Adis Abeba - Marrocos reiterou, quarta-feira em Adis Abeba, perante o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA), o imperativo da abordagem do Nexo de Paz, Segurança e Desenvolvimento para a prevenção de conflitos em África, segundo notícia publicada no site da Agência de Informação Marroquina.
O embaixador, representante permanente do reino junto da UA e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), Mohamed Arrouchi, sublinhou que para avaliar a implementação das disposições do protocolo, vários elementos deveriam ser avaliados, incluindo a eficácia das intervenções do CPS da UA, no que diz respeito à prevenção e resolução de conflitos na região africana.
O diplomata, que liderou a delegação marroquina a esta reunião, lembrou também a necessidade de avaliar a capacidade operacional do Conselho, analisando em particular se o CPS dispõe dos recursos necessários para cumprir as suas missões e cumprir eficazmente o seu mandato de prevenção, gestão e resolução de conflitos.
A este respeito, disse que Marrocos está entre os primeiros países a pagar as suas contribuições financeiras, em geral, e as pagas no âmbito do Fundo para a Paz da UA.
O diplomata marroquino enfatizou a importância de avaliar a eficácia actual do Conselho e a sua capacidade de adaptação e resposta aos desafios futuros. JM