Lubango – Quarenta pontos turísticos da Huíla foram inventariados nos últimos 12 meses e vão agora ser publicitados, com vista a atrair turistas e investidores.
Os locais serão publicitados no portal “visitehuila.com", com a finalidade de promover as potencialidades da região e suas condições de acesso, para que os tusitas os conheçam antes de visitá-los presencialmente.
O processo de inventariação dos pontos turísticos através do portal teve início há um ano e está a ser implementado pelo gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos da Huíla, para criar uma base de dados actualizada que servirá de ponto de partida para o desenvolvimento do sector na região.
Segundo o director provincial do sector, Osvaldo Lunda, que prestou a informação, a base de registo dos pontos turísticos fornece informações sobre o estado actual do monumento ou sítio, desde os acessos, serviços básicos, transportes e telecomunicações, uma forma de fornecer aos turistas opções diversificadas.
Falando numa palestra sobre as “Cadeias de Valor de Turismo na Huíla, Realidades e Expectativas”, informou que de entre os pontos inventariados, alguns já estão publicitados no site, com destaque para a Fenda da Tundavala, o monumento do Cristo Rei, os Barracões, o Complexo Turístico da Senhora do Monte, Miradouro da Leba e a Sé Catedral.
Por outro lado, o gestor apelou o envolvimento de jovens estudantes no desenvolvimento de estudos sobre a cadeia de valores do Turismo com vista a ajudar a agilizar o trabalho do Estado nesse segmento.
Realçou que para um serviço bem prestado, é importante que os operadores estejam informados sobre as nuances que concorrem para que o turismo na província seja de qualidade e consumido.
Osvaldo Lunda ressaltou que a Cadeia de Valores do Turismo na província da Huíla tem boas perspectivas e as suas potencialidades estãi a ser melhoradas, para atiçar o interesse dos investidores.