Luanda – A ministra da Educação, Luísa Grilo, informou, terça-feira, estarem criadas as condições para o arranque do ano lectivo 2023/2024, apesar de admitir que "nunca podemos dizer que estão completamente criadas, porque é sempre um processo".
Em declarações à Rádio Nacional de Angola, a propósito da preparação do ano lectivo, a governante afirmou que o lema criado para este ano é a "Transformação na educação começa com o professor”, e neste momento os professores encontram-se a frequentar o Seminário de Capacitação Metodológica, como parte da preparação para iniciar o ano lectivo.
Quanto à distribuição do material escolar, a ministra disse que a maior parte já está em posse das províncias, referindo que o processo de distribuição decorre com normalidade.
O Ministério da Educação (MED) vai distribuir, gratuitamente, mais de dois milhões de manuais escolares do Ensino Primário.
"Ao stock do ano passado, que as províncias têm, nós continuamos a distribuir para complementar. As províncias já estão em posse da maioria dos manuais para poder iniciar o ano lectivo", afirmou a titular da pasta da Educação.
A governante referiu que os manuais de distribuição gratuita deviam ser, convenientemente, conservados e devolvidos às escolas no final do ano lectivo para que possam ser utilizados por outros alunos, no ano seguinte.
"O apelo que eu quero fazer aqui é que aqueles manuais de distribuição gratuita devem ser da responsabilidade dos encarregados de educação, na sua devolução no final do Ano Lectivo, depois de utilizados. Temos que começar a ter esta cultura de utilizar, conservar, para depois ser reutilizado por outros estudantes", disse Luísa Grilo.
Seminário de capacitação
O seminário de capacitação dos professores do subsistema de Ensino não universitário, com o objectivo, de entre vários assuntos, aprimorar conhecimentos sobre as técnicas pedagógicas, arrancou, terça-feira, em todo o país,
A acção formativa, que consta da agenda de preparação do ano lectivo 2023/2024, que inicia em Setembro próximo, vai abordar temas ligados ao papel do professor como guia na orientação da personalidade. Em três dias, os participantes ao seminário promovido pelos Gabinetes Provinciais de Educação serão capacitados, ainda, em matérias sobre a ética e deontologia profissional, planificação de uma aula e sua avaliação, professor e o cumprimento do programa curricular da disciplina, avaliação do desempenho do pessoal docente e administrativo, entre outros.
O seminário de capacitação dos professores do subsistema de Ensino não universitário, com o objectivo, de entre vários assuntos, aprimorar conhecimentos sobre as técnicas pedagógicas, arrancou, ontem, em todo o país,
A acção formativa, que consta da agenda de preparação do ano lectivo 2023/2024, que inicia em Setembro próximo, vai abordar temas ligados ao papel do professor como guia na orientação da personalidade.
Em três dias, os participantes ao seminário promovido pelos Gabinetes Provinciais de Educação serão capacitados, ainda, em matérias sobre a ética e deontologia profissional, planificação de uma aula e sua avaliação, professor e o cumprimento do programa curricular da disciplina, avaliação do desempenho do pessoal docente e administrativo, entre outros. ART