguração está marcada para 10 de Novembro.

Segundo a  directora provincial do INEA, Rosária Kiala, o Executivo a Avenida Deolinda Rodrigues, da Via Expressa, sentido Cabo Lombo, até a ponte do 25.

Em declarações à imprensa, no final da uma visita guiada às várias infra-estruturas impulsionadas pela construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Rosa Kila disse que os trabalhos singem-se na melhoria do tapete alfáltico, sinalização vertical e horizontal, construção de paragens para transportes públicos, reabilitação e construção de novas pedonais.

Conforme a responsável, estão ainda a ser reabilitadas, nesta primeira fase, as avenidas Kima Kienda (Boavista) no distrito urbano da Ingombota, município de Luanda, a 21 de Janeiro, a Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, a vias do Patriota e do Futungo.

Fez saber que, após a conclusão das obras, a via Expressa terá três faixas de rodagem (actualmente tem duas), sendo que a parte central estará reservada para a construção do metro de superfície.

"Já temos muito trabalho feito, quem passa, por exemplo, pela Deolinda Rodrigues, consegue notar um antes e depois",  expressou.

Rosa Kiala fez saber que os trabalhos na Avenida Rodrigues estão com uma execução de 95 por cento, faltando apenas a colocação das novas pedonais, num total de sete.

Na Avenida Fidel Castro, segundo a fonte, serão também erguidas oito novas pedonais e, em outras artérias de Luanda, estão previstas a reabilitação de mais de 20 pedonais.

Entre as pedonais a reabilitar, Rosa Kiala destacou a do Viaduto do Zango e do Alimenta Angola, em Viana, bem como a pedonal da zona do antigo controlo do Benfica.

Já o trabalho na ponto do 25, de acordo com Rosa Kiala, estão a 98 por cento de execução.

Nesse local foi erguido um viaduto com 70,80 m de extensão, duas faixas de rodagem de 3,5 m de largura em cada lado, berma de 1,40 m de largura em cada sentido.

Foi também feito um nó de ligação directo à EN 230 sentido Catete-Viana, rampas 1,2 e 3 com 525 m de extensão, 812 e 384 m de extensão, respectivamente, um loop com 237 m de extensão, bem como uma rua de cruzamento com 1108 m de extensão.

Mais de 700 postos de trabalho criados 

Segundo a responsável do INEA, no quadro das várias infra-estruturas impulsionadas pela construção do Novo Aeroporto Internacional 'Dr. António Agostinho Neto" foram criados mais de 700 postos de trabalho.

"Temos mais de 700 postos de trabalho, estamos quase a chegar aos mil empregos", sublinhou.

De acordo com Rosa Kiala, o custo total de todos os projectos estruturantes estão acima dos 200 milhões de dólares.

"Estamos a cima dos 200 milhões de dólares, isso num todo, temos a reabilitação das vias, os projectos, as vias novas, a segunda circular, e uma uma outra que fará a ligação entre a via do Kimbango até à via Expressa", explicou.

Adiantou que estrada do Kimbango está dentro do plano director das vias paralelas que dão acesso à Deolinda Rodrigues (EN 230).

Novo Aeroporto: das dificuldades à realidade 

O novo Aeroporto Internacional de Luanda "Dr António Agostinho Neto foi construído para se adequar aos novos tempos da aviação civil.

A construção da infra-estrutura passou por várias dificuldades até à sua execução plena.

A esse respeito, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, reconheceu, recentemente, que a infra-estrutura padecia de graves dificuldades em virtude dos tempos difíceis porque passou, designadamente na sua concepção, o método de implantação, o de negócios, o secretismo na execução e a incapacidade dos promotores privados de o concluírem.

Lembrou, na altura, que no primeiro despacho que teve com o Titular do Poder Executivo, logo após a sua tomada de posse, a 20 de Junho de 2017, foi claramente orientado a concluir o projecto e a dedicar especial atenção ao sector da aviação civil nacional.

O primeiro voo experimental no Novo Aeroporto Internacional "Dr António Agostinho Neto" ocorreu em Junho de 2022, com recurso a uma aeronavel do tipo Boing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

Treze minutos foi o tempo de duração que o voo experimental fez do Aeroporto 04 de Fevereiro para o novo Aeroporto internacional de Luanda, localizado no município de Icolo e Bengo.

Os voos domésticos no novo aeroporto internacional Agostinho Neto terão início no final do I trimestre de 2024.

Segundo o ministro dos Transportes, a previsão é começar, no III trimestre de 2024, a receber os voos internacionais.

De acordo com uma lógica gradual da activação do novo aeroporto este ano, com a operação de carga e, posteriormente, se irá aumentar os serviços.

O novo aeroporto António Agostinho Neto, que tem inauguração prevista para a próxima sexta-feira (10), vai operar apenas cargas até o primeiro trimestre de 2024.

Conta com duas pistas e foi projectado para atender 15 milhões de passageiros por ano, dos quais 10 milhões no tráfego internacional e cinco no segmento doméstico, bem como para processar um volume de 130 mil toneladas de mercadorias por ano.

Situado no distrito urbano do Bom Jesus, na capital do país, ocupa uma área de 1.324 hectares e tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas por ano. DC/VM 





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+