A província do Namibe proporciona condições turísticas espectaculares em especial para os amantes do deserto, mas também do mar, da fauna…

Existem na província alguns parques que importa mencionar: Parque Nacional do Iona – com uma área de 15 150 km2 é o maior da província. Foi constituído em 1937.

As principais espécies encontradas no parque são a zebra e o guelengue.

O parque perdeu muito da sua fauna original, mas tem havido esforços no sentido de repovoar e repor a fauna do mesmo. Reserva Especial do Namibe – tem uma área de 4450 km2 e foi constituída como reserva especial em 1957.

Tem uma fauna muito variada que inclui avestruzes, rinocerontes, zebras, guilengues, leões, elefantes e suricatas. Baía dos Tigres Furnas do Kapangumbe - Grutas e cavernas que estão localizadas no Parque Nacional do Iona (Tômbwa), em áreas do Salojamba e na área próxima ao Porto do Namibe, em zona de elevação onde viveram os povos bosquimanes que, depois, mudaram para o interior da província, mais propriamente no deserto do Namibe que se estende às regiões do litoral da vizinha República da Namíbia. Lagoa de Águas - maravilhosa paisagem.

Lagoa do Inamangando – Localizada na capital da província. Lagoa do Mate – Situado no município da Bibala. Foz do Cunene – o rio Cunene demarca a fronteira com a Namíbia. É uma zona de beleza inigualável onde o mar se encontra com o deserto. Costumam realizar-se excursões à foz.