Novo aeroporto internacional de Luanda

     Transporte           
  • Luanda     Terça, 07 Novembro De 2023    11h46  
Aeroporto Internacional DR. António Agostinho Neto
Aeroporto Internacional DR. António Agostinho Neto
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O novo Aeroporto Internacional de Luanda, denominado Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), ocupa uma área de 1.324 hectares e tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.

A infra-estrutura, a ser inaugurada na próxima sexta-feira, localiza-se na zona de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, e possui duas pistas duplas.

Está dimensionada para receber, entre outras, aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial, além de contemplar a construção de raíz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75km2.

A pista sul, a maior do aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, e recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.

Com a entrada em funcionamento do AIAAN, o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro ocupar-se-á das Operações de Voos Especiais, Executivos (Presidenciais), actividade de transporte aéreo não comercial, voos não regulares e servirá como Centro de Manutenção e Formação.

Campanha “Sabias que?”

Que implicações económicas e sociais o novo Aeroporto Dr. António Agostinho Neto vai trazer ao país?

R: A construção do novo aeroporto internacional Dr. António Agostinho Neto, tem inúmeros impactos macroeconómicos significativos, destacando o crescimento do turismo e receita de viagens; expansão do comércio internacional; criação de empregos directos e indirectos; desenvolvimento de infra-estruturas e investimentos associados; aumento ou valorização das propriedades locais; melhoria da conectividade regional e internacional; aumento de receitas fiscais para o governo; estímulo ao desenvolvimento tecnológico e entre outras implicações que irão potencializar cada vez mais o país.

Quais são as diferenças existentes entre o Aeroporto 4 de Fevereiro e o Novo Aeroporto?

R: O Aeroporto 4 de Fevereiro dispõe de uma área de ocupação de aproximadamente 450 hectares, em contrapartida o novo Aeroporto Dr. Agostinho Neto é de aproximadamente 1.324 hectares, sendo evidente a diferença ocupacional entre os dois aeroportos. Além disso, perspectiva-se 15 milhões de passageiros por ano e 130 mil toneladas de cargas por ano.

Em termos comparativos, observamos claramente as diferenças do AIAAN em relação ao Aeroporto 4 de Fevereiro que tem uma capacidade de tráfego de 2 milhões de passageiros ano, o novo aeroporto foi concebido para ser um HUB com ligações domésticas, regionais, e internacionais, sendo a principal porta de entrada de Angola para o Mundo, tendo sido projectado para a operação de aeronaves de última geração.

O novo aeroporto possui 3 terminais de passageiros e 1 de carga, contrariamente ao Aeroporto 4 de Fevereiro que possui apenas um terminal de passageiros.

Qual será a entidade responsável pela gestão aeroportuária?

R: Actualmente, o Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, está sob a gestão temporária do ATO por um período previsto de 12 meses. Isso ocorre enquanto o processo de concessão para a gestão de longo prazo do novo aeroporto está em andamento. A gestão temporária pelo ATO visa garantir a continuidade das operações enquanto o processo de concessão se desenvolve.

O que é o ATO?

R: O ATO é o gestor temporário do aeroporto, entidade responsável pela implementação de todas as medidas de gestão que garantam a activação e operação do Aeroporto internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).

Qual será o destino da SGA após a inauguração do novo Aeroporto?

R: A SGA assumirá a gestão dos demais aeroportos no país, abrangendo as outras províncias.

O que é o processo de Concessão e como este se desenvolve?

R: O processo de Concessão é aquele pelo qual se desenvolve todos os passos para a atribuição dos direitos de exploração e gestão do aeroporto a longo prazo. O processo de Concessão desenvolve-se mediante o anúncio de abertura de concurso público e segue os trâmites legais de um concurso público, nos termos da lei dos contratos públicos, com as devidas adaptações.

Como será garantida a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida?

R: O novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto foi projectado com atenção especial à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Foram implementadas medidas abrangentes, como rampas, elevadores e treinamento do pessoal do aeroporto, para garantir a mobilidade e acessibilidade adequada para todos os passageiros, tornando o aeroporto inclusivo e amigável para todos.

Como serão atendidas as necessidades de transportes público para facilitar o acesso ao novo Aeroporto?

R: Foram criadas condições para o acesso dos transportes públicos ao novo aeroporto, por meio de comboios e autocarros, nomeadamente construção de novas estações no Bungo, Musseques, Viana e Baia, além de uma estação de conexão e o Terminal Ferroviário do Novo Aeroporto.

Qual será o impacto do novo Aeroporto a nível local, regional?

R: Devido a sua localização estratégica, o AIAAN impulsionará o crescimento do transporte aéreo nacional e regional, beneficiando aproximadamente 415 milhões de habitantes na sub-região da África.

Porquê que o novo aeroporto funcionará com uma certificação provisória e quais são os critérios para que o AIAAN obtenha a certificação definitiva?

R: O novo Aeroporto funcionará com uma certificação provisória porque ainda não há experiência suficiente de operação do aeroporto, em razão do início de operações no aeroporto, desta feita, o Operador de Aeródromo deve requerer à ANAC a emissão de um Certificado Provisório de Aeródromo.

O critério para que o AIAAN obtenha certificação definitiva prende-se com a demonstração do cumprimento aos requisitos constantes do parágrafo 22C.103 do Normativo Técnico Aeronáutico N.º 22C e regulamentação complementar.

Porquê que o novo Aeroporto vai abrir de forma faseada?

R: A abertura faseada do novo aeroporto ocorre por razões de segurança, testes, certificação, treinamento de pessoal e para avaliar a demanda real. Isso ajuda a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.

 Como funcionará o processo de transferência do 4 de Fevereiro para o novo Aeroporto?

R: A transferência do Aeroporto 4 de Fevereiro para o novo aeroporto está sendo realizada por meio da metodologia ORAT (Operational Readiness and Airport Transfer), que é amplamente reconhecida para gerenciar com sucesso a transição de uma nova instalação ou projecto da fase de construção para operações activas. A missão do ORAT é minimizar os riscos durante a activação do novo aeroporto, garantindo uma transição suave e contínua do estado de conclusão da construção para o início das operações.

O novo Aeroporto vai abrir de forma faseada?

R: A abertura faseada do novo aeroporto ocorre por razões de segurança, testes, certificação, treinamento de pessoal e para avaliar a demanda real. Isso ajuda a minimizar riscos e garantir uma transição suave para a operação completa.

Como o novo Aeroporto contribuirá para o aumento do turismo e a promoção do país no cenário internacional?

R: O novo Aeroporto Dr. António Agostinho Neto terá um papel fundamental no aumento do turismo e na promoção de Angola internacionalmente. Sendo moderno e eficiente, facilitará a chegada e a partida de visitantes, ampliando as opções de voos e serviços. Além disso, o aeroporto servirá como vitrine da cultura, história e identidade de Angola, despertando o interesse de turistas e potenciais investidores. Assim, o novo aeroporto se tornará uma ferramenta estratégica para o crescimento do sector turístico e a projecção do país globalmente.

Qual é a data para conclusão da construção e operacionalização do Aeroporto?

R: O novo aeroporto está em construção contínua em uma área de cerca de 30 km2, e a sua data de operação prevista é 10 de Novembro de 2023.

Como decorrerá o processo de recrutamento? Quando começa e qual o plano a médio prazo?

R: O processo de recrutamento decorrerá com abertura de concurso público, devendo os candidatos submeter os currículos no correio electrónico recrutamentoaiaan@mintrans.gov.ao, que será divulgado para o efeito. Começou no mês de Julho de 2023 e decorrerá até Junho de 2024, subdividido em 3 fases, para o preenchimento das vagas de forma gradual, em função do processo de transferência dos serviços aeroportuários do Aeroporto 4 de Fevereiro para o Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, nomeadamente:

➢ 1º Serviços de carga – 11 de Novembro de 2023;

➢ 2º Voos domésticos – Fevereiro de 2024;

➢ 3º Voos internacionais – Junho de 2024.

O que acontece aos funcionários do Aeroporto 4 de Fevereiro? Serão incorporados? Caso contrário, como será o processo de desvinculação?

R: Está previsto a incorporação de cerca de 20 a 30% dos funcionários que fazem parte do quadro de pessoal da empresa Sociedade Gestora de Aeroportos (S.G.A, S.A.), actual operador do Aeroporto 4 de Fevereiro. Os mesmos serão submetidos a avaliação, participarão nas acções de formação previstas e do processo de certificação do AIAAN.

Qual é o número de empregos previstos para a operacionalização do AIAAN?

R: Está previsto um número total de 557 empregos, sendo que 175 para a 1.ª fase, 257 para a 2.ª fase e 125 para a 3.ª fase.

Qual é o custo aproximado de todo o projecto de construção?

R: O projecto de construção do novo aeroporto tem um custo estimado de 2,8 mil milhões de dólares norte americanos. AIAAN PROJECTADO COMO HUB Os hubs aeroportuários são centros de conexão que permitem aos passageiros viajar entre diferentes destinos com uma única companhia aérea. Eles facilitam o transporte aéreo internacional e aumentam a competitividade das companhias aéreas. O AIAAN foi concebido para ser um HUB com ligações domésticas, regionais e internacionais, sendo a principal porta para o Mundo, tendo sido projectado para operação de aeronaves de última geração.

 Breve histórico

A história da construção do novo aeroporto internacional remonta desde os anos 90, quando o Conselho de Ministros aprovou em 1997 a Resolução que emanou de um estudo de caso desenvolvido pelo Banco Mundial sobre "a necessidade de um novo aeroporto.

Passados 8 anos, isto em 2005, foi apresentado um estudo de viabilidade do novo aeroporto, elaborado por uma empresa americana, a Perkins & Will. De seguida, em 2006, a 15 de Maio é aprovado em Conselho de Ministros, o Decreto n.º 12/06, que oficializa a reserva dos terrenos para a construção do aeroporto.

Em 2007 a Casa Militar do Presidente da República, especificamente o Gabinete de Reconstrução Nacional, assume a responsabilidade do acompanhamento do projecto que se cingiu na elaboração do projecto e na contratação do parceiro (empreiteiro).

Em 2012 foi contratada a empresa portuguesa A1V2, a primeira que trabalhou neste aeroporto, para realizar o projecto de execução da obra de construção do aeroporto.

A 15 de Maio de 2015 foi assinado o contrato com a China International Found (CIF), desta feita, o projecto foi feito pela empresa chinesa, que era também responsável pela engenharia e construção.

No dia 19 de Maio de 2020 foi assinado a adenda nº1 ao contrato de construção com a AVIC, onde ficou definido o que hoje representa o projecto final do aeroporto.

A 17 de Junho 2022 foi realizado o primeiro voo experimental, com recurso a uma aeronave do tipo Boeing 777 da Companhia de bandeira nacional TAAG, o avião saiu do aeroporto 4 de Fevereiro, sendo que o tempo de voo foi de 13 minutos, e foi o primeiro a aterrar no novo aeroporto. Este voo serviu fundamentalmente para testar as condições técnicas da pista e de movimentação na zona da placa.

O dia 10 de Novembro 2023 é a data definida para a inauguração do AIAAN, sendo que iniciará actividades com operação de carga.

Em Fevereiro de 2024 está previsto o Início das operações de voos domésticos.

 No mês de Junho 2024 dar-se-á início a operações de voos internacionais.





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+