Implementação do Projecto Angolano do Okavango conta com 132 USD milhões

     Turismo           
  • Cuando Cubango     Quarta, 17 Janeiro De 2024    15h50  
Ministra de estado para área Social, Dalva Ringote
Ministra de estado para área Social, Dalva Ringote
Felícia Saúde-ANGOP

Menongue - Cento e 32 milhões de dólares americanos foram aprovados, pelo Presidente da República, visando impulsionar a implementação do Plano Nacional de Fomento ao Turismo para a Região Angolana do Okavango-Zambeze, para o período de 2023-2027.

A informação foi avançada hoje, na cidade de Menongue, capital do Cuando Cubango, pela ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, durante abertura do I Fórum de Investidores da Região Angolana de Okavango, que decorre de 17 a 22 do mês em curso, numa iniciativa do Presidente da República, João Lourenço.

Segundo a ministra, no Plano Nacional de Fomento ao Turismo na zona do Okavango-Zambeze consta um conjunto de acções, com realce para a reabilitação das vias de acesso, das estradas nacionais que integram Angola e os países vizinhos da Namíbia e Zâmbia, que fazem parte do referido projecto.

Do valor, de acordo com Dalva Ringote, 100 milhões serão empregue na terraplanagem de 430 quilómetros de estradas de acesso que interligam as principais áreas de interesse turística na região transfronteiriça do Okavango, bem como para a construção dos postos fronteiriços de Dirico, Mucusso, Bwabwata e Bico de Angola, esta última área no município do Rivungo.

Para a ministra, o  projecto Okavango-Zambeze destaca-se como uma iniciativa de desenvolvimento turístico transnacional e preservação dos ecossistemas, através de Angola, Namíbia, Botswana, Zâmbia e Zimbabwe, que partilham, entre si, uma vasta riqueza a nível da biodiversidade.

Destacou, da vasta riqueza a nível da biodiversidade, os recursos hídricos e fauna, para o desenvolvimento da economia verde, do ecoturismo e da sustentabilidade ambiental, nas suas diferentes dimensões.

Sublinhou que o sector do turismo representa uma das principais prioridades do Executivo angolano, no âmbito do Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, tendo em vista a sua dinamização no quadro do processo de diversificação da economia, tendo em conta a sua maior contribuição a nível do produto interno bruto.

Por isso, a ministra de Estado para a Área Social chamou os agentes económicos privados,  nacionais ou estrangeiros, para desempenharem o seu papel no desenvolvimento deste importante sector da actividade económica, ao abrigo da livre iniciativa privada, constitucionalmente protegida.  

“O sector do turismo tem desempenhado um papel relativamente importante na dinamização da economia global, posicionasse entre os quatros sectores da actividade económica que mais crescem, sendo responsável pela empregabilidade de 10 por cento da força de trabalho global, proporcionando, principalmente, oportunidade de emprego para jovens”, destacou.

Ressaltou que os recursos turísticos disponíveis em Angola e na Região do Okavango-Zambeze, as  belas paisagens naturais, a diversidade da fauna e flora, a cultura e arte, a música, as  praias, os  valores tradicionais, a história dos  povos, a gastronomia, bem como a hospitalidade, contribuem para um sector turístico dinâmico e promissor, permitindo a oferta de uma ampla gama de produtos e serviços turísticos.

Estas potencialidades, afirma a ministra, fazem de Angola um importante destino internacional, com as potencialidades necessárias para o investimento estrangeiro privado, rumo à diversificação da economia, a empregabilidade dos jovens, a integração e desenvolvimento das comunidades rurais.

Destacou, como dos grandes ganhos para impulsionar o sector do turismo, fruto da estratégia do Executivo Angolano, a isenção de vistos de turismo a 98 países, permitindo uma maior dinamização da actividade turística no país, a sua abertura ao mundo, o intercâmbio de culturas e a integração entre os povos, o que leva Angola a constar entre os 10 principais destinos turísticos no presente ano.

Dalva Ringote reconheceu, na ocasião, que ainda existem desafios a percorrer,  mas que as acções do Executivo angolano  têm sido acolhidas satisfatoriamente nos grandes mercados internacionais e, nos últimos anos, há implementação de projectos com financiamento privado externo, com reflexo na confiança das instituições estrangeiras no mercado angolano.

Reafirmou, na ocasião, o compromisso do Executivo à integração económica regional, através da gestão sustentável dos recursos naturais transfronteiriços e do desenvolvimento do turismo transaccional, a nível da região da África Austral.

A ministra lembrou, ainda, aos investidores de outras áreas turistas do país, como  as Quedas de Kalandula, em Malange, Praia Morena (Benguela), os Flamingos (Lobito e Namibe), Baía Azul,  a Serra da Leba e outros lugares e paisagens que encantam e integram o cancioneiro angolano.

Dalva Rigonte sublinhou que o I Fórum de Investidores para Região Angolana do Okavango representa uma importante ocasião para o conhecimento, análise, reflexão e discussão relativamente às potencialidades e oportunidades de negócios no turismo internacional, por ser um dos principais destinos turísticos da África, que proporciona inúmeras vantagens económicas aos países que a integram.   

Por último, apelou aos participantes a obterem melhores resultados a nível da Região do Okavango-Zambeze, mediante o desenvolvimento da livre iniciativa, a criação de parcerias inter-empresas, nacionais ou internacionais, Joint Ventures e demais modalidades jurídico-económicas, com vista a fazerem desta região um lugar privilegiado para turismo. FF/PLB





Fotos em destaque

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

SODIAM arrecada USD 17 milhões em leilão de diamantes

Sábado, 20 Abril De 2024   12h56

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Fazenda colhe mil toneladas de semente de milho melhorada na Huíla

Sábado, 20 Abril De 2024   12h48

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Huambo com 591 áreas livres da contaminação de minas

Sábado, 20 Abril De 2024   12h44

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Cunene com 44 monumentos e sítios históricos por classificar

Sábado, 20 Abril De 2024   12h41

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Comuna do Terreiro (Cuanza-Norte) conta com orçamento próprio

Sábado, 20 Abril De 2024   12h23

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Exploração ilegal de madeira Mussivi considerada “muito crítica”

Sábado, 20 Abril De 2024   12h19

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Hospital de Cabinda realiza mais de três mil cirurgias de média e alta complexidade

Sábado, 20 Abril De 2024   12h16

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Camacupa celebra 55 anos focado no desenvolvimento socioeconómico

Sábado, 20 Abril De 2024   12h10

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Projecto "MOSAP 3" forma extensionistas para escolas de campo em todo país

Sábado, 20 Abril De 2024   12h05

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Comunidade do Lifune (Bengo) beneficia de biofiltros

Sábado, 20 Abril De 2024   11h58


+